sábado, 12 de fevereiro de 2011

Uma palavra ou duas sobre inteligência.


O que faz uma pessoa ser classificada como "inteligente" ou "burra"? Um teste de QI? A capacidade de resolver problemas? Aquelas que estão no topo das grandes empresas ou da sociedade são todas inteligentes? Um craque do futebol é inteligente? Um grande escritor é, necessariamente, um gênio? O que é afinal a "inteligência"? Não existe uma definição "fácil" e amplamente aceita para inteligência. Uma pessoa com grande sensibilidade estética pode se tornar um artista reconhecido, mas não é necessariamente uma pessoal muito inteligente. Os campos de atuação são inúmeros, indo do xadrez à música popular, da matemática à poesia, da pintura à escultura. Em geral, o gênio se destaca em apenas um desses campos, raramente em mais de dois.

Uma forma indireta de aferimos a inteligência de determinada pessoa é pela escolaridade. Aqueles que possuem doutorado (Ph.D.) têm um QI estimado de 130. Se o doutorado for em física, esse valor salta para algo próximo a 140. Se nos restringirmos aos testes de QI, deixando de lado as habilidades motoras, e focando principalmente na capacidade analítica e de memória podemos estabelecer uma longa lista de pessoas que se destacaram (ou se destacam) notavelmente dos seus pares.

Lembramos que o QI é considerado uma medida estatística com valor médio 100 e um certo desvio padrão (16 ou 24) que segue a curva normal (gaussiana). Para termos uma ideia de como funciona: provavelmente o seu colega de turma do ensino fundamental mais inteligente deveria ter um QI 130 ou algo mais. E o seu coleguinha mais "burro", algo como 80. Os grandes cientistas e escritores facilmente passam de 140. Entretanto, inteligência não é tudo! Uma pessoa muito criativa pode, em muitos casos, superar uma outra que seja muito inteligente, mas pouco criativa.

Abaixo, temos uma lista (incompleta) que mostra algumas dessas pessoas muito inteligentes. Várias delas são figuras de destaque na história da humanidade. Alguns dos valores de QI apresentados podem variar muito de uma lista a outra. Para a relação abaixo consultamos várias listas disponíveis na internet (ver final do post).

Kim Ung-yong - físico e engenheiro coreano. Com 3 anos de idade, começou a aprender cálculo diferencial. Aos 4, já sabia ler e escrever em japonês, coreano, alemão e inglês (a ponto de compor poesias nesses idiomas). Entrou para o Guinness Book - o Livro dos Recordes - com seu QI de 210 pontos.

Christopher Michael Langan - o homem mais inteligente da América, com um QI de 195 pontos. Criou o "CTMU" (Cognitive-Theoretic Model of the Universe), teoria do relacionamento entre a mente e a realidade. É autodidata e trabalha atualmente em seu rancho.

Philip Emeagwali - engenheiro de computação e geólogo nigeriano. Em 1989, ganhou um prêmio do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE, sigla em inglês) por seu trabalho com supercomputadores da série "Connection Machine", que permitiu um grande avanço nos estudos sobre o petróleo. Possui um QI de 190 pontos.

Garry Kasparov - russo campeão mundial de xadrez. QI de 190 pontos.

Marilyn Vos Savant - autora e colunista de revistas norte-americana. QI de 186 pontos.

James Woods - ator norte-americano. QI de 180 pontos.

John H. Sununu - político norte-americano. QI de 180 pontos.

Benjamin Netanyahu - político israelense e ex-Primeiro Ministro de seu país. QI de 180 pontos.

Andrew Wiles - matemático britânico, professor da Universidade de Crambridge. QI de 170 pontos.

Judith Polgar - húngara campeã mundial de xadrez, a melhor mulher enxadrista de todos os tempos. QI de 170 pontos.

Robert Byrne - jogador de xadrez norte-americano, considerado "Grandmaster", o maior título que um enxadrista pode alcançar. QI de 170 pontos.

Bobby Fischer - outro jogador de xadrez dos Estados Unidos, ex-campeão mundial. QI de 167 pontos.

Stephen W. Hawking - doutor em cosmologia e um dos mais consagrados físicos teóricos do mundo. É britânico e possui um QI de 160 pontos (provavelmente bem maior).

Paul Allen - um dos fundadores da Microsoft e uma das pessoas mais ricas do mundo. QI de 160 pontos.

Marie Sklodowska Curie: QI de 200 pontos. Polonesa que fez carreira científica na França. Ganhadora de dois prêmios Nobel, considerada a maior cientista de todos os tempos.

Sharon Stone - atriz e modelo norte-americana. QI de 157 pontos.

Adolf Hitler, líder máximo do nazismo, QI de 140 pontos.

Albert Einstein, físico, ganhador do Prêmio Nobel de Física, 160.

Arnold Schwarzenegger, ator e político, 135.

Bill Gates CEO, Microsoft USA, 160.

Blaise Pascal, matemático e filósofo francês, 195.

Buonarroti Michelangelo, artista, poeta e arquiteto italiano, 180.

Leonardo da Vinci, gênio universal, italiano, QI de 220.

Charles Darwin, naturalista e biólogo inglês, QI de 165.

Galileo Galilei, físico e astrônomo italiano, QI de 185.

Isaac Newton, cientista inglês, QI de 190, provavelmente um pouco mais.

Johann Wolfgang von Goethe, escritor alemão, QI de 210.

Miguel de Cervantes, escritor espanhol, QI de 155.

Voltaire, escritor francês, QI de 190.

Arquimedes: QI de 240. Maior físico da Antiguidade. Intuiu claramente os princípios do Cálculo 20 séculos antes de Leibniz e Newton, foi o maior inventor e matemático de sua época.   

Johann Karl Friedric Gauss: QI de 240. Autor de numerosos trabalhos muito expressivos em Matemática e Astronomia, inclusive criador (mas não publicou) das Geometrias não-Euclidianas antes de Riemann e Lobachevsky. Foi um grande prodígio infantil e juvenil, conquistando prestígio mundial já aos 17 anos de idade. 

Aristóteles: QI de 250. Primeiro a sistematizar a Lógica formal, autor de numerosos trabahos em praticamente todos os campos do conhecimento: Metafísica, Física, Ética, Botânica, Zoologia, etc.

Imotep: QI de 170. Estimado por Vicente Lopez Pena em 150. Na opinião de Paul Cooijmans, é acima de 190 e está bem fundamentado se for considerado o QI baseado em conhecimento + aptidão natural + motivação ~ produção e reconhecimento.

José Eugênio (Jô) Soares: QI de 140.

Mário Henrique Simonsen: QI de 180. Foi Ministro da Fazenda e forte jogador de Xadrez. Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.

Hindemburg Melão Jr.: QI de 225. De acordo com estimativa de Baran Yönter, o QI de Hindemburg é cerca de 200 (sd=16).

-----------------------------------------------------------------------------------------

Links:
QI-200
Sigma Society
TOP-50: gênios
A batalha dos cérebros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário