segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Superando obstáculos pela educação

Cristian Santos: este teve que superar muito obstáculos.
Algumas manchetes (mais ou menos) recentes:
  • Barrado na escola por uniforme velho, vendedor de cocadas faz 5 faculdades Ele era criticado por não ter mochila, usar tênis gasto e ser filho de pedreiro. Hoje bibliotecário da Câmara, homem tem livro indicado ao Prêmio Jabuti.
  • Ex-borracheiro estuda com 200 kg de resumos por 4 anos e vira juiz no DF Ele trocava de roupa com irmãos para não ir igual todos os dias à faculdade. Spanholo também já costurou e lavou carros; hoje ele é colega de miss DF.
  • Com livros achados no lixo, morador do DF aprende a ler e se torna médico Órfão aos 2 anos, ele cresceu no Chaparral e buscava comida pelas ruas. Cícero conheceu obras de Bach, Beethoven e Kafka por meio dos descartes.
  • ‘Venci’, diz ex-catadora de latinhas do DF que passou em concurso do TJ Marilene Lopes trocou renda mensal de R\$ 50 por salário de R\$ 7 mil. 'Passei um ano com uma só calcinha', lembra a hoje técnica judiciária.
Fonte: aqui e no "saiba mais".

Exemplos desse tipo existem muitos por aí. Alguém já ouviu falar de um tal de Machado de Assis ou de Michael Faraday? Eles tiveram que superar inúmeras dificuldades para chegarem onde chegaram. O problema é que a maioria das pessoas usam as dificuldades como desculpa para não se esforçar e crescer. Com um pouco de apoio, muita força de vontade e esforço constante, "qualquer um" pode chegar (muito) longe e atingir os seus objetivos. Claro, isso não é desculpa para a nossa sociedade ser injusta como é. Ou para você se fazer de vítima e se acomodar no em um canto qualquer muito abaixo do seu real potencial.

Muitos doutores (ok, não existe somente o sucesso acadêmico) de hoje começaram de a vida em famílias humildes, de poucas condições e com poucos livros. Eles tiveram que aproveitar (ou criar) cada oportunidade que surgia com toda a energia e determinação. Deixar passar uma boa oportunidade é um erro grave. Sem trabalho, nem os resultados nem o sucesso aparecem. Na verdade, não é nem um pouco fácil conseguir sair do "zero" e chegar ao "topo". Obviamente, quanto mais alto o ponto de partida e melhores as condições, mais "natural" é a subida.

Mais que o famoso QI (quociente de inteligência, não o "quem indica") alto, talvez o mais importante seja dominar os próprios medos, a ansiedade, ter a não tão famosa resiliência. Não adianta muito ser inteligente e não saber trabalhar em equipe, só o conhecimento é insuficiente. Dominar a si mesmo e aprender a superar os obstáculos é fundamental.

Então, nada de ficar acomodado e reclamando da vida. Focar nos estudos, não deixar o tempo passar a toa, aproveitar as oportunidades, trabalho e dedicação. E chegar ao sucesso e atingir seus objetivos será uma questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário