sábado, 27 de julho de 2013

Quântica e gravitação na escola!


Posso dizer seguramente que ninguém entende a física quântica. 
I think I can safely say that nobody understands quantum mechanics. 
Richard Feynman - The Character of Physical Law (1965) Ch. 6; MIT Press, 1967.

Se acha que as Leis de Newton já são bastantes complicadas e que resolver um problema de eletrostática é coisa para quem não tem o que fazer, por favor, pare por aqui mesmo. Ou, respire fundo, e siga corajosamente em frente! Ok, não vamos entrar nas equações.

A descrição do mundo microscópico não é uma tarefa fácil e requer muita imaginação, matemática avançada e, em geral,  instrumentos extraordinariamente caros (nos anos 1920, 1930, eles eram "baratos", mas quanto menor o objeto de estudo, mais caro vai ficando todo o instrumental envolvido). Mesmo com tudo o que já sabemos, conseguimos explicar "apenas" uns 5% do Universo.

Se você quer saber um pouco mais sobre esses "míseros" 5% ou conseguir aprender um pouco mais sobre os 95% "desconhecidos ou não explicados", talvez seja hora de frequentar uma escola. Que tal a II Escola de Teoria Quântica de Campos e Gravitação? Alguns professores do IFCE devem participar. Inclusive, o professor Wilami Teixeira da Cruz (IFCE - Juazeiro do Norte) participa da comissão de organização local.

Para saber mais, leia abaixo.

Divulgando:


A II Escola de Teoria Quântica de Campos e Gravitação do Nordeste tem como objetivo principal difundir essa área de conhecimento entre os alunos de graduação e pós-graduação do Nordeste, ao mesmo tempo que procura contribuir com conhecimentos específicos para auxiliar a pesquisa em temas atuais, tendo em vista estudantes de Doutorado e Pós-Doutores. Por outro lado, a escola possibilitará uma maior interação entre os estudantes de diversos estados do Nordeste.

Temas:
  • Soluções de mundo-brana
  • Campos escalares em Cosmologia
  • Ressonâncias de Grávitons
  • Violação da simetria de Lorentz em Gravitação
  • Espinores em seis dimensões
  • Violação da simetria de Lorentz a temperatura finita
  • Deformação em teorias de calibre

Fonte: fisica.ufc.br/etqc2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário