sexta-feira, 14 de abril de 2017

Páscoa: alguns significados e uma breve reflexão

Imagens: fontes aqui e aqui.

Em um mundo tão cheio de tensões e problemas, crimes e crueldade, a data de hoje pode passar desapercebida pora muitos. Mas o que significa "Páscoa"? Em grande medida, a resposta depende de qual tradição religiosa você pertence - alguns cristãos não comemoram a Páscoa. Para a maioria dos cristãos é, ou deveria ser, também um momento de reflexão. Na prática, a preocupação com ovos de chocolate pode ser maior! Tendo essas ressalvas em mente, segue algumas informações.

“A Páscoa é um feriado cristão que comemora a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois que Cristo morreu na cruz, Seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu separado de Seu espírito até Sua Ressurreição, quando Seu espírito e Seu corpo foram reunidos. Os santos dos últimos dias afirmam e testificam que Jesus Cristo ressuscitou e vive hoje com um corpo glorificado e aperfeiçoado de carne e ossos” Encyclopedia of Mormonism (1992), 2:433.
Fonte aqui.

Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A palavra "Páscoa" – do hebreu "peschad"– significa "passagem". Sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isso muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a Sua crucificação. É comum em todas as Igrejas cristãs, o domingo ser um dia destinado à comemoração da ressurreição de Cristo, realizada pela Eucaristia, contudo, o Domingo de Páscoa é diferenciado dos outros, neste é celebrado o aniversário da ressurreição de Cristo, a festa da vida.

Essa festa faz referência à última Ceia de Jesus com os discípulos, Sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. A celebração inicia-se no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, período compreendido como Semana Santa. É uma das festas mais antigas existentes, e a principal festa do ano litúrgico cristão.
Fonte aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário