sábado, 19 de setembro de 2015

Um "simples" erro de cálculo ...

Nem o telescópio espacial Hubble escapou de erros.
"Errar é humano". Essa afirmação também vale para os engenheiros e pretensos candidatos a engenheiro. Quantas vezes, durante um prova, você não "esqueceu" um sinal de "+" ou "-" ou a unidade física associada ou ainda, multiplicou em lugar de dividir e "perdeu" a questão ou parte dela? Atire a calculadora (se possível, uma HP 48C) quem nunca cometeu um erro de cálculo!

Até mesmo os melhores ou mais experientes engenheiros e cientistas, às vezes, mostram o lado humano e cometem erros crassos. Alguns podem levar a milhões de dólares em prejuízo. Então, quando você perder uma questão por uma "bobagem" qualquer, não espero que o professor "entenda" o raciocínio e aceite o seu resultado. Raciocínio correto mais cálculos errados igual a erro do mesmo jeito (ou quase isso).

Dica para as provas: revise os seus cálculos. Desconfie sempre que o resultado estiver muito diferente do que seria esperado.

Para você não se sentir sozinho nesse mar de erros e acertos, veja alguns dos piores (segundo o pessoal do site inovação tecnológica) erros da engenharia:
  • Sonda para monitorar o clima em Marte - erro nas unidades. A sonda acabou se incendiando na atmosfera marciana. 
  • O navio Vesa. Um lado maior que o outro - o navio afundou e muitos marinheiros morreram. 
  • O planador de Gimli - um avião ficou sem combustível em pleno voo. O piloto conseguiu fazer o avião pousar.
  • A ponte de Laufenburg - um lado mais alto que o outro.
Fonte aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário