sábado, 1 de agosto de 2015

Sobrevivendo a uma greve.

Ok, essa postagem não está endereçada para crianças, mas ...
Esta postagem é para quem ficou sem aulas - muitos professores continuam com as atividades de ensino. Não vou entrar no mérito da greve ser justa ou não, necessária ou ter sido "acidental". Esclarecido esse ponto, vamos em frente!

A primeira observação é: essa greve não deve ser muito longa. Acredito que acabe neste mês de agosto. Claro, posso está sendo otimista, mas a conjuntura atual não permite que as negociações se estiquem indefinidamente.

Se essa é a sua primeira greve em uma escola pública, você deve estar meio perdido e muito chateado, mas "não entre em pânico". Esse tempo perdido durante uma greve, de uma forma ou de outra, vai ser recuperado (parcialmente) nos próximos semestres.

É muito difícil manter os estudos em dia, estamos acostumados a fazer as tarefas quando tem alguém nos cobrando. É um bom exercício se esforçar para manter um horário de estudos. Assim, quando as aulas retornarem, você não irá sentir tanto essa parada. Esse exercício, ser meio que auto-didata, pode ser útil no futuro, na sua vida profissional.

Talvez a biblioteca feche e você fique sem acesso aos livros físicos. Existe a biblioteca virtual (BVU - ver postagem aqui) com um bom número de títulos, além do material que você pode encontrar livremente na internet. Hoje é muito fácil ter acesso a material de boa qualidade na web.

Aproveite esse tempo "livre" para fazer algum curso ou pedir ao pessoal do CA para oferecer minicursos, por exemplo. Conhecer os laboratório e se voluntariar para participar de alguma pesquisa também é uma boa opção.

Para concluir: mesmo para aqueles que estão correndo o risco de perder alguma oportunidade de trabalho ou estágio por conta da greve, o melhor é não ficar apenas vendo o tempo passar. E, quando tiver alguma assembleia, apareça e faça a sua voz, junto com a de outros colegas, ser ouvida.

Obs: a próxima assembleia geral está prevista para 07/agosto, sexta-feira, as 16h, Campus Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário