terça-feira, 16 de julho de 2013

Vale a pena registrar: estudantes do IFCE criam biodiesel de óleo de cozinha


O projeto "Reciclagem de óleo comestível usado para a produção de biodiesel, glicerina e sabão", desenvolvido pelos alunos Cícero Paulo dos Santos, Alanna Lucena e Maria Jéssica da Silva (IFCE - Campus Juazeiro do Norte), sob a orientação do professor Ricardo Ferreira da Fonseca, foi credenciado para participar de feira científica em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O trabalho apresenta alternativas para o reaproveitamento do óleo de cozinha. Os estudantes irão para a Milset (International Movement for Leisure Activities in Science and Technology) Expo-Sciences International 2013, que acontecerá em setembro deste ano, custeados pela Petrobras e pelo próprio IFCE.

Já os estudantes Jennifer Marques, Leonardo Lima e Thiago Tavares desenvolveram o projeto "Potencialidades do Pequi", com o objetivo de mostrar a importância do fruto para a região e a possibilidade de utilizá-lo para fabricar biocombustível, glicerina, sabão e briquete. Esse outro projeto juazeirense também se destacou e representará o Ceará na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que acontecerá em Recife, no mês de outubro.

Fonte: aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário