sábado, 29 de abril de 2017

Divulgando: Inscrições para o Mestrado em Engenharia de Telecomunicações - 2017.2


O PPGET (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações) conta com 14 professores doutores e tem como objetivos principais formar mestres, estimular a pesquisa, preparar profissionais para a área de Telecomunicações e suas novas tecnologias, transferência de conhecimento para a sociedade e interação academia-empresa sempre buscando a excelência em suas atividades. Link do site aqui.


Estarão abertas, de 02 de maio a 21 de junho, as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas no Mestrado Acadêmico em Engenharia de Telecomunicações, com área de concentração em Sistemas de Telecomunicações. As inscrições poderão ser realizadas em dias úteis na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações – PPGET, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h00, no campus de Fortaleza do IFCE.
São ofertadas 15 vagas abertas aos portadores de diploma oficial ou reconhecido (ou ainda certificado de conclusão, em caráter provisório) de curso superior de licenciatura plena, de bacharelado ou de tecnologia nas áreas de Engenharias ou Ciências Exatas. As linhas de pesquisa do mestrado são: Microondas e Óptica Integrada (8 vagas); Informação Quântica (2 vagas) e Processamento de Sinais (5 vagas).
O processo seletivo, de caráter classificatório e eliminatório, consta de prova escrita e análise de currículo, de histórico escolar de graduação, de projeto de pesquisa e das cartas de recomendação. A prova escrita está marcada para 7 de julho de 2017. As aulas acontecerão no campus de Fortaleza do IFCE, a partir do segundo semestre letivo do ano de 2017.
O campus de Fortaleza do IFCE fica na Av. Treze de Maio, 2081, no Bairro Benfica. Mais informações no edital do processo seletivo – Link aqui.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Algumas fotos da manifestação de hoje - Fora Temer e seus deputados comprados!








Infelizmente, não consegui ir à manifestação de hoje e participar da Greve Geral aqui em Fortaleza, mas vários de meus colegas professores foram e registraram em fotos. Os principais motivos dessa grande manifestação são as reformas trabalhista e da previdência. Esses deputados e senadores corruptos e comprados só querem olhar para os próprios bolsos. Para eles, o povo é irrelevante.

Uma "prova":
LOBISTAS DE ASSOCIAÇÕES empresariais são os verdadeiros autores de uma em cada três propostas de mudanças apresentadas por parlamentares na discussão da Reforma Trabalhista. Os textos defendem interesses patronais, sem consenso com trabalhadores, e foram protocolados por 20 deputados como se tivessem sido elaborados por seus gabinetes. Mais da metade dessas propostas foi incorporada ao texto apoiado pelo Palácio do Planalto e que será votado a partir de hoje pelo plenário da Câmara.
Fonte aqui.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Divulgando: 2a. Maratona FIDE de Xadrez Rápido


2ª Maratona FIDE de Xadrez Rápido - Amigos do MN Fred Saboya
30 Abr,13:00h - 20:30h
CEFS, Fortaleza-CE
Avenida Barão de Studart, 2360 - Sala 1302 (Torre Quixadá)
Click aqui para fazer sua inscrição agora!

II Maratona FIDE de Xadrez RPD - Amigos do MN Fred Saboya
30 de Abril de 2017 (domingo) Local: Centro Enxadrístico Fred Saboya
Horários  13:00, Congresso Técnico 13:15, 1ª rodada Término, 20:30 Vagas: 15 (10 restantes)
Torneio aberto a todo o público. Jogadores levar peças e relógio.
Válido para rating nacional CBX e internacional FIDE Cadência: 10'+5" ou 15' KO Sistema Round Robin (todos contra todos) Desempate: Confronto Direto, SB, Nº de vitórias
Todos os inscritos devem estar presentes antes do começo da 1ª rodada, pois logo não, serão excluídos do torneio e retirado do emparceiramento.
Inscrição: 25,00 Valores não reembolsáveis. Todo arrecadado será para pagar taxas, alimentação, água, café e contribuição para o CEFS
NÃO é necessário estar com a anuidade CBX em dia, porém é necessário estar cadastrado. http://www.cbx.org.br/cadastro

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Greve Geral dia 28 de abril - e a posição favorável de diversas igrejas


Teremos agora dia 28 de abril uma greve geral contra os absurdos que estão sendo tramados em Brasília (reforma da previdência, reforma trabalhista). Até alguns setores tradicionalmente conservadores estão apoiando essa iniciativa (talvez até tardia), como é o caso da Igrejas Católica e diversas igrejas evangélicas históricas. Ver informações abaixo.

  • Posição da Igreja Católica - CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) - fonte aqui.


Bispo reafirma que é fundamental que se escute a população em suas manifestações coletivas

CNBB
Movimentos sociais e sindicatos de todo o Brasil marcam para a próxima sexta-feira, dia 28 de abril, uma greve geral contra as reformas da Previdência e trabalhista apresentadas pelo Poder Executivo e em tramitação no Congresso Nacional.

Às vésperas da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem início amanhã, dia 26, em Aparecida (SP), o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência, Dom Leonardo Steiner, concedeu entrevista tratando da posição da entidade sobre as manifestações. Reafirmando a convocação feita pelo Conselho Permanente, no mês passado, Dom Leonardo considera “fundamental que se escute a população em suas manifestações coletivas”. Confira a entrevista:

Qual é a posição da CNBB sobre a anunciada greve geral do dia 28 de abril?
A partir de amanhã, quarta-feira, 26 de abril, os bispos estarão reunidos em assembleia geral, em Aparecida (SP). A assembleia é a instância suprema da Conferência e dela pode sair novo posicionamento. Posso agora, reafirmar o que o Conselho Permanente da CNBB já declarou em Nota: “Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados”.
Nesse sentido, consideramos fundamental que se escute a população em suas manifestações coletivas. Claro que nosso olhar se dá na perspectiva da evangelização e nossa posição brota das exigências do Evangelho. E isso significa reafirmar a busca do diálogo, da paz e do entendimento. Na afirmação dos bispos está a orientação de que esses momentos sejam marcados pelo respeito à vida, ao patrimônio público e privado, fortalecendo a democracia.

Qual o impacto de uma greve geral neste momento?
Certamente o conteúdo das manifestações se dará no sentido de defesa dos direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, de modo muito particular dos mais pobres. O movimento sinaliza que a sociedade quer o diálogo, quer participar, quer dar sua contribuição. Reformas de tamanha importância não podem ser conduzidas sem esse amplo debate.
O Congresso Nacional e o Poder Executivo, infelizmente, têm se mostrado pouco sensível ao que a sociedade tem manifestado em relação às reformas. Os brasileiros e brasileiras desejam o bem do Brasil e para construir uma nação justa e fraterna querem participar das discussões e encaminhamentos.

É oportuno apresentar propostas de reformas na atual conjuntura?
O Brasil vive um momento particular de sua história, uma crise ética. Há situações de enorme complexidade nos quais estão envolvidos personagens do cenário político, sem falar da crise econômica que atinge a todos. Como encaminhar mudanças sem o respaldo da sociedade? Propostas de reformas que tocam na Constituição Federal, no sistema previdenciário, na CLT merecem estudo, pesquisa e aprofundamento. Sem diálogo não é possível criar um clima favorável que vise o bem do povo brasileiro.

  • Igrejas Evangélicas Históricas e Aliança Evangélica assinam manifesto contra a Reforma da Previdência - fonte aqui.

As Igrejas Evangélicas Históricas  brasileiras emitiram um pronunciamento oficial sobre as decisões tomadas com relação a Reforma da Previdência, em tramitação da Câmara do Deputados. A proposta do governo Michel Temer, é entre outras ações, criar novas regras na Previdência. Entre elas, estabelecer idade mínima de 65 anos para se aposentar.

O texto aguarda o Relator na Comissão Especial, emitir um parecer sobre a proposta de emenda constitucional 287 de 2016 (PEC 287/16).

Entre as organizações que assinam o documento de posicionando contra a Reforma, está presente a Igreja Metodista no Brasil. Por meio do seu veículo oficial, a organização já abordou o tema, tanto no Jornal Expositor Cristão no mês de abril, como no podcast Giro de Notícias, que traz as principais notícias metodistas da semana. Ouça agora.

Leia abaixo o pronunciamento, ou acesso o documento original do site da Igreja Metodista brasileira. Clique aqui.

PRONUNCIAMENTO:

1 -O atual sistema previdenciário brasileiro cumpre fundamental papel redistributivo e realocativo de renda, sendo instrumento eficaz de combate à desigualdade social e de segurança alimentar a uma parcela significativa de brasileiros;
2 – Não obstante sua importância no combate às desigualdades sociais, o atual sistema previdenciário apresenta assimetrias e desigualdades entre diversas categorias laborais, o que requer revisão e ajustes para seu aperfeiçoamento;
3 -A exigência de idade mínima de 65 anos para aposentadoria tanto de homens quanto de mulheres e de um tempo mínimo de contribuição de 25 anos que, na prática, requer 49 anos para aposentar-se com 100% dos proventos, é injusta e não condiz com a realidade brasileira, porque:
  • 3.1. As mulheres, sabidamente, em nossa sociedade, exercem dupla jornada laboral, trabalham cerca de 7,5 horas a mais que os homens, de acordo com levantamento do IPEA, e não se podem ignorar as diferenças de gênero;
  • 3.2. Os trabalhadores mais pobres e sem qualificação, em vista da economia informal (falta de registro em carteira), do subemprego e do desemprego, jamais alcançarão 49 anos de contribuição para fazer jus aos proventos de aposentadoria integrais;
  • 3.3. Não leva em consideração nossos graves desequilíbrios regionais e as diferenças de expectativa de vida entre as populações das regiões mais pobres em contraponto com as mais ricas.
 (...)

terça-feira, 25 de abril de 2017

Escrevendo equações com ajuda on line (latex)


Diversos sites na internet podem ajudar na hora de escrever uma equação, fórmulas ou matrizes, usando a notação do latex. Sem a necessidade de dominar os comandos latex correspondentes (ufa!).
Por exemplo, o site CodeCogs ajuda a montar a sua expressão através de atalhos, gerando o código latex correspondente e uma imagem (vários formatos possíveis) que você ainda pode ajustar o tamanho. Exemplo:

Código gerado:


Aparência do site:

 Postagem antiga sobre o mesmo tema aqui.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Evitando integração por partes - uma alternativa.



Seja um sinal definido pelo produto de duas funções: $f(t) = u(t)v(t)$. A derivada desse sinal (supondo que $u(t)$ e $v(t)$ são funções diferenciáveis) é dada por (regra da cadeia):
\[ \frac{df(t)}{dt} = \frac{du(t)}{dt}v(t) + u(t)\frac{dv(t)}{dt}\]
Logo, podemos dizer que
\[ \int \frac{du(t)}{dt}v(t) dt = u(t)v(t) - \int u(t)\frac{dv(t)}{dt} dt\]
considerando que a segunda integral seja mais fácil de resolver que a primeira, esta é a técnica de integração por partes. Usando uma notação mais simples e compacta:
\[ \int v du = uv - \int u dv\]
Para saber mais sobre o assunto ver aqui aqui ou aqui.

Bom, eu não gosto muito de integração por partes. Existem alternativas? Sim, claro (ver aqui, por exemplo - método DI). Uma forma alternativa de resolver esse tipo de integral, quando $v(t)$ e $u(t)$ são funções polinomiais (ex: $u(t) = t^{n}$) e exponenciais (ex: $v(t) = e^{kt}$) ou trigonométricas (ex: $v(t) = cos(kt)$), é saber que o resultado será uma combinação dos produtos de $u(t)$ e suas derivadas com $v(t)$ e suas derivadas.

Assim, sendo $g(t)$ e $h(t)$ funções polinomiais, exponenciais ou trigonométricas (seno e cosseno):
\[ \int g(t)h(t) dt = A_1g(t)h(t) + A_2 \frac{dg}{dt} h + A_3 \frac{d^2g}{dt^2}h + ... + B_1 \frac{dh}{dt}g + B_3 \frac{d^2h}{dt^2}g + ...\]

Um exemplo para esclarecer melhor:
\[ \int t^{2} e^{3t} dt = f(t) = A t^{2} e^{3t} + B t e^{3t} + C e^{3t}\]
onde as constantes $A$, $B$ e $C$ podem ser calculadas pela solução de um simples sistema linear de equações:
\[ \frac{df}{dt} = 3 A t^2 e^{3t} + 3 B t e^{3t} + 3 C e^{3t} + 2 A t e^{3t} + B e^{3t} = t^{2} e^{3t}\]
Logo
\[
\begin{cases}
 & 3A = 1  \\
 & 2A + 3B = 0 \\
 & B + 3C = 0
\end{cases}
\]
Assim: $A = 1/3$, $B = -2/9$ e $C = 2/27$. Finalmente,
\[ \int t^{2} e^{3t} dt = \frac{1}{3} t^{2} e^{3t} - \frac{2}{9} t e^{3t} + \frac{2}{27} e^{3t}\]

Um segundo exemplo:
\[ \int t cos(3t) dt = f(t) = A t cos(3t) + B cos(3t) + C t sen(3t) + D sen(3t)\]
onde as constantes $A$, $B$, $C$ e $D$ podem ser calculadas pela solução de um simples sistema linear de equações:
\[ \frac{df}{dt} = A cos(3t) - 3 A t sen(3t) - 3 B sen(3t) + 3 C t cos(3t) + C sen(3t) + 3 D cos(3t) =  t cos(3t)\]
Logo
\[
\begin{cases}
 & A + 3D = 0  \\
 & -3A = 0 \\
 & 3C = 1 \\
 & -3B + C = 0
\end{cases}
\]
Assim: $A = 0$, $B = 1/9$ e $C = 1/3$, $D = 0$. Finalmente,
\[ \int t cos(3t) dt = \frac{1}{9} cos(3t) + \frac{1}{3} t sen(3t)\]

Nada como um pouco de matemática para relaxar!

sábado, 22 de abril de 2017

Divulgando: IV Telecom Week


De 24 a 28 de abril de 2017, acontecerá, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, a 4ª edição da Semana da Engenharia de Telecomunicações do IFCE, um evento realizado pelo Centro Acadêmico da Engenharia de Telecomunicações do IFCE (CAET), com o apoio do Departamento de Telemática e da Diretoria de Ensino do Campus Fortaleza.

Serão 5 dias de intensa programação: Palestras, visitas técnicas, workshops, minicursos e muito mais!

O Evento reunirá pesquisadores, doutores, mestres e alunos de graduação da área de Tecnologia da Informação e Comunicação com ênfase em Telecomunicações. Além disso, também estarão presentes especialistas em Gestão, Oratória e Empregabilidade, para tratar de assuntos relacionados ao ingresso no mercado de trabalho. Para encerramento, teremos na sexta-feira, dia 28, o I Startup Day, que será um dia intenso sobre empreendedorismo, que contará com palestras e workshops com os melhores profissionais do assunto.

O evento é aberto ao público, visando atingir não só a comunidade acadêmica, mas a sociedade em geral.

Telecom Week, um evento para quem quer aprender e compartilhar mais sobre o mundo das Telecomunicações, porque "Telecom é um Mundo"!

Inscrições e mais informações nos links:

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Mestrado: inimigos do seu título


Talvez, o maior inimigo, aquele que mais contribui para que o seu título de mestre demore a chegar (ou nunca chegue) seja você mesmo. O mestrado (e o doutorado) é (ou, pelo menos, é para ser) muito diferente da graduação.

Na graduação você fez um monte de disciplinas, estudou pouco para algumas, muito para outras e, no final das contas, acabou passando por tudo, dentro do prazo ou não. Sendo dúvida, foi sofrido, mas você "só" tinha que aprender o que já estava nos livros. Pouca criatividade ou trabalho original foi exigido de você. Agora é diferente. Você terá que dominar um tema, saber muito sobre alguns detalhes, ter consciência de vários outros e, no final, apresentar algum trabalho realmente seu, a sua contribuição para o estado da arte.

E como chegar nesse resultado, como defender a sua dissertação dentro do prazo?! Não é fácil, mas podemos tirar alguns obstáculos do caminho. Desde que você tenha consciência que esses obstáculos existem! Talvez você tenha até que mudar (um pouco ou radicalmente) o seu estilo de vida. Para pontuar melhor e destacar os inimigos do seu mestrado, vamos destacar:
  • Falta de objetivo. Ter um objetivo bem definido: é bom saber onde você quer chegar e o que fazer para chegar "lá". Aqui uma ou muitas conversas com o orientador podem ajudar muito. E seguir o que ele diz.
  • Falta de foco. Não adianta muito ficar se distraindo com coisas que tiram o seu tempo e não ajudam no andamento do mestrado. Reduza as distrações. Mais de um colega meu já saiu de grupo de Whatsapp, facebook e coisas semelhantes para focar mais nos estudos.
  • Falta de tempo. Para quem trabalha e tem pouco tempo para os estudos, é importantíssimo saber usar bem o tempo disponível. Algumas (ou muitas) atividades sociais devem ser largadas de mão. É necessário aprender a dizer "não" para solicitações que não sejam absolutamente essenciais. Limitar o tempo vendo TV (talvez seja necessário deixar de lado aquele seriado favorito) e de outras coisas é fundamental. 
  • Falta de leitura. Ler é outra atividade essencial para quem faz um mestrado. Eu li uns 200 artigos diferentes durante o meu mestrado, claro que nem todos foram aproveitados, mas, de uma forma ou de outra, contribuíram para o meu sucesso. Aqui cabe um lembre: ler em inglês é um ponto básico. Existe pouca literatura de boa qualidade em português.
  • Falta de humildade. Ninguém sabe tudo - nem o seu orientador. Algumas vezes é necessário parar um pouco, voltar atrás e estudar coisas básicas da graduação para poder aprender e dominar temas novos. Se você precisa usar algum software ou alguma ferramenta matemática, comece estudando do início e peça ajuda a quem já sabe usar.
Finalmente, indico um texto muito bom para quem está fazendo mestrado ou pensa em fazer: Faço ou não façoum Mestrado? Tudo que você deve saber antes de decidir. Muitas dicas para quem faz mestrado: ver aqui.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Divulgado: Programação da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará


Nesses dias está acontecendo a Bienal Internacional do Livro do Ceará. A programação completa pode ser vista aqui. O evento principal está situado no Centro de Convenções - ver mapa abaixo. Horário de Funcionamento: das 9 às 22 horas (15 a 23 de abril). A entrada é gratuita.
Em sua XII edição, a Bienal terá como tema Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca, que traz em si infinitas possibilidades: a diversidade de expressões, a multiplicidade de vozes; incontáveis itinerários narrativos a proporcionar conexões transculturais, encontros de mundos, diálogos no espaço presencial e virtual, fazendo uma grande homenagem ao acervo literário universal, à cultura e à identidade brasileira como patrimônio da humanidade.


segunda-feira, 17 de abril de 2017

Assembleia Geral na próxima quinta-feira, 20/04 - IFCE



Está convocada para a próxima quinta-feira, 20 de abril, uma Assembleia Geral que irá reunir as servidoras e os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), sob representação do SINDSIFCE – Seção Sindical. De acordo com edital publicado, a atividade acontece a partir das 16h, no Campus Fortaleza (Portaria do Aluno), com proposta de debate e encaminhamento em torno dos seguintes pontos:
  1. Informes; 
  2. 31º CONSINASEFE (Eleição de delegadas e delegados); 
  3. Adesão ao Dia Nacional de Paralisação - 28 de abril; 
  4. Riscos aos cargos do PCCTAE; 
  5. Outros.

sábado, 15 de abril de 2017

Abrindo e filtrando arquivos de som do tipo "wav" - em Scilab e Python

Uma das frases que eu acho interessantes no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço. O áudio apresenta algum ruído.

O objetivo desta postagem é mostrar como um arquivo de som do tipo "wav" pode ser aberto e manipulado em Python e em Scilab, mas é bom deixar claro que sou bem mais fluente em Scilab. Sobre arquivo no formato "wav" ver aqui. Os arquivos de teste foram escolhidos do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço - ver aqui.

O que fazem os códigos? Basicamente, abrem um arquivo se som, mostram o sinal no tempo e na frequência (espectro - uso da fft), filtram o sinal com um filtro do tipo passa-baixa Butterworth e mostram o resultado. No código Scilab, o trecho final cria e salva um tom senoidal com um pouco de ruído.

Principais comandos Python usados:

  • convolve - realiza a operação de convolução - ver aqui
  • fft - calcula a transformada rápida de Fourier - ver aqui
  • wave - biblioteca para manipular arquivos wav - ver aqui.  


Código Scilab:

///////////////////////////////////////////////////////////////
// Ler um arquivo .wav e mostrar no     //
// tempo e na frequência, filtrar depois //
///////////////////////////////////////////////////////////////
// Prof. Francisco J. A. de Aquino        //
// ver. 1.0   -   15/04/2017,  Fortaleza  //
//////////////////////////////////////////////////////////////

clc; xdel(winsid()); // fechando as janelas.

// Frases:
frase = 'This conversation can serve no purpose anymore. Goodbye.';
//frase = "We are all – by any practical definition of the words – foolproof and incapable of error."
//frase = 'Tom de teste';
//frase = "I am a HAL 9000 computer.";
//frase = "My mind is going... I can feel it.";

// Arquivos de som:
wavfile = 'C:\Users\Silvestre\Downloads\goodbye1.wav';
//wavfile = 'C:\Users\Silvestre\Downloads\foolproof.wav';
//wavfile = 'C:\Users\Silvestre\Downloads\testeff.wav';
//wavfile="C:\Users\Silvestre\Downloads\hal_9000.wav";
//wavfile="C:\Users\Silvestre\Downloads\mind_is_going.wav";

// Lendo e mostrando o arquivo de som:
[y,Fs,bits]=wavread(wavfile);
fg0=figure();
h0=uicontrol(fg0,"style","pushbutton","string","|>",'callback','sound(y,Fs)');
plot(y);  title(frase);

// Espectro do sinal:
tx = round(max(size(y))/2 - 1);
f = 1:max(size(y)); f = f - 1; f = f/max(f); f = f*Fs;
yf = abs(fft(y));
figure; plot(f(1:tx),yf(1:tx)); title('Espectro');

// Filtro passa-baixa:
[p,z,g]=iir(4,'lp','butt',[.20 .40],[.08 .03]);
n1 = convol([1 -z(1)],[1, -z(2)]);
n2 = convol([1 -z(3)],[1, -z(4)]);
nz = convol(n1,n2);

p1 = convol([1 -p(1)],[1, -p(2)]);
p2 = convol([1 -p(3)],[1, -p(4)]);
pp = real(convol(p1,p2));

// Sinal filtrado:
yff = g*filter(nz,pp,y);
yff = yff/max(abs(yff));

fg=figure();
h=uicontrol(fg,"style","pushbutton","string","Som",'callback','sound(yff,Fs)');
plot(yff); title(frase);

yfx = abs(fft(yff));
figure; plot(f(1:tx),yfx(1:tx));

/////// Gerando um tom:
p2 = 2*%pi;
frq = Fs; dt = 1/frq;
t=0:dt:2;
msom = sin(p2*t/2);
som = sin(p2*t*440) + cos(p2*t*880);
som = som.*msom;
som = som + 0.03*rand(1,max(size(som)),'n');
som = som/max(abs(som));
figure; plot(t,som); title('Teste');
wavfiles = 'C:\Users\Silvestre\Downloads\testeff.wav';
wavwrite(som, Fs, 16, wavfiles);

Código Python:

###########################################
## Lendo um arquivo .wav                  #
## Vendo o sinal no tempo e na frequência #
## Filtrando por um filtro passa-baixa    #
###########################################
## Prof. Francisco J. A. de Aquino        #
## Ver. 1.0 - 15/04/2017, Fortaleza - Ce  #
###########################################
import matplotlib.pyplot as plt
import numpy as np
import wave as fw
import winsound

arqff = 'C:/Users/Silvestre/Downloads/hal_9000.wav';
#arqff = 'C:/Users/Silvestre/Downloads/goodbye1.wav';
#arqff = 'C:/Users\Silvestre/Downloads/foolproof.wav';
#arqff = 'C:/Users\Silvestre/Downloads/testeff.wav';
#arqff = 'C:/Users/Silvestre/Downloads/hal_9000.wav';
#arqff = 'C:/Users/Silvestre/Downloads/mind_is_going.wav';
arquivoWav = fw.open(arqff, 'r');

print("Número canais: ", arquivoWav.getnchannels());
print("Número bytes: ", arquivoWav.getsampwidth());
print("Taxa de amostragem: ", arquivoWav.getframerate());
print("Número de frames: ", arquivoWav.getnframes());
print("Compactação: ", arquivoWav.getcompname());

tipos = np.uint8;
Damp = 256;
if arquivoWav.getsampwidth()>1:
    tipos = np.int16;
    Damp = 32760;

#frames = arquivoWav.readframes(arquivoWav.getnframes());
frames = arquivoWav.readframes(-1);
Amplitude = np.fromstring(frames, tipos)/Damp;
fim = np.size(Amplitude);
fim2 = round(fim/2 - 1);

dt = 1.0 / arquivoWav.getframerate();
tempo = np.arange(0, arquivoWav.getnframes() * dt, dt);
ffq = np.arange(0,arquivoWav.getnframes());
ffq = arquivoWav.getframerate()*ffq/max(ffq);
winsound.PlaySound(arqff, winsound.SND_FILENAME);
arquivoWav.close();

plt.plot(tempo, Amplitude); plt.grid();
plt.title(arqff);

Ampf = abs(np.fft.fft(Amplitude));
plt.figure(); plt.plot(ffq[1:fim2],Ampf[1:fim2]);

# filtragem com filtro do tipo FIR:
hh = [1.0, 4.7820952, 9.0600752, 8.0167949, 1.952694, -2.4130316, -2.0234161,
0.1735586, 1.0120036, 0.3765159, -0.3010215, -0.3118091, -0.0008764, 0.1450086,  
0.0661129, - 0.0376649, -0.0478969,  -0.0041389, 0.0204601];
Ampc = 0.0465829*np.convolve(hh,Amplitude,'same');
plt.figure(); plt.plot(tempo,Ampc); plt.title('Sinal filtrado'); plt.grid();

Ampfc = abs(np.fft.fft(Ampc));
plt.figure();
plt.plot(ffq[1:fim2],Ampfc[1:fim2]);
plt.title('Espectro do sinal filtrado'); plt.grid();

plt.show();

Exemplo de filtragem:

Sinal original com ruído e espectro; sinal filtrado e espectro.


sexta-feira, 14 de abril de 2017

Páscoa: alguns significados e uma breve reflexão

Imagens: fontes aqui e aqui.

Em um mundo tão cheio de tensões e problemas, crimes e crueldade, a data de hoje pode passar desapercebida pora muitos. Mas o que significa "Páscoa"? Em grande medida, a resposta depende de qual tradição religiosa você pertence - alguns cristãos não comemoram a Páscoa. Para a maioria dos cristãos é, ou deveria ser, também um momento de reflexão. Na prática, a preocupação com ovos de chocolate pode ser maior! Tendo essas ressalvas em mente, segue algumas informações.

“A Páscoa é um feriado cristão que comemora a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois que Cristo morreu na cruz, Seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu separado de Seu espírito até Sua Ressurreição, quando Seu espírito e Seu corpo foram reunidos. Os santos dos últimos dias afirmam e testificam que Jesus Cristo ressuscitou e vive hoje com um corpo glorificado e aperfeiçoado de carne e ossos” Encyclopedia of Mormonism (1992), 2:433.
Fonte aqui.

Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A palavra "Páscoa" – do hebreu "peschad"– significa "passagem". Sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isso muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a Sua crucificação. É comum em todas as Igrejas cristãs, o domingo ser um dia destinado à comemoração da ressurreição de Cristo, realizada pela Eucaristia, contudo, o Domingo de Páscoa é diferenciado dos outros, neste é celebrado o aniversário da ressurreição de Cristo, a festa da vida.

Essa festa faz referência à última Ceia de Jesus com os discípulos, Sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. A celebração inicia-se no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, período compreendido como Semana Santa. É uma das festas mais antigas existentes, e a principal festa do ano litúrgico cristão.
Fonte aqui.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Dica de leitura: A Batalha do Apocalipse (literatura "Nerd")




Acabei de ler A Batalha do Apocalipse - Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo de Eduardo Spohr. Foi uma leitura envolvente e rápida: quase 600 páginas em menos de uma semana. No início, pensei que o autor era estrangeiro (Spohr é uma sobrenome meio estranho, ops raro* - ver aqui! ... você não acha?), mas uma referência à cidade do Rio de Janeiro no início da leitura ligou o meu desconfiômetro e fui fazer uma pesquisa rápida, resultado: autor brasileiro, do Paraná. Claro que isso acabou aumentando o meu interesse em ler o livro.

Sobre o livro: é literatura de ficção e fantasia, com muitos elementos tirados dos conhecimentos das religiões ocidentais (principalmente Antigo e Novo Testamento) e uma ou outra pitada de fontes mais distantes. Que for ler A Batalha do Apocalipse pensando na Bíblia, pode acabar achando o texto muito herético, mas essa não é a intensão de Spohr. Superada essa dificuldade, o que temos é um texto ágil, de leitura fácil (poucas palavras "difíceis") com alguns momentos que levam a uma reflexão um pouco mais pausada. As cenas de luta são muito boas. Como a história do livro de confunde com a história da humanidade (e um pouco além), ganhamos algumas aulas de história de brinde.

Uma entrevista "antiga" com o Eduardo Spohr no programa do Jô aqui. Uma entrevista mais recente aqui. O próprio autor dá algumas dicas de leitura (ver aqui):

Expectativa é um problema e estraga qualquer bom filme ou livro. Como “A Batalha” ficou muito tempo fora do mercado (quase dois anos) é natural que cada um tenha a sua própria ideia sobre o romance.

Lembre-se de que uma obra nunca é exatamente igual à imagem que você idealizou. Pode ser melhor, pode ser pior... tudo vai depender do seu nível de expectativa.

Portanto, por mais que eu goste do livro, sempre aconselho as pessoas a iniciar a leitura com a cabeça aberta e sem preconceitos. Quanto mais neutro você for, mais chance terá de gostar.

Um resumo (Saraiva - ver aqui):

Há muitos e muitos anos, tantos quanto o número de estrelas no céu, o paraíso celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o Dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas. Único sobrevivente do expurgo, Ablon, o líder dos renegados, é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na Batalha do Armagedon, o embate final entre o céu e o inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro da humanidade. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano, das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval, A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana - é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, repleto de lutas heroicas, magia, romance e suspense.

* só existem dois currículos Lattes cadastrados com este sobrenome alemão.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Mestrado em Energias Renováveis: nova seleção de alunos (IFCE)



Divulgando


A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Energias Renováveis (PPGER) lançou edital para o processo seletivo do mestrado em Energias Renováveis para ingresso no semestre letivo 2017.2. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet na página do programa, onde também o edital já se encontra disponível.  As inscrições ocorrem no período de 17/04 a 26/05.

No total, são ofertadas 20 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa da seguinte forma: Controle e Processamento de Energia (10 vagas); Mecânica Aplicada à Conservação do Meio Ambiente (5 vagas) e Bioquímica e Meio Ambiente (5 vagas). Também é possível concorrer por meio das cotas sociais. O edital prevê que 20% das vagas sejam destinadas aos candidatos cotistas. No ato da inscrição, o candidato deve informar a linha de pesquisa de preferência e indicar um tema de interesse dentre os propostos no edital.

Para concorrer, é necessário possuir diploma de nível superior reconhecido pelo MEC nas modalidades de licenciatura plena, bacharelado ou de tecnologia, nas áreas de engenharias, ciências exatas e da terra e ciências biológicas. O mestrado em Energias Renováveis é uma parceria entre os campi do IFCE de Maracanaú, Fortaleza e Caucaia.
 Fonte aqui.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Humor: piadas Nerds


Um pouco de humor nesses tempos tão complicados é fundamental. Boas risadas! Bem ... se você conseguir entender!


 Pobre Mercúrio, não sabe o que é ter problemas de verdade como nós de terceiro mundo.

É bom ter cuidado quando fizer piadas com mulheres nerds ....

Mas não dá pra negar que ele é o funcionário mais brilhante da firma!

*** Fonte aqui. Ver mais aqui e aqui.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Divulgando - "O LADO DO BEM E DO MAL: COMO TRABALHAR EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO" (Palestra)



No dia 06/04, quinta-feira (06/04), às 14 h, no Auditório Superior - IFCE - Campus Fortaleza, será realizada o seminário "O LADO DO BEM E DO MAL: COMO TRABALHAR EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO". Palestrante: Cassius Puodzius* da Security LATAM Research Lab.

O Gira Antivírus é um seminário educativo da ESET América Latina, gratuito e está orientado a estudantes que desejam conhecer como funcionam as ameaças cibernéticas e como podemos nos proteger. Nesta XII edição do Gira Antivírus focamos no funcionamento de segurança da informação de todo o ambiente virtual.

Através de demonstrações ao vivo, podemos observar diferentes pontos de vista de um ciberataque:
  • As ferramentas e técnicas utilizadas por um atacante 
  • As falhas de segurança em serviços web que facilitam os ataques 
  • O nível de comprometimento da vítima e como ela é afetada
Esta palestra procura informar aos participantes o que é Ransomware e como é o funcionamento desta ameaça, de que maneira os cibercriminosos controlam mil computadores através de Botnets e qual é a estrutura de um ciberataque por trás de emails maliciosos e do uso da engenharia social. Também apresentam quais são as medidas necessárias para neutralizar esses ataques e nos manter seguros.

* Cassius Puodzius. Pesquisador de segurança da informação da ESET, onde se dedica a acompanhar as ações e evolução do cibercrime no Brasil. Ministra palestras informativas sobre segurança da informação em eventos, como Futurecom 2016, realiza mentorias sobre o tema e é colaborador do blog WeLiveSecurity.
Formado em engenharia da computação, participou de pesquisas relacionadas a criptografia na Escola Politécnica da USP e TU Darmstadt (Alemanha), atuou em projeto de segurança para IoT na Gemalto (Meudon, França) e trabalhou durante dois anos no Security Office do Banco BTG Pactual. Já publicou e apresentou pesquisas no Journal of Systems and Software, WTICG do SBSeg, LatinCrypt (seção “Students and Posdocs”).
Mestrado em andamento em Information Security. Escola Politecnica da USP. Orientador: Paulo Sérgio Licciardi Messeder Barreto. Lattes aqui.

domingo, 2 de abril de 2017

Albert Einstein: algumas frases

Resultado de imagem para albert einstein
Albert Einstein gostava de tocar violino.

“Decidi o seguinte sobre meu futuro: vou procurar um emprego imediatamente, mesmo que seja muito modesto. Meus objetivos científicos e minha vaidade pessoal não vão me impedir de aceitar uma posição como subordinado.” - Essa afirmação foi escrita em uma carta endereçada a Mileva Maric, futura esposa de Albert Einstein, em 1901. O ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1921 teve dificuldades para conseguir o primeiro emprego depois que se formou na Escola Politécnica Federal da Suíça. Algumas frases:
  • Bens materiais, sucesso aparente, fama, luxo — para mim, essas coisas sempre foram desprezíveis. Eu acredito que uma vida simples e despretensiosa é a melhor para o corpo e para a mente.
  • Certamente minha carreira não foi determinada pela minha própria vontade, mas por inúmeros fatores sobre os quais não tenho nenhum controle.
  • Quando aceitamos nossos limites, conseguimos ir além deles.
  • A lógica vai levar você de A a B. A imaginação vai levar você para qualquer lugar.
  • Não conseguimos resolver um problema com base no mesmo raciocínio usado para criá-lo.
  • Uma pessoa que nunca cometeu um erro nunca experimentou nada novo.
  • A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação circunda o mundo.
  • Não tenho nenhum talento especial. Apenas sou apaixonadamente curioso.
  • Grandes mentes sempre sofreram a violenta oposição dos medíocres. Esses últimos não conseguem entender quando uma pessoa não se submete inconscientemente a preconceitos hereditários.
  • Não tente ser uma pessoa de sucesso. Tente ser uma pessoa de valor.

Fonte aqui.