sexta-feira, 29 de março de 2013

Mestrado em Engenharias IV do IFCE Aprovado!


Depois de várias tentativas frustadas, finalmente conseguimos aprovar um mestrado em Engenharias IV (ver Tabela Capes das Áreas do Conhecimento aqui). O processo de avaliação de novos cursos por parte da CAPES é rigoroso (ver aqui e aqui) e detalhado. Para uma instituição como o IFCE que ainda não tem uma longa tradição em pesquisa acadêmica, esse processo é extenuante, mas, sem dúvida,.valeu a pena o esforço!

Esse será o terceiro curso de mestrado ofertado pelo IFCE, já temos os mestrados em Tecnologia de Alimentos (CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - CIÊNCIA DE ALIMENTOS) e Tecnologia e Gestão Ambiental (ENGENHARIA SANITÁRIA - ENGENHARIAS I), agora é a vez do mestrado em Engenharia de Telecomunicações (ENGENHARIAS IV).

Esse resultado positivo já era esperado, pois, extra-oficialmente, sabíamos que o curso estava aprovado, mas somente agora, após a 144a. reunião CTC/ES (Reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior) da CAPES, é que recebemos a confirmação oficial (link aqui). Agora, teremos muito trabalho pela frente: aprovação oficial do regimento interno do mestrado, lançamento da página do programa na internet, divulgação do edital de seleção para a primeira turma de mestrado (serão poucas vagas, qualquer coisa entre 10 e 12 vagas para alunos regulares - informação não oficial) e outras atividades. O mestrado irá funcionar no Campus Fortaleza, próximo ao Departamento de Telemática, as aulas devem começar no próximo semestre letivo, em 2013.1.

Mais informações devem ser divulgadas (neste blog e na página oficial do IFCE) ao longo da próxima semana.

Parabéns a todos que estiveram envolvidos nesse processo (e eu pelo meio), inclusive toda a gestão anterior ligada à pesquisa e ao ensino e também o Diretor Geral do Campus Fortaleza! Sem o apoio institucional esse mestrado não teria sido possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário