Selecionei algumas notícias e curiosidades sobre ciência que eu acho que valem a pena serem conferidas.
- Planetas rochosos orbitando estrelas.
A missão Kepler descobriu candidatos a planeta do tamanho da Terra e, mais ainda, os primeiros que estão na zona habitável de uma estrela. Resultados mais do que aguardados pelos astrônomos do mundo inteiro. Isso porque a missão espacial Kepler da NASA foi concebida na década de 1990 justamente com o intuito de detectar planetas que tivessem o tamanho da Terra e, por isso, deveriam ser rochosos.
fontes:
planetas rochosos - em português e
planetas rochosos - nasa
- Pulga d'água tem maior número de genes entre espécies animais.
Um estudo divulgado pela revista "Science" revelou o maior genoma entre todas as espécies animais já estudadas no mundo: o crustáceo de água doce pulga d'água (Daphnia pulex), quase microscópico, com 31 mil genes - 8 mil a mais que os humanos.
fonte:
sobre a pulga - g1.com.br
- Energias renováveis podem atender 95% da demanda em 2050, diz WWF.
A demanda energética mundial poderá ser suprida em 95 % por energias renováveis até 2050, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (3) pela organização não governamental (ONG) WWF, em conjunto com a consultoria energética Ecofys. Relatório também afirma que demanda por energia poderá ser 15% menor. Atualmente, 80% da energia global é proveniente de combustíveis fósseis.
fonte:
energia renovável - g1.com.br
- Novo laser revela imagens inéditas de vírus
Um laser que libera pulsos intensos ultracurtos de raios-X é capaz de gerar imagens de vírus intactos, organismos unicelulares e bactérias, fornecendo a cientistas uma ferramenta revolucionária, destaca um artigo publicado na edição desta quarta-feira da revista científica Nature. A técnica, que utiliza um chamado laser de elétron livre, na Universidade de Stanford, na Califórnia, foi testada no mimivírus, o maior vírus conhecido do mundo, que infecta amebas.
fonte:
observando virus com lase - yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário