quarta-feira, 11 de março de 2015

Dica de leitura: As grandes equações (Robert P. Crease)


O que as equações $c^2 = a^2 + b^2$, $F = ma$, $F_g = G m_1 m_2/r^2$, $E = mc^2$ têm em comum? "Simples": elas revolucionaram o conhecimento científico. Ou melhor, foram resultados de séculos de descobertas sintetizadas em uma expressão matemática concisa. Mas, primeiro a matemática precisou ser inventada para permitir que essas fórmulas surgissem. A notação matemática não nasceu pronta, ela foi resultado de um demorado processo de formulação e depuração. Os conceitos "primitivos" da Física grega precisaram de uma longa gestação de muitos séculos para chegarem aos conceitos atuais. A ciência não nasce pronta. Lendo os livros de histórias, podemos ter a impressão que o conhecimento vai sendo sempre evoluindo de forma quase que linear. É um engano. Os caminhos são bem mais tortuosos. As "certezas" de hoje podem se tornar erros "evidentes" para os cientistas do próximo século.

No livro de Robert P. Crease vemos um pouco dessa história, tendo por foco algumas das mais famosas equações da Física e da Matemática. Uma resenha "oficial":


O filósofo da ciência Robert P. Crease conta a história das equações mais importantes do Ocidente, de seus engenhosos criadores - nomes como Pitágoras, Newton, Euler, Maxwell, Einstein, Schrödinger, Heisenberg - e suas dúvidas, embates, frustrações e alegrias. Em linguagem simples, cada capítulo é dedicado a uma ou mais formulações que originaram grandes descobertas científicas. O autor demonstra ainda que as equações matemáticas são tão importantes para o momento histórico em que foram criadas quanto as obras de arte. Seja o teorema de Pitágoras, a lei do movimento de Newton ou a "equação celebridade" de Einstein ($E=mc^2$) - tema de capa da revista Time, em 1946. Sem elas, não existiriam realizações relativamente simples, como pontes e edifícios, muito menos as complexas, como os computadores quânticos, os foguetes espaciais e a nanotecnologia. Prepare-se para conhecer algumas histórias surpreendentes.

Fonte aqui. Um pequeno trecho do livro (final da Introdução):

Este livro tem por objetivo mostrar que as equações são muito mais que simples ferramentas. Como outras criações humanas, elas têm significado social e são dotadas de vigor cultural. Além das grandes equações, aqui estão também breves relatos sobre quem as descobriu, as insatisfações por trás da descoberta e o que elas dizem sobre a natureza do nosso mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário