segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Ranking das Universidades pelo mundo


Estudar em uma grande universidade é um diferencial para qualquer um que queira progredir no mundo acadêmico ou profissional. Foi divulgado a poucos dias mais um ranking (ranking de Xangai 2016) com as melhores universidades do mundo, as americanas predominam.
A Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (em inglês: Academic Ranking of World Universities, em sigla: ARWU) é publicada pela primeira vez em junho de 2003 pelo Centro de Universidades de Classe Mundial (CWCU), da Escola Superior de Educação (ex-Instituto de Ensino Superior) de Universidade de Jiao Tong de Xangai, na China, sendo atualizada numa base anual. A ARWU usa seis indicadores objetivos para classificar as universidades mundiais, incluindo o número de ex-alunos vencedores do Prémio Nobel e Medalha Field e membro do corpo docente que obtiverem tais prémios, o número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Thomson Reuters, o número de artigos publicados na Natureza (Nature)e na Ciência(Science, o número de artigos indexados no Science Citation Index - Expanded e Social Sciences Citation Index, e desempenho docente per capita duma universidade. Mais de 1.200 universidades são realmente classificadas por ARWU cada ano e as 500 melhores são publicadas.
Classificação mundial:



No Brasil:

Um comentário:

  1. As universidades brasileiras têm que começar a preocuparem-se seriamente - e não só fingir que estão preocupadas - com a internacionalização de seus serviços acadêmicos.

    ResponderExcluir