quinta-feira, 13 de abril de 2017

Dica de leitura: A Batalha do Apocalipse (literatura "Nerd")




Acabei de ler A Batalha do Apocalipse - Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo de Eduardo Spohr. Foi uma leitura envolvente e rápida: quase 600 páginas em menos de uma semana. No início, pensei que o autor era estrangeiro (Spohr é uma sobrenome meio estranho, ops raro* - ver aqui! ... você não acha?), mas uma referência à cidade do Rio de Janeiro no início da leitura ligou o meu desconfiômetro e fui fazer uma pesquisa rápida, resultado: autor brasileiro, do Paraná. Claro que isso acabou aumentando o meu interesse em ler o livro.

Sobre o livro: é literatura de ficção e fantasia, com muitos elementos tirados dos conhecimentos das religiões ocidentais (principalmente Antigo e Novo Testamento) e uma ou outra pitada de fontes mais distantes. Que for ler A Batalha do Apocalipse pensando na Bíblia, pode acabar achando o texto muito herético, mas essa não é a intensão de Spohr. Superada essa dificuldade, o que temos é um texto ágil, de leitura fácil (poucas palavras "difíceis") com alguns momentos que levam a uma reflexão um pouco mais pausada. As cenas de luta são muito boas. Como a história do livro de confunde com a história da humanidade (e um pouco além), ganhamos algumas aulas de história de brinde.

Uma entrevista "antiga" com o Eduardo Spohr no programa do Jô aqui. Uma entrevista mais recente aqui. O próprio autor dá algumas dicas de leitura (ver aqui):

Expectativa é um problema e estraga qualquer bom filme ou livro. Como “A Batalha” ficou muito tempo fora do mercado (quase dois anos) é natural que cada um tenha a sua própria ideia sobre o romance.

Lembre-se de que uma obra nunca é exatamente igual à imagem que você idealizou. Pode ser melhor, pode ser pior... tudo vai depender do seu nível de expectativa.

Portanto, por mais que eu goste do livro, sempre aconselho as pessoas a iniciar a leitura com a cabeça aberta e sem preconceitos. Quanto mais neutro você for, mais chance terá de gostar.

Um resumo (Saraiva - ver aqui):

Há muitos e muitos anos, tantos quanto o número de estrelas no céu, o paraíso celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o Dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas. Único sobrevivente do expurgo, Ablon, o líder dos renegados, é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na Batalha do Armagedon, o embate final entre o céu e o inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro da humanidade. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano, das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval, A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana - é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, repleto de lutas heroicas, magia, romance e suspense.

* só existem dois currículos Lattes cadastrados com este sobrenome alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário