quarta-feira, 20 de março de 2013

Novas da ciência e da tecnologia

Esta figura esquemática mostra como é que a luz emitida por uma galáxia longínqua é distorcida pelo efeito gravitacional de uma galáxia mais próxima, que atua como uma lente, fazendo com que a fonte distante apareça distorcida mas mais brilhante e formando característicos anéis de luz, os chamados anéis de Eisntein.  [Imagem: ALMA (ESO/NRAO/NAOJ)/L. Calçada/Y. Hezaveh et al.] Fonte aqui.

Pequena seleção de novidades do munda ciência e tecnologia.

Chips que se autoconsertam são virtualmente indestrutíveis

Imagine que o hardware do seu celular ou do seu computador possa reparar a si mesmo, sem que você precise levar o aparelho à assistência técnica.

Esta possibilidade acaba de ser demonstrada por engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

Nos testes, mesmo com erros dramáticos induzidos pelos pesquisadores, os chips conseguiram consertar a si mesmos em alguns microssegundos, recuperando-se de problemas que vão desde o descarregamento da bateria até uma falha total dos transistores.

Para ler mais: aqui.
Os pesquisadores destruíram várias partes dos circuitos integrados acertando-os várias vezes com disparos de raios laser de alta potência - e eles voltaram a funcionar normalmente usando novas rotas disponíveis no próprio chip.[Imagem: Jeff Chang e Kaushik Dasgupta/Caltech]


Processadores poderão alcançar velocidades PHz (petahertz)

Transistores controlados pela luz poderão atingir velocidades 10.000 vezes mais elevadas do que aqueles que compõem os atuais processadores de computador.

A grande novidade, porém, é que esses transistores não serão feitos de materiais semicondutores, mas de materiais isolantes, ou dielétricos.

Enquanto os processadores mais modernos funcionam a cerca de 3 GHz, um transistor isolado pode atingir 100 GHz.

Para ler mais: aqui.
"O material torna-se condutor tão logo um elevado pulso de luz é aplicada a ele, só que os dielétricos são 10.000 vezes mais rápidos do que os semicondutores."[Imagem: Thorsten Naeser/LMU]

Transístor de grafeno abre caminho para processadores reconfiguráveis

Os transistores, os elementos básicos dos computadores e de toda a eletrônica, são fabricados em dois sabores.

São necessários transistores do tipo p (positivo) e transistores do tipo n (negativo) para construir os circuitos lógicos que formam os processadores e todos os chips.

Por exemplo, recentemente engenheiros do MIT conseguiram fabricar um transistor tipo p quatro vezes mais rápido do que os atuais - agora eles estão tentando fazer o mesmo com um tipo n para que a novidade possa chegar aos processadores.

Mas nenhuma barreira parece ser alta o suficiente para o "material maravilha", o grafeno, que acaba de se tornar responsável por mais um feito inédito na eletrônica: um transístor que pode ser p ou n, dependendo da necessidade.

Para ler mais: aqui.
O componente tem uma arquitetura diferenciada, com dois eletrodos e duas portas dispostas sobre uma folha de grafeno. [Imagem: NIMS]


Telescópio ALMA é inaugurado com descobertas questionadoras

O telescópio ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) foi inaugurado oficialmente ontem no deserto chileno, a mais de 5.000 metros de altitude.

O evento, que contou com a participação do presidente do Chile, Sebastián Piñera, marcou o final da construção da maior parte dos principais sistemas do telescópio gigante e a transição para a fase científica.

Como os cientistas já vinham trabalhando com as primeiras antenas instaladas, a inauguração foi regada a artigos científicos - pelos cinco estudos foram publicados no mesmo dia, nas revistas Nature e Astrophysical Journal.

O trabalho de montagem das antenas do ALMA terminou recentemente, com o último grupo de sete antenas, do total das 66, estando em fase de testes, antes de ficarem completamente operacionais.

Para ler mais: aqui.
O ALMA é um telescópio redimensionável. Suas antenas são carregadas por um gigantesco caminhão, que as reposiciona em espaçamentos que variam entre 150 metros e 16 quilômetros. [Imagem: Clem/Adri Bacri-Normier/ESO]


Nenhum comentário:

Postar um comentário