sexta-feira, 17 de julho de 2015

Greve? Teremos assembleia hoje! Nota da Reitoria.


Hoje a tarde teremos uma nova Assembleia Geral, mas desta vez está lá o item "indicativo de greve" na pauta. Isso significa que será votada a "ideia de entrar em greve", e não entrar em greve imediatamente. Mas, claro, durante uma assembleia tudo pode acontecer, e um item de "entrada imediata em greve" pode ser sugerido (e aceito!). Sobre a Assembleia Geral:

O que: Assembleia geral dos servidores do IFCE
Quando: Sexta-feira, 17/7
Horário: 16h (primeira convocação)
Local: Campus Fortaleza (Quadra Professor Valdson Alencar)
 
Pauta
  1. Informes;
  2. Análise de Conjuntura;
  3. Eleição de delegados para a 133ª PLENA;
  4. Indicativo de greve;
  5. Outros.
IMPORTANTE: A votação na assembleia geral, que acontece sexta-feira, 17/7, será feita com o uso de cartões de votação que serão distribuídos durante o credenciamento (das 15h às 18h), mediante apresentação de documento oficial com foto.

É importante que todos aqueles professores e técnicos administrativos que fazem parte desta casa se apresentem e votem. Por vários motivos, o meu voto é contra começar uma greve nesse momento.
  • Nota da Reitoria sobre esse momento:
------------------------------------------
Nota oficial

Prezados(as) servidores(as) e alunos(as),

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) aprovou greve da categoria. As seções sindicais, em vários estados do País, estão realizando assembleias para deliberar se acompanham ou não o indicativo nacional.


Neste momento, sugerimos a todos uma análise sensível e ponderada a respeito das consequências que uma greve pode vir a gerar para o IFCE, principalmente para os nossos mais de 24 mil alunos e a sociedade cearense.


Consideramos necessária e importante a luta por mais verbas para a educação e pela melhoria da vida funcional dos nossos servidores, porém ressaltamos os esforços que a atual gestão da reitoria tem feito no sentido de preservar o orçamento da instituição aprovado para o exercício de 2015. Desde o último mês de junho, já ocorreram duas reuniões de planejamento com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), as quais resultaram no compromisso de que as verbas de custeio e assistência estudantil serão repassadas na sua totalidade até o fim deste ano.


Atualmente, o IFCE já dispõe de 80% do orçamento de assistência estudantil previsto para 2015, dos quais 10% foram repassados após as negociações entre a reitoria e a Setec. De forma semelhante, 72% das verbas de custeio para o funcionamento dos campi já estão em posse do Instituto, sendo 9% recebidos depois das tratativas de iniciativa da reitoria.


Convidamos servidores e alunos a refletir sobre os possíveis efeitos que uma paralisação, neste instante, pode gerar sobre o calendário acadêmico do IFCE, ainda atrasado, em decorrência da última greve, e cuja normalização está prevista para o fim de 2016. Interromper esse processo de recuperação de aulas poderá significar o atraso na formação de milhares de nossos alunos e na entrada dos mesmos no mundo do trabalho. Além disso, algumas ações importantes para alunos e servidores também podem sofrer atrasos.


Lembramos a importância de que todos analisem a atual conjuntura, e os avanços que temos implementado na atual gestão, com o apoio de todo o nosso corpo funcional e discente. Por fim, reforça-se a necessidade do comparecimento da comunidade acadêmica às assembleias formalmente convocadas pelas entidades sindicais ligadas aos servidores deste Instituto, na expectativa de que os presentes possam tomar a decisão mais sensata e participativa, em benefício de todos que fazem o IFCE e da sociedade cearense como um todo.

Em 16/07/2015,


A Reitoria do IFCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário