segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Novo boletim do sindicato


A greve continua no IFCE: decisão foi tomada durante assembleia geral dos servidores

 
Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) decidiram, em nova assembleia geral realizada na última sexta-feira, 11/9, continuar em greve. A votação, sobre o movimento iniciado oficialmente no dia 23/7, ocorreu após avaliação sobre a análise de conjuntura e balanço das negociações que acontecem nacional e localmente. Durante a atividade, os servidores reiteraram a necessidade de lutar contra o ajuste fiscal implementado pelo governo Dilma Rousseff, com apoio do Congresso Nacional, e de seguir reivindicando avanços concretos nas mesas de negociações.
 
Com a decisão, o movimento continua somado à greve nacional dos servidores da educação, por respeito a direitos, por reposição salarial e pela garantia das verbas de capital, de custeio e de assistência estudantil nas unidades. Sob coordenação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), 49 sessões sindicais estão em greve, em 25 estados, compreendendo, ao todo, 255 unidades, das quais 21 integram o IFCE. Com realização de reuniões setoriais, aulas públicas, cines-debate, manifestações de rua e outras ações, os servidores seguem no fortalecimento da greve.
 
Análise de Conjuntura e Avaliação do Movimento
 
O modo como a crise econômica recai sobre trabalhadores, por meio do rebaixamento do nível de vida, do aumento das taxas de juros e dos cortes no orçamento, foi um dos principais pontos apresentados pela Profa. Dra. Raquel Dias, representante da CSP Conlutas (Central Sindical e Popular) convidada para a atividade. Ao destacar o crescimento da dívida pública, a ativista criticou a decisão do governo de privilegiar os bancos em detrimento das políticas sociais e ressaltou: “Ainda que a greve terminasse nos próximos dias, ao retornar para as unidades os servidores e estudantes iriam se deparar com uma situação que é insustentável”.
 
A deflagração do movimento paredista e a mobilização dos servidores como formas de pressionar o governo federal e a administração do IF no estado foram também pontos de destaque nas falas dos servidores Diego Gadelha e Aliny Guerra, integrantes do Comando Geral de Greve das unidades representadas pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (Sindsifce). Uma vez que há um conjunto de pautas sendo negociadas e há espera, por parte dos servidores, de respostas concretas, “não há razões para sair da greve”, apontaram os grevistas, durante intervenção na assembleia geral.
 
Marcha Nacional dos Trabalhadores e 136ª PLENA
 
Também a assembleia geral dos servidores do IFCE, realizada na última sexta-feira, 11/9, elegeu representante para participação em eventos nacionais: a Marcha Nacional dos Trabalhadores, que acontece no dia 18/9, o Encontro Nacional dos Trabalhadores, que acontece no dia 19/9, e a 136ª Plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), que acontece no dia 20/9, todos em São Paulo (SP). 
 
Pautas locais nas negociações
 
Durante a assembleia geral realizada na última sexta-feira, 11/9, foi realizado um balanço das negociações que vêm ocorrendo entre o Comando Geral de Greve e a Reitoria do Instituto. Ponto a ponto, temos:
 
30 horas para os técnico-administrativos
Um documento contendo alterações na portaria sobre a flexibilização da jornada de trabalho foi protocolado na Reitoria do Instituto, no dia 7/8, e encaminhado à Consultoria Jurídica do Ministério da Educação. Os servidores aguardam resposta sobre pedido de audiência pública para tratar do tema.
 
Jornada de trabalho dos bibliotecários
A categoria encaminhou à Reitoria um documento, no dia 18/8, com argumentos que justificam a flexibilização da jornada, uma vez que são cumpridos os critérios apresentados no Decreto Federal Nº 1590. Agora, os servidores aguardam a realização de uma reunião com o reitor Virgílio Araripe para tratar da questão.
 
Edital de remoção e perfil docente
As mudanças para aperfeiçoamento nas regras do edital de remoção e do perfil docente também vêm sendo debatidas pela comunidade do Instituto. Durante a assembleia, a categoria rejeitou critérios de remoção docente apresentada pela Reitoria. Uma comissão foi formada e deve apresentar contraproposta nos próximos dias.
 
Progressão Per Saltum
O direito à progressão por capacitação sem a necessidade de passar por níveis intermediários da carreira, a chamada “puladinha” dos técnico-administrativos, está sob ameaça de revogação. O tema, que preocupa os servidores, integra a pauta de reunião do Conselho Superior (CONSUP) que acontece nesta segunda-feira, 14/9.
 
Diagnóstico da precarização
Um diagnóstico situacional da precarização do IFCE foi produzido coletivamente por servidores e estudantes de diversas unidades. Agora o Comando Geral de Greve reivindica a realização de uma reunião com o reitor Virgílio Araripe para tratar de demandas surgidas durante o processo, conforme ofício encaminhado no dia 4/9.
 
Próxima Assembleia Geral
 
Os servidores do IFCE voltam a estar reunidos em assembleia geral, no próximo dia 25/9, para avaliação do movimento de greve. Até lá, outras atividades devem integrar o calendário de mobilização, entre as quais, a realização de debates sobre a “Dívida Pública” e o “Orçamento da Educação”. Confira o calendário completo de atividades no site do SINDSIFCE.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário