domingo, 1 de março de 2015

New Horizons: luas orbitando Plutão


As luas Nix e Hydra são visíveis em uma série de imagens obtidas pela sonda New Horizons a partir de 27 de janeiro-fevereiro 8, a distâncias que variam de cerca de 125 a 115 milhões de milhas (201 a 186 milhões de quilômetros). As imagens de longa exposição oferecerem a melhor vista da New Horizons destas duas pequenas luas orbitando Plutão.

Estes são as primeiros de uma série de imagens de longa exposição, que continuarão até o início de março, com o objetivo de refinar o conhecimento da equipe sobre as órbitas das luas. Cada quadro é uma combinação de cinco imagens de 10 segundos, tomadas com reconhecimento de longo alcance do Long-Range Reconnaissance Imager (LORRI) usando um modo especial que combina pixels para aumentar a sensibilidade à custa da resolução. À esquerda, Nix e Hydra são apenas visíveis contra o brilho de Plutão e sua grande lua Caronte, e o campo denso de estrelas de fundo. A faixa brilhante e escura que se estende ao direito de Plutão é um artefato de câmera eletrônica, resultante da superexposição de Plutão e Caronte.

Outras duas pequenas luas de Plutão, Styx e Kerberos, são ainda menores e muito fracas para ser visto por New Horizons a sua distância atual de Plutão; elas vão se tornar visíveis nos próximos meses.




Fonte aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário