quarta-feira, 3 de julho de 2013

Notícias do mundo das ciências

Algumas notícias da ciência são estranhas, outras "triviais", algumas ainda difícies de entender. Aqui vão algumas que eu achei particularmente interessantes.




Algumas bacterias termófilas vistas por um microscópio eletrônico.

Os últimos sobreviventes

Estudo revela que, dentro de bilhões de anos (provavelmente em menos de 1,5 bilhão de anos), com Sol mais quente, somente minúsculos organismos (os extremófilos) sobreviverão, enterrados no solo.

Segundo a equipe escocesa que realizou o estudo, esses micro-organismos serão as únicas criaturas capazes de suportar o calor, a aridez e a atmosfera tóxica dessa Terra do futuro.

Os pesquisadores suspeitam de que os micróbios estarão, provavelmente, agrupados perto dos últimos vestígios de água, nas profundezas do solo.

No final, as condições no planeta serão tão ruins que até os extremófilos desaparecerão - e dentro de 2,8 bilhões de anos, não restará qualquer vida na Terra.

Para saber mais: aqui e aqui.

A placa perfurada e seus furos tampados criam um autêntico metamaterial.

Paredes acusticamente invisíveis

Uma equipe formada por pesquisadores do Japão e da Coreia do Sul desenvolveu uma técnica que torna uma parede virtualmente "invisível para o som". Ou seja, de um ótimo refletor de ondas acústicas, as paredes podem ser transformadas em um transmissor acústico quase perfeito.
Embora seja difícil encontrar alguma utilidade prática para a técnica em termos de paredes reais, ela pode fazer a diferença em microscópios, filtros de ruído e concentradores acústicos.

Fonte:  aqui.

O transístor sem semicondutor (esquerda) e a estrutura do nanotubo de nitreto de boro (direita).

Eletrônica: transístor sem semicondutor dispensa silício e não esquenta

Computadores fundamentam-se em processadores, que são feitos de transistores, que são fabricados com semicondutores, sendo o principal deles o silício.

Esta é a tem sido a espinha dorsal da nossa atual "Era da Tecnologia", com apenas um detalhe a mais: o motor dessa era é a miniaturização, que, em última instância, permite acelerar cada vez mais os computadores.

Mas há algumas pedras nesse caminho. Uma delas é que não vai dar para diminuir muito mais os transistores. Outra é que os semicondutores têm sido muito bons, mas eles desperdiçam energia demais na forma de calor.

Chee Huei Lee e seus colegas da Universidade Tecnológica de Michigan, nos Estados Unidos, acabam de apresentar uma nova alternativa:  um transístor de tunelamento quântico.

Para ler mais: aqui.

Abstract do artigo Room-Temperature Tunneling Behavior of Boron Nitride Nanotubes Functionalized with Gold Quantum Dots:

One-dimensional arrays of gold quantum dots (QDs) on insulating boron nitride nanotubes (BNNTs) can form conduction channels of tunneling field-effect transistors. We demonstrate that tunneling currents can be modulated at room temperature by tuning the lengths of QD-BNNTs and the gate potentials. Our discovery will inspire the creative use of nanostructured metals and insulators for future electronic devices.

Fonte aqui.

Embora os vórtices magnéticos, chamados skyrmions, sejam incrivelmente estáveis, os monopolos magnéticos são capazes de criá-los a destruí-los, abrindo caminho para seu uso no armazenamento de dados.

Descobertos monopolos magnéticos artificiais

Um ímã tem um pólo norte e um pólo sul. Mas, tão logo ele for quebrado ao meio, imediatamente formam-se dois novos ímãs completos, com seus respectivos pólos norte e sul.

Mas não haverá um fim para isso, um momento em que se torna possível ter apenas um pólo norte sem um pólo sul, ou vice-versa?

Em 1931, Paul Dirac afirmou que sim, que existia essa espécie de "partícula magnética fundamental", ou monopolo magnético.

Mas foi somente em 2009 que físicos afirmaram ter observado pela primeira vez um monopolo magnético. Um ano depois, o monopolo magnético foi observado a temperatura ambiente.

Notica completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário