quinta-feira, 23 de julho de 2015

Divulgando: "Comunicação baseada em banco de filtros com múltiplas antenas" (palestra)


Divulgando:

Na próxima terça-feira (28), às 9h, o pesquisador francês Didier Le Ruyet, professor do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM, na sigla em francês), com sede em Paris, profere a palestra "Comunicação baseada em banco de filtros com múltiplas antenas" – sua área de pesquisa em telecomunicações. O evento, aberto ao público, ocorre na sala de seminários do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações (Gtel), localizada no bloco 722 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

A conferência é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da UFC. Na palestra, Le Ruyet abordará o caso da transmissão de sinais em larga escala por sistemas de antenas na França, a partir de informações estatais de canais de transmissão.

O professor convidado apresentará o conceito de comunicação baseada em banco de filtros, aplicando o método Offset Quadrature Amplitude Modulation (OQAM). Explicará também a formação de frequência de pulso bem localizada e a redução de interferência de sinais, avaliando as soluções propostas para lidar com esta falha.

CONHEÇA O PALESTRANTE – Le Ruyet finalizou doutorado em Engenharia pelo CNAM em 2001, onde também leciona há mais de 10 anos. Ensina conteúdos como processamento de sinais em sistemas de antena em larga escala (MIMO), comunicação sem fio e teoria da informação, com ênfase em fonte de codificação de canais para comunicações digitais.

Diretor do laboratório Laetitia traitement du signal et architectures électroniques (Processamento de sinal e arquiteturas eletrônicas), o engenheiro supervisiona pesquisas sobre códigos de decodificação concatenadas e iterativos, Sistemas MIMO: Múltiplas, redes de cooperação e modulação baseada em bancos de filtros, dentre outras áreas. É membro sênior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602 (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário