domingo, 22 de novembro de 2015

Café filosófico - discutindo ideias


Em um mundo tomado pelo fanatismo e pela intolerância, políticos descaradamente demagógicos, discutir ideias e enxergar além do óbvio é quase uma utopia. Essa é a proposta do Café Filosófico. Em sua videoteca, disponível on-line (ver aqui), alguns pensadores discutem a realidade, nossa cultura e os problemas contemporâneos.
O café filosófico cpfl é uma série de encontros nos quais são abordados os anseios e angústias dos indivíduos na sociedade contemporânea. aqui, o ponto de partida para se pensar o contemporâneo são as pessoas e seus afetos; são os comportamentos, angústias e ansiedades nas relações mais próximas de cada um de nós; são expressões, estilos, aventuras e modos de existir. as referências teóricas fundamentais estão na psicanálise e na filosofia.
Um dos vídeos que me chamou a atenção foi "Os velhos e os novos pecados", conduzido por Leandro Karnal (lattes aqui). Um resumo do que é discutido no vídeo:
Afinal, o que é e o que não é pecado? Será que existe uma resposta para essa pergunta que seja verdadeira em todos os tempos da história? Ou será que a nossa ideia do pecado é fruto da nossa própria sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário