quarta-feira, 25 de março de 2015

Uma pequena câmera + software = leitor para cegos (FINGERREADER)


Uma pesquisa bem interessante que alia processamento digital de imagens, reconhecimento de texto e conversão de texto-fala.
-------------------------------------

A leitura em Braille poderá deixar de ser a única forma de como os invisuais contornam a falta de um sentido tão importante nas suas vidas. O Media Lab do MIT desenvolveu o protótipo de um dispositivo que lê “em voz alta” o texto para onde o utilizador aponta, permitindo aos cegos uma melhor compreensão do mundo à sua volta.

O FingerReader é um pequeno dispositivo que se coloca no indicador e que contém uma pequena câmara na parte da frente. Assim que o utilizador aponta para um texto, os algoritmos criados começam a criar uma série de hipóteses de transcrição, que se vão restringindo à medida que o sensor se vai aproximando das palavras em questão.

Em tempo real, o utilizador está a ouvir aquilo que gostaria mas não consegue ler com os seus olhos. Existem ainda certas funcionalidades que foram implementadas para que a experiência de leitura seja ainda mais agradável e fluída, como pequenas vibrações sempre que a linha de texto terminar ou sempre que o invisual não esteja a seguir corretamente o texto com o seu dedo.

Fonte e notícia completa aqui. Artigo "FingerReader: A Wearable Device to Support Text Reading on the Go" do MIT aqui. E mais: Fluid Interfaces research group.

Nenhum comentário:

Postar um comentário