quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Onde você pode chegar?

Pesquisa Duília F. de Mello - fonte da imagem aqui.
Frequentemente, observamos o sucesso de algumas pessoas com uma certa dose de inveja. Essa inveja, algumas vezes, pode ser até positiva: nos motiva a crescer e querer alcançar algo mais sem prejudicar nenhuma pessoa. Algumas vezes, o desânimo acaba aumentando e arrumamos desculpas para o nosso aparente "fracasso": a vida foi difícil, não surgiram oportunidades, outras prioridades mais imediatas tiveram que ser atendidas.

Talvez a atitude mais sensata seja pensar algo do tipo: "se aquela pessoa conseguiu, porque eu não posso? O que ela fez e o que eu posso fazer?". Sonhar um pouco e pensar "grande" não é errado, desde que não fique só nisso. Planejar sem lançar as bases e não executar as ações necessárias será apenas uma fonte de frustração. É necessário deixarmos um pouco a preguiça de lado, estudar e executar o que foi planejado. "Naturalmente", as oportunidades surgirão e, pelo menos em parte, dos nossos sonhos serão realizados. Algumas vezes, podemos até ultrapassar os sonhos mais ousados.

Um exemplo concreto: a pesquisadora e professora Duília Fernandes de Mello (lattes aqui, blog desativado aqui, UCA, Wikipédia). A professora Duília tem origem humilde e, fora a grande curiosidade que sempre mostrou, nada indicava que, para ela, o céu é o limite.

Um breve resumo da vida de Duília (Wikipédia):
Duília de Mello nasceu em Jundiaí e cresceu no Rio de Janeiro. Começou a se interessar por Astronomia quando ainda era criança. No final da década de 1970. Diante desse entusiasmo, começou o curso de Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e logo após, fez mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. Depois, concluiu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado no Cerro Tololo Inter-American Observatory, no Chile, e no Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Também passou pelo Space Telescope Science Institute, nos Estados Unidos, e foi professora assistente no Observatório de Onsala, na Suécia. 

Atualmente, é pesquisadora associada da NASA, Goddard Space Flight Center, e professora da Universidade Católica da América (CUA, na sigla em inglês), em Washington nos Estados Unidos. É casada com o astrônomo Tommy Wiklind. Fala português, inglês, espanhol e um pouco de sueco.

A cientista foi responsável pelo descobrimento da Supernova SN 1997D. Esta descoberta se deu no Chile, no dia 14 de janeiro do ano de 1997. Além disso, também participou da descoberta das Bolhas azuis, conhecidas como "orfanatos de estrelas" por darem origem a estrelas fora das galáxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário