quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Registrando os números do impeachment de Dilma

Placar da votação da inelegibilidade de Dilma
Após muitas e muitas horas de debates, foi concluído hoje o que todos já sabiam que iria acontecer: o  impeachment de Dilma. Todas essas horas de debate foram inúteis para sensibilizar e mudar os votos dos senhores e senhoras senadores. Desde o princípio, já sabíamos que era um jogo de cartas marcadas e o placar não seria muito diferente do que de fato ocorreu. Todas essas horas de debate pouco serviram para esclarecer o povo (em muitos momentos foram excessivamente técnicos), apenas mostraram que os votos já estavam decididos a muito tempo.

O desdobramento da votação final em dois pontos, o impeachment em si e a inelegibilidade pelos próximos 8 anos, apenas mostrou a fragilidade da acusação. Se a acusação fosse realmente séria, o placar nos dois casos (61 x 20; 42 x 36 com 3 abstenções) deveria ser exatamente o mesmo. Agora temos uma presidente eleita afastada definitivamente, mas com elegibilidade assegurada, pelo menos por enquanto. Oposição e situação prometem entrar no STF.

Como votou cada senador aqui e aqui.

sábado, 27 de agosto de 2016

Impeachment de Dilma Rousseff e o hospício federal

Deputados federais ou torcida organizada?
Primeiro vamos ver uma definição - Impeachment é um termo inglês que corresponde a um processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade, por grave delito ou má conduta no exercício de suas funções, do presidente da República, ministros do Supremo Tribunal ou de qualquer outro funcionário de alta categoria, cabendo ao Senado, se procedente a acusação, aplicar ao infrator a pena de destituição do cargo. Por metonímia, o termo também designa a destituição resultante desse processo (Dicionário Houais, wikipedia).

Logo, processo pelo qual a presidente Dilma Rousseff está passando é muito mais político que criminal. Ela é acusada de algum crime grave ou má conduta no exercício de suas funções? A resposta mais honesta e simples é: não. Estou dizendo que ela é uma santa e que não cometeu erros? Não, não estou dizendo isso. Se houve algum exercício contábil criativo durante o governo de Dilma, essa não foi a primeira vez. Outros presidentes brasileiros também cometeram deslizes ainda maiores sem consequência nenhuma.

Então, porque toda esse processo desgastante para o governo (o que saiu e o que vai ficar), para o Brasil e para a nossa imagem externa? Simples: aproveitaram a conjuntura econômica ruim, a baixa popularidade do segundo governo Dilma, a falta de habilidade de costurar acordos com os deputados federais (que, de fato, não nos representam), as promessas não cumpridas da campanha eleitoral, o desgaste com vários setores do funcionalismo público, etc, para tirar da presidência quem eles nunca quiseram. O objetivo disso tudo não é o bem do Brasil, mas fazer com que aqueles que querem o poder, cheguem lá. E fazer isso de forma aparentemente "limpa", dentro da lei, cumprindo todos os ritos oficiais.

É por isso que o Senado Federal se tornou um hospício, nas próprias palavras de seu presidente Renan Calheiros (fonte aqui e aqui): 
“Se nós não encaminharmos diferentemente, [vamos] passar para o Brasil e para o mundo [...] a ideia de que vossa excelência constitucionalmente está sendo obrigado a presidir um julgamento em um hospício”.
Provavelmente, precisaremos de pelo menos uma geração inteira para voltarmos a ter um congresso que represente minimamente o Brasil (... isso aconteceu algum vez na nossa história?!), os interesses da população, o bem do Brasil. Não existe solução de curto prazo. Só com uma educação política ao longo de muitos anos, mais rigor nos crimes cometidos pelos políticos (muitos deputados e senadores que estão votando a favor do impeachment são alvos de inquéritos na justiça), uma justiça menos burocrática (na verdade menos burrocrática) mais ágil e menos tendenciosa deixaremos de ser uma República das Bananas.

Finalmente, sou obrigado a concordar novamente com o excelentíssimo senhor senador Renan Calheiros: "... é um espetáculo triste que vocês estão dando ao país."

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Um planeta do tipo terrestre realmente "próximo"!

Visão artística do planeta que orbita a estrela anã vermelha Próxima Centauri, as duas estrelas brilhantes na imagem são Alfa Centauri A e B. Figura original aqui.
Foi anunciado hoje a descoberta de mais um planeta do tipo terrestre (ele deve ser só um pouco mais massivo que a Terra), mas esse é ainda mais especial por dois motivos: está na zona habitável de sua estrela e está muito próximo da Terra, isto é, muito próximo para os padrões astronômicos - meros 4,2 anos-luz.

Resumo (abstract) e autores da descoberta:


A terrestrial planet candidate in a temperate orbit around Proxima Centauri

Guillem Anglada-Escudé,    Pedro J. Amado,    John Barnes,    Zaira M. Berdiñas,    R. Paul Butler,    Gavin A. L. Coleman,    Ignacio de la Cueva,    Stefan Dreizler,    Michael Endl,    Benjamin Giesers,    Sandra V. Jeffers,    James S. Jenkins,    Hugh R. A. Jones,    Marcin Kiraga,    Martin Kürster,    Marίa J. López-González,    Christopher J. Marvin,    Nicolás Morales,    Julien Morin,    Richard P. Nelson,    José L. Ortiz,    Aviv Ofir,    Sijme-Jan Paardekooper,    Ansgar Reiners,    Eloy Rodríguez,    et al.

Nature 536, 437–440, (25 August 2016), doi:10.1038/nature19106.

Received 06 May 2016
Accepted 07 July 2016
Published online 24 August 2016

At a distance of 1.295 parsecs, the red dwarf Proxima Centauri (α Centauri C, GL 551, HIP 70890 or simply Proxima) is the Sun’s closest stellar neighbour and one of the best-studied low-mass stars. It has an effective temperature of only around 3,050 kelvin, a luminosity of 0.15 per cent of that of the Sun, a measured radius of 14 per cent of the radius of the Sun and a mass of about 12 per cent of the mass of the Sun. Although Proxima is considered a moderately active star, its rotation period is about 83 days (ref. 3) and its quiescent activity levels and X-ray luminosity are comparable to those of the Sun. Here we report observations that reveal the presence of a small planet with a minimum mass of about 1.3 Earth masses orbiting Proxima with a period of approximately 11.2 days at a semi-major-axis distance of around 0.05 astronomical units. Its equilibrium temperature is within the range where water could be liquid on its surface.

Para saber mais aqui e aqui.

sábado, 20 de agosto de 2016

Dica de leitura: "Ensaios Céticos"


Conclui esses dias a leitura de "Ensaios Céticos" escrito por Bertrand Russell no início do século XX. Bertrand Arthur William Russell (1872 - 1970) foi um dos mais importantes filósofos britânicos do século XX, era também matemático e lógico. Ganhou o prêmio Nobel de literatura em 1950 (The Nobel Prize in Literature 1950 was awarded to Bertrand Russell "in recognition of his varied and significant writings in which he champions humanitarian ideals and freedom of thought") e se destacou também como pacifista (ver aqui). Um vídeo aqui com uma entrevista com Russell.

Dos Ensaios Céticos tiro esse pequeno trecho:
A época na qual era possível ter uma cultura universal já passou. Um homem diligente pode conhecer alguma coisa de história e literatura que requerem um conhecimento das línguas clássicas e modernas. Ou ele pode saber algo de matemática, ou uma ou duas matérias científicas. Mas o ideal de uma educação "global" está ultrapassado; foi destruído pelo progresso do conhecimento.
Ele escreveu isso nos anos 20 do século XX, Muitas das proposições de Russell ainda soam modernas, os velhos vícios políticos não mudaram muito da época dele aos nossos dias. Algumas de suas frases (fonte aqui):

  • Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade. 
  • O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido. 
  • Temer o amor é temer a vida, e os que temem a vida já estão meio mortos. 
  • Uma vida feliz deve ser em grande parte uma vida tranquila, pois só numa atmosfera calma pode existir o verdadeiro prazer.
  • Aquilo que os homens de fato querem não é o conhecimento, mas a certeza. 
  • O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda.
  • Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Divulgando: Fluxo de pedestres controlados por corredores em ziguezague (Palestra)


Dando continuidade ao ciclo de palestras sobre temas tecnicos e cientificos relevantes promovidos pelo PPGET iniciado no semestre 2016.1 convidamos os professores e alunos dos cursos tecnologicos, engenharias e de pos graduação bem como professores para a palestra na área de SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE SISTEMAS COMPLEXOS:

Prof. Dr. Claudio Lucas Nunes de Oliveira
Dr em Fisica pelo Depto de Fisica da UFC
Pos doc Boston University (USA)


Atenciosamente,
Prof. Daniel Xavier PPGET-IFCe.


TITULO: Fluxo de pedestres controlados por corredores em ziguezague
DATA: 23/AGOSTO/2016
HORA : 17h30min
LOCAL: AUDITÓRIO SUPERIOR

Para facilitar a movimentação de pedestres ao longo dos corredores nas estações do metro de Londres, especialmente na hora do rush, sinais são colocados solicitando a todos que mantenham a esquerda, ou seja, “keep left”. Tais sinais, em algumas situações, são insuficientes para garantir um fluxo de pedestres ordenado e com baixa ocorrência de obstruções. Por este motivo, é interessante encontrar uma maneira auto-organizada de induzir o fluxo de pessoas em somente duas faixas, tal como no trânsito de auto-motores em ruas e estradas. Uma possibilidade seria modificar o formato das paredes desses corredores de pedestres para criar condições de contorno favoráveis à emergência de um estado ordenado.

Usando simulações computacionais e cálculos analíticos do movimento de partículas auto-propulsoras em canais com paredes de diferentes formatos, os professores Cláudio Lucas Nunes de Oliveira, José Soares de Andrade Jr. e Hans Herrmann, do Departamento de Física da UFC, em colaboração com pesquisadores da USP e do ETH na Suíça, determinaram as condições em que o fluxo de pedestres se auto-organiza em somente duas faixas. Em trabalho recentemente publicado na conceituada revista americana Physical Review X [Phys. Rev. X 6, 011003 (2016)], estes pesquisadores mostraram que o ponto chave para o aparecimento do fenômeno está na forma em ziguezague assimétrico das paredes do corredor. Tal assimetria interfere fortemente no movimento dos pedestres, levando à segregação espontânea, em duas faixas, entre aqueles que querem andar em direções distintas. O trabalho ainda leva em conta a presença de pedestres "teimosos", ou seja, aqueles que insistem em andar no contra-fluxo. Sob certas condições, esses "teimosos" são levados, após algum tempo, a trocar de faixa, revelando que o fenômeno de auto-organização é realmente robusto. Os pesquisadores acreditam que seus resultados têm implicações tanto no design de corredores construídos em escala humana (como em estações de metrô e estádios), como no desenvolvimento de dispositivos microfluídicos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Ranking das Universidades pelo mundo


Estudar em uma grande universidade é um diferencial para qualquer um que queira progredir no mundo acadêmico ou profissional. Foi divulgado a poucos dias mais um ranking (ranking de Xangai 2016) com as melhores universidades do mundo, as americanas predominam.
A Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (em inglês: Academic Ranking of World Universities, em sigla: ARWU) é publicada pela primeira vez em junho de 2003 pelo Centro de Universidades de Classe Mundial (CWCU), da Escola Superior de Educação (ex-Instituto de Ensino Superior) de Universidade de Jiao Tong de Xangai, na China, sendo atualizada numa base anual. A ARWU usa seis indicadores objetivos para classificar as universidades mundiais, incluindo o número de ex-alunos vencedores do Prémio Nobel e Medalha Field e membro do corpo docente que obtiverem tais prémios, o número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Thomson Reuters, o número de artigos publicados na Natureza (Nature)e na Ciência(Science, o número de artigos indexados no Science Citation Index - Expanded e Social Sciences Citation Index, e desempenho docente per capita duma universidade. Mais de 1.200 universidades são realmente classificadas por ARWU cada ano e as 500 melhores são publicadas.
Classificação mundial:



No Brasil:

sábado, 13 de agosto de 2016

Interação predador-presa: resolvendo numericamente o sistema Lotka-Volterra

A variação dos parâmetros leva a novas soluções cíclicas.
A convivência entre presas e predadores não é fácil. Os predadores dependem de suas presas para a sobrevivência, as presas, sem esse "controle" externo, poderiam aumentar muito em número e exaurir os recursos, levando toda a população a morrer de fome. É um equilíbrio dinâmico delicado. Esse equilíbrio, para o caso de um predador e uma presa específica, foi matematicamente estabelecido pelos pioneiros na biomatemática A. Lotka e V. Volterra no início do século XX (sim, podemos ter muita matemática até mesmo na biologia).

O sistema de equações diferenciais Lotka-Volterra pode ser expresso por:
$$ \frac{dx}{dt} = x(a - by)$$
$$\frac{dy}{dt} = y(cx - d) $$
Onde $x$ é a população de predadores, $y$ é a população de presas. Pequenas variações nos parâmetros $a$, $b$, $c$ e $d$ podem levar a resultados instáveis e à extinção dos dois grupos. A solução desse sistema de equações (quando não ocorre a extinção) apresenta um comportamento oscilatório periódico simples. Vale lembrar que esse é um modelo muito simples, pois não inclui fatores externos como, por exemplo, o clima, limitação de recursos naturais, competição dentro da própria população, etc.

Por exemplo, se a população de predadores (ex: lobos) for limitada por caçadores humanos sempre que seu número passar de um certo valor, como ficaria solução do sistema? A figura abaixo ilustra essa situação (os predadores são contidos depois do "tempo" 1000 a um valor máximo de 35).
Efeito da limitação externa da população de predadores.
O código Scilab abaixo (sem pretensão de ser otimizado) exemplifica a solução numérica do sistema Lotka-Volterra (como de costume - código quase sem comentários).

///// Predador-presa
//  x' = x(-a+by)
//  y' = y(-cx+d)

clc; close; close;
cor = ['b','m','g','r','k','y'];
a = 0.1; b = 0.00015; c = 0.005; d = 0.15;
for r = 1:4
x = 30; 
y = 1000;
vx = [x];
vy = [y];
t = 0; dt = 0.1;
for k=1:2999
    x = x + dt*x*(-a+b*y);
    if k>1000 then if x > 35 then x = 35; end; end;
    y = y + dt*y*(-c*x+d);
    vx = [vx, x];
    vy = [vy, y];
    t = t + dt;
end
subplot(2,2,1); plot(vx,cor(r)); title('predador'); plot([0],[0],'y');
subplot(2,2,2); plot(vy,cor(r)); title('Presa'); plot([0],[0],'y');
subplot(2,2,3); plot(vx,'b'); plot(vy,'m');
subplot(2,2,4); plot(vx,vy,cor(r));  plot([0],[0],'y');
//a = a*0.9; b = b*0.9; 
//c = c*1.1; d = d*1.1;
a = a*1.1; b = b*1.1; 
c = c*0.9; d = d*0.9;
end;
 

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Heróis do Clima - as mudanças climáticas explicadas em quadrinhos

Figura original aqui.
Nem todos concordam, alguns cientistas (uma proporção bem pequena) acreditam que as mudanças climáticas fazem parte dos ciclos naturais da Terra e sofrem pouca influência das atividades humanas. Uma imensa maioria de pesquisadores, entretanto, apontam que o acúmulo de $CO_2$ na atmosfera está elevando as temperaturas em todo o mundo e fazendo com que o clima apresente extremos calor, frio, secas e tempestades cada vez mais frequentes. Existem muitos interesses econômicos e políticos envolvidos nessa questão.

Pensando nessa questão, o "Planeta Sustentável" fez um gibi para explicar, desde o início, o que é aquecimento global e como ele está acontecendo nos nossos dias. O gibi pode ser baixado gratuitamente. E ainda dá para aprender um pouco sobre a história da ciência e como ela é feita. Vale a pena conferir. Ver link abaixo.

Link aqui.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Bombardeio atômico de Nagasaki: 71 anos

Na hora exata em que a bomba explodiu em 9 de agosto de 1945, um alarme soou e os habitantes de Nagasaki observaram imóveis um minuto de silêncio - fonte aqui.
Nuvem radioativa logo depois da explosão sobre Nagasaki.
Hoje faz 71 anos da segunda explosão de uma bomba atômica sobre uma cidade. O número de vítimas em Nagasaki foi menor que em Hiroshima, mas mesmo assim foram mais de 40 mil pessoas mortas logo após a detonação, muitas outras morreram nos meses seguintes.

O uso das bombas atômicas, provavelmente, encurtou o fim da 2a. Guerra e talvez o número total de mortos fosse ainda maior caso a Guerra continuasse por vários meses, mas os aspectos éticos envolvidos ainda são discutidos.

Para saber mais aqui e aqui. E aqui mesmo no blog.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Mais xadrez: CCXR 2016 – Xadrez Clube (5ª etapa)


CCXR 2016 – Xadrez Clube (5ª etapa) 6/Ago/2016a6/Ago/2019 Sindicato dos Comerciários,Fortaleza-CE Av. Tristão Gonçalves, 803 - Centro Click aqui para fazer sua inscrição agora!


REGULAMENTO:

Diretor/Organizador: Roberto Santiago
Realização: Xadrez Clube
Arbitragem: A Definir
Sistema: Suíço em 6 rodadas.
Cadência: Digital (15'+5") e Analógico (20 minutos)
Data: 06 de Agosto de 2016 (Sábado)
Vagas limitadas: 60 pessoas
Local: Sindicato dos comerciários - Av. Tristão Gonçalves, 803 - Centro.

Horários: 

13:30h Recepção dos enxadristas (inscrições)
14:00h Congresso técnico.
14:15h Primeira rodada. Demais rodadas em sequência sem intervalo
Premiação logo após o fim da 6ª rodada.
Previsão para encerramento: 19:00h.

Premiação:
  • 1º Lugar - Medalha personalizada + R$ 100,00 
  • 2º lugar - Medalha personalizada + R$ 50,00 
  • 3º lugar – Medalha personalizada


Inscrição: 15,00 para filiado FCX em dia, 20,00 para não-filiado(a serem pagos no dia/local do torneio) e GRÁTIS para o 1º torneio (Público que nunca participou de um torneio FCX, CBX ou FIDE).

As pré-inscrições deverão ser feitas no site http://www.chess-ratings.com
Pagamento das Inscrições no dia e local do evento até 15 minutos antes do início.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

IFCE: aprovado mais um mestrado!


Notícia do site do IFCE - fonte aqui.

A partir de 2017 o IFCE irá oferecer mais um curso de mestrado. A proposta de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), estruturada em Rede Nacional, foi aprovada pela Capes e o IFCE será um dos polos do programa. Com esse programa de pós-graduação, o IFCE tem participação em 10 cursos de mestrados, sendo 6 institucionais, 3 em rede e um em associação.Com a aprovação dessa proposta, o IFCE passará a oferecer três cursos de mestrado na área de ensino, uma vez que já possui um curso de mestrado profissional em Ensino de Física, também em rede nacional, e um mestrado acadêmico institucional em Ensino de Ciências e Matemática.Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Auzuir Ripardo, a participação do IFCE em mais um mestrado na área de educação coloca a instituição no caminho da referência na formação continuada de professores. “Isso mostra que o IFCE está no caminho da excelência no ensino, cumprindo um papel essencial na qualificação do professor da educação básica, bem como na capacitação da própria rede de educação profissional”, comentou.A proposta de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica estruturada em Rede Nacional aprovada pela Capes terá sede no Instituto Federal do Espírito Santo, mas irá articular 18 institutos federais, em 14 estados do Brasil, entre eles o IFCE. O programa terá uma oferta de 400 vagas anuais, destinadas a servidores da própria rede e professores da educação profissional, buscando atender à demanda social da formação continuada.Na avaliação da Capes, a comissão considerou que a proposta continha diversos indicadores de que as instituições associadas, que compõem a rede, estão comprometidas com a implantação e o êxito do curso. Além de destacar que a proposta é coerente e ocupa um nicho importante na educação profissional e formação para o trabalho.O Mestrado Profissional em Educação Profissional terá duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT.
Rebeca Casemiro - reitoria.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Onde você pode chegar?

Pesquisa Duília F. de Mello - fonte da imagem aqui.
Frequentemente, observamos o sucesso de algumas pessoas com uma certa dose de inveja. Essa inveja, algumas vezes, pode ser até positiva: nos motiva a crescer e querer alcançar algo mais sem prejudicar nenhuma pessoa. Algumas vezes, o desânimo acaba aumentando e arrumamos desculpas para o nosso aparente "fracasso": a vida foi difícil, não surgiram oportunidades, outras prioridades mais imediatas tiveram que ser atendidas.

Talvez a atitude mais sensata seja pensar algo do tipo: "se aquela pessoa conseguiu, porque eu não posso? O que ela fez e o que eu posso fazer?". Sonhar um pouco e pensar "grande" não é errado, desde que não fique só nisso. Planejar sem lançar as bases e não executar as ações necessárias será apenas uma fonte de frustração. É necessário deixarmos um pouco a preguiça de lado, estudar e executar o que foi planejado. "Naturalmente", as oportunidades surgirão e, pelo menos em parte, dos nossos sonhos serão realizados. Algumas vezes, podemos até ultrapassar os sonhos mais ousados.

Um exemplo concreto: a pesquisadora e professora Duília Fernandes de Mello (lattes aqui, blog desativado aqui, UCA, Wikipédia). A professora Duília tem origem humilde e, fora a grande curiosidade que sempre mostrou, nada indicava que, para ela, o céu é o limite.

Um breve resumo da vida de Duília (Wikipédia):
Duília de Mello nasceu em Jundiaí e cresceu no Rio de Janeiro. Começou a se interessar por Astronomia quando ainda era criança. No final da década de 1970. Diante desse entusiasmo, começou o curso de Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e logo após, fez mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. Depois, concluiu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado no Cerro Tololo Inter-American Observatory, no Chile, e no Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Também passou pelo Space Telescope Science Institute, nos Estados Unidos, e foi professora assistente no Observatório de Onsala, na Suécia. 

Atualmente, é pesquisadora associada da NASA, Goddard Space Flight Center, e professora da Universidade Católica da América (CUA, na sigla em inglês), em Washington nos Estados Unidos. É casada com o astrônomo Tommy Wiklind. Fala português, inglês, espanhol e um pouco de sueco.

A cientista foi responsável pelo descobrimento da Supernova SN 1997D. Esta descoberta se deu no Chile, no dia 14 de janeiro do ano de 1997. Além disso, também participou da descoberta das Bolhas azuis, conhecidas como "orfanatos de estrelas" por darem origem a estrelas fora das galáxias.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

CCXC 2016 – Prof. Nilo Sales (4ª Etapa) - Classificação final e algumas fotos do torneio.

Os dois melhores do torneio em ação. Não tem jeito, jogador de xadrez quando não está jogando está "peruando". 







A Classificação final ficou assim (fonte aqui):