segunda-feira, 2 de março de 2015

Portal de Periódicos da Capes: preocupação?!


Desde sua implantação em 2000 pela Capes, o Portal vem se mostrando uma ferramenta extremamente eficaz na contribuição para o avanço da pesquisa e da pós-graduação no Brasil. Atualmente são mais de 300 instituições parceiras que possuem acesso ao texto completo da literatura científica disponível em periódicos eletrônicos nacionais e internacionais, bases de dados científicas referenciais e de texto completo além de livros eletrônicos. Fonte aqui.

*****

A história do Portal de Periódicos remonta o ano de 1990 quando, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa para bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES). Foi a partir dessa iniciativa que, cinco anos mais tarde, foi criado o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP). O Programa está na origem do atual serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à comunidade acadêmica brasileira.

O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. Com o Portal, a Capes passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais.

O lançamento foi marcado por uma solenidade realizada no Ministério da Educação, que contou com a presença do Ministro da Educação, o Presidente da Capes, os membros da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), representantes de instituições de ensino superior e dos provedores de informação científica. Fonte aqui.

Mas .........
======================================

São Paulo, 24 de fevereiro de 2015
SBPC – 28/Dir.


Excelentíssimo Senhor

Ministro CID GOMES

Ministério da Educação – MEC

Brasília, DF.

Senhor Ministro,

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP) e as Sociedades Científicas associadas à SBPC vêm a vossa presença externar, em nome da comunidade acadêmico-científica do país, preocupação com o risco de descontinuidade da manutenção e atualização do Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), para todos os envolvidos com educação, ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Esse risco, que já nos ameaçou em passado recente, trata agora do corte da verba destinada à manutenção e atualização desse importante instrumento de acesso à ciência brasileira e mundial, como consequência dos cortes já efetuados pelo Governo no âmbito das medidas de ajuste fiscal.

O Portal da Capes é uma biblioteca on line que disponibiliza o seu acervo (36.000 revistas científicas com milhares de artigos atualizados diariamente; 110 bases de dados internacionais, todas as patentes do mundo e centenas de livros) a todas as universidades públicas, centros de pesquisa e outras instituições de ensino e pesquisa de todas as regiões do país, tendo sido responsável por equalizar o acesso à informação entre todos os estados brasileiros, antes impossibilitado a tais instituições pela ausência de bibliotecas físicas qualificadas então inexistentes em todo o país. O acervo do Portal Capes abrange todas as áreas do conhecimento, das ciências humanas e sociais às biológicas e da saúde, exatas e tecnológicas. Vale destacar que custaria ao Ministério da Educação um volume de recursos dezenas de vezes maior que o investido no Portal Capes para manter modestas bibliotecas presenciais, em papel, nas suas próprias universidades.

Vossa Excelência certamente reconhece a complexidade e as dificuldades de nosso sistema educacional e acadêmico, e com certeza conhece o papel que o Portal da Capes desempenha na nossa sociedade como ferramenta de auxílio permanente ao avanço da Ciência brasileira. É um instrumento sem igual de democratização do conhecimento científico em nosso País.

Assim, solicitamos sua atenção para essa questão e contamos com seu apoio para que ela seja bem resolvida e que o Portal da Capes possa continuar servindo de maneira excepcionalmente importante nossa comunidade acadêmico-científica.

Na certeza de contar com sua compreensão e apoio, subscrevemo-nos renovando nossos protestos de estima e consideração.

Cordialmente,
   HELENA BONCIANI NADER
Presidente da SBPC


Entidades que assinam conjuntamente / Presidentes

Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP), Isac Almeida de Medeiros
Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Antonio Carlos de Souza Lima
Associação Brasileira de Biologia Marinha (ABBM), Elisabete Barbarino

(....) e muitas outras entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário