sexta-feira, 17 de julho de 2015

Greve!


Novamente, estamos mais uma vez em greve! Após mais uma longa Assembleia Geral (das 16h30min às 20h30min) e por ampla maioria, foi decretada greve no IFCE, seguido a indicação nacional do sindicato. As aulas devem ser interrompidas no dia 22 de julho (dia de paralisação) e continuar suspensas por tempo indeterminado. Espero que essa greve não dure mais que um mês.

Obs 1. Não acho que tenha sido inteiramente correta a atitude da mesa que conduzia os trabalhos da Assembleia, pois, até pouco antes da votação eu estava entendendo que o que seria votado seria um "indicativo de greve", mas no final das contas o que foi votado foi a entrada imediata (logo depois do prazo legal de 72h) na greve. Não foi somente o professor Elias Teodoro que ficou chateado com a condução da mesa. Além disso, como foi lembrado por outros colegas, no Campus Fortaleza não foi feita uma consulta e uma votação para indicativo de greve nas assembleias anteriores. No final das contas, fiquei com a sensação de ter sido enganado.

Obs 2. Pelo clima na assembleia, a deflagração da greve era inevitável, a questão era saber se começaria imediatamente ou depois de mais uma assembleia.

Obs 3. É bom deixar claro que a nossa gestão (Reitoria e, provavelmente, alguns Diretores Gerais) tem parte da "culpa" pela entrada do IFCE em greve. Muitos campi foram abertos ou estão em processo de implantação nesses últimos anos, essa expansão acelerada tem um custo elevado. Até ficar tudo "estabilizado", ainda vai gerar muitos motivos de insatisfação entre os servidores. Esses problemas "internos" são somados aos problemas "externos", levando muitos servidores a optarem pela greve.

Obs 4. No final das contas, o governo federal é o principal responsável pela nossa entrada em greve. Se as verbas para a educação tivessem sido mantidas, se o nosso aumento salarial correspondesse à inflação acumulada, se outras questões estivessem sendo negociadas, não haveria motivo para mais uma greve.

E nossa greve já virou notícia: ver aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário