segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Divulgando: CURSO - Método Lógico para Redação Científica



Ministrante: Gilson L. Volpato
Duração: 12 h
Ementa: O Método Lógico para Redação Científica presume que cada dúvida da redação científica deve ser respondida a partir da lógica da pesquisa, complementada por conceitos de comunicação. Inclui sequência de rotinas que permitem ao aluno melhorar sua base científica e, por conseguinte, sua capacidade de redação científica. O direcionamento do curso é para a ciência internacional.

Conteúdo Básico (a sequência pode ser alterada e o conteúdo aumentado):

1 – Bases do Método Lógico
2 – Ciência
- A base empírica
- Objetividade científica
3 – Publicação
- Classificação lógica das revistas científicas
- Qualidade para publicação internacional
- Eficiência científica
4 – Estrutura Lógica da Pesquisa
- Variáveis de estudo
- Os três tipos lógicos de pesquisa
- A elaboração de objetivos
5 – Bases lógicas para redação científica
- Contextos do pensamento
- O texto como argumento lógico
- Passos na redação (do projeto ao artigo)
6 – Estrutura das partes do texto científico
- Conclusões
- Resultados
- Métodos
- Discussão
- Introdução
- Citações
- Abstract
- Título
7 – Estilo científico

Ministrante: Dr. Gilson L. Volpato. Graduado em Ciências Biológicas, Licenciatura. Mestre (1981) e Doutor (1986) em Zoologia pela UNESP de Rio Claro. Pós-doutorado (1992) pelo Institute of Animal Sciences, na Agricultural Research Organization, Bet-Dagan, Israel. Docente do Depto. de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP (atualmente Adjunto-III, livre-docente). Bolsista de PQ-1B pelo CNPq. Coordenador do grupo de pesquisas “Centro de Estudos sobre Bem-estar Animal” junto ao CNPq. Presidiu a Comissão dos Editores Científicos da Unesp por 4 anos, nas três áreas do saber. Foi avaliador de PG junto à Capes. Atua há 28 anos em Metodologia, Redação e Publicação Científica, nas quais tem 9 livros publicados e ministra anualmente dezenas de cursos, palestras e workshops nessas área.

Site: www.gilsonvolpato.com.br 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3363114201357959

domingo, 27 de setembro de 2015

Novo "Qualis" - atualizado.



Já se encontra disponível a nova relação de periódicos classificados pela CAPES. Na área de Engenharias IV, o número de periódicos com Qualis diminuiu em relação à edição passada (eram mais de mil), agora são 844 periódicos com algum Qualis (27 têm apenas Qualis C - não contam, 98 estão no estrato A1 - o melhor). Para saber mais sobre esse sistema de classificação de periódicos - ver aqui mesmo no blog.

Link para o WebQualis aqui.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

E a greve continua companheiros do IFCE!


Depois de mais uma Assembleia Geral, mais uma vez longa e um pouco confusa em alguns momentos (ou talvez eu não seja inteligente o suficiente para acompanhar alguns raciocínios), ficou decidido que a greve continua! E nem houve espaço para se votar a favor do final da greve!

Novamente, a pauta local se mostrou até mais importante que a pauta nacional. Mesmo com o sindicato nacional sinalizando para o fim da greve, nós iremos continuar paralisados. Na minha opinião, a Reitoria terá que se manifestar de forma mais clara e, pelo menos, sinalizar que está disposta a negociar de forma mais rápida e eficaz se realmente quiser que essa greve não se prolongue mais e mais semanas.

Eu e os demais professores do Campus Fortaleza vamos ficar numa situação bem inusitada: oficialmente de férias (as férias já estavam programadas a bastante tempo) e, ao mesmo tempo, em greve*. Os alunos que estão sem aulas, irão continuar sem em casa ou fazendo alguma atividade fora da sala de aula.

* Obs: durante a Assembleia foi proposto (e aprovado) que se encaminhasse um ofício à Reitoria solicitando a suspensão das férias. Não deve funcionar.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Fim da greve? Volta às aulas?


O fim da greve está próximo? Talvez. Mas é um pouco mais complicado. Por exemplo: os professores do Campus Fortaleza estão com férias previstas para começar dia 28/setembro (serão 17 dias corridos). Então, se acabar a greve temos essas já férias programadas (desde o início do ano) se iniciando. Como vai ficar essa confusão? Eu não sei.

Notícia do sindicato:

Plenária Nacional aprova indicativo de suspensão da greve. Servidores do IFCE estarão reunidos para avaliar e encaminhar decisão

 

A 136ª edição da Plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), realizada no dia 20/9, em São Paulo, deliberou pelo indicativo de suspensão da greve. Agora, as seções sindicais devem avaliar a questão e encaminhar posicionamento para a próxima plenária, que acontecerá nos dias 26 e 27/9, em Brasília. Em Fortaleza, o Comando Geral de Greve estará reunido na próxima terça-feira, 22/9, às 14h, na sede do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), para debater o tema. Além disso, a assembleia geral da categoria vem sendo convocada para sexta-feira, 25/9.

A 136ª Plenária Nacional (PLENA) do SINASEFE contou com 112 inscritos de 46 Seções diferentes, sendo 53 delegados e 59 observadores. A aprovação, pela maioria dos votantes, do indicativo de recuo organizado da greve, com proposta de data para o dia 30/9, não altera, porém, a situação de greve nacional. O que foi aprovado é um indicativo de suspender o movimento paredista, a ser debatido nas bases e encaminhado à 137ª PLENA. Somente a partir dessa consulta às bases, os delegados eleitos para participar do novo fórum decidirão pela suspensão ou continuidade da paralisação em curso.

No Ceará, ao todo 21 unidades encontram-se em greve, 20 delas sob representação do SINDSIFCE, e uma da seção sindical do SINASEFE Cariri, o que faz do estado a maior base grevista do SINASEFE. Entre as unidades representadas pelo SINDSIFCE, a greve iniciada no dia 23/7 tem contado com um calendário extenso de ações, além das reuniões de negociação entre Reitoria e Comando Geral de Greve, para discussão de pautas locais. Nesse processo, destaca-se também a elaboração de um diagnóstico sobre a precarização no Instituto, fruto do trabalho coletivo desenvolvido pelos comandos locais de greve nas unidades.

Reunião do Comando Geral de Greve e Assembleia Geral

Para debater o indicativo de suspensão da greve, com data para o dia 30/9, relacionando-o à situação local do movimento paredista no Ceará, o Comando Geral de Greve estará reunido na próxima terça-feira, 22/9, às 14h, na sede do SINDSIFCE. Além disso, os servidores estão sendo convocados a avaliar a questão durante a assembleia geral da categoria, que acontece sexta-feira, 25/9, às 14h, no Campus Fortaleza (Quadra Professor Valdson Alencar).

Para saber mais: aqui.

Divulgando: BSDCon Brasil 2015.

Inscrições abertas para conferência internacional

Estudantes do campus de Fortaleza poderão se inscrever gratuitamente 

O Centro Acadêmico da Engenharia de Computação do campus Fortaleza (CAECOMP), com apoio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação do IFCE (PPGCC), está ofertando 40 vagas gratuitas para estudantes do campus de Fortaleza do IFCE interessados em participar da BSDCon Brasil 2015.

As vagas são destinadas a alunos dos cursos de Engenharia de Computação, Telecomunicações, Mecatrônica e do curso de Tecnologia em Telemática. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico: http://goo.gl/forms/SqG1OGgOnA.

Na conferência, todos os participantes terão contato direto com usuários, entusiastas e desenvolvedores de diversos sistemas de linhagem BSD UNIX, o que lhes permitirá melhor compreender sistemas como FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, pfSense e PC-BSD.

O evento, que acontece nos dias 9 e 10 de outubro, na Unifor, contará com apresentações entre 45 e 60 minutos, incluindo espaço para perguntas, exposição de portfólios e aplicação do exame de certificação BSDA. Este ano será a primeira conferência com palestrantes e desenvolvedores internacionais de diferentes comunidades BSD a ser realizada no Brasil.

Para mais informações, os interessados deverão acessar o portal oficial da conferência: http://www.bsdcon.com.br

Fonte aqui.

sábado, 19 de setembro de 2015

Um "simples" erro de cálculo ...

Nem o telescópio espacial Hubble escapou de erros.
"Errar é humano". Essa afirmação também vale para os engenheiros e pretensos candidatos a engenheiro. Quantas vezes, durante um prova, você não "esqueceu" um sinal de "+" ou "-" ou a unidade física associada ou ainda, multiplicou em lugar de dividir e "perdeu" a questão ou parte dela? Atire a calculadora (se possível, uma HP 48C) quem nunca cometeu um erro de cálculo!

Até mesmo os melhores ou mais experientes engenheiros e cientistas, às vezes, mostram o lado humano e cometem erros crassos. Alguns podem levar a milhões de dólares em prejuízo. Então, quando você perder uma questão por uma "bobagem" qualquer, não espero que o professor "entenda" o raciocínio e aceite o seu resultado. Raciocínio correto mais cálculos errados igual a erro do mesmo jeito (ou quase isso).

Dica para as provas: revise os seus cálculos. Desconfie sempre que o resultado estiver muito diferente do que seria esperado.

Para você não se sentir sozinho nesse mar de erros e acertos, veja alguns dos piores (segundo o pessoal do site inovação tecnológica) erros da engenharia:
  • Sonda para monitorar o clima em Marte - erro nas unidades. A sonda acabou se incendiando na atmosfera marciana. 
  • O navio Vesa. Um lado maior que o outro - o navio afundou e muitos marinheiros morreram. 
  • O planador de Gimli - um avião ficou sem combustível em pleno voo. O piloto conseguiu fazer o avião pousar.
  • A ponte de Laufenburg - um lado mais alto que o outro.
Fonte aqui.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mais infome sobre a greve: calendário para os próximos dias

Foto da última Assembleia Geral.
Recebi por e-mail:
----------------------------------------------------------------------------------
Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em greve desde o dia 23/7, estarão reunidos em assembleia geral convocada para a próxima sexta-feira, 25/9, às 15h, no Campus Fortaleza (Quadra Professor Valdson Alencar). A pauta da atividade e sua metodologia foram definidas durante a reunião ampliada do Comando Geral de Greve, realizada na manhã desta sexta-feira, 18/9. Informes sobre atividades, análise de conjuntura, balanço das negociações nacional e local, bem como a avaliação do movimento de greve, fazem parte dos pontos que serão debatidos. 

Além da preocupação dos servidores sobre os impactos nas áreas sociais após novo corte no orçamento anunciado pelo governo Dilma Rousseff, segue também a luta que diz respeito ao encaminhamento de pautas locais durante as reuniões de negociação entre o Comando Geral de Greve das unidades representadas pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) e a Reitoria do Instituto. Jornada de 30 horas semanais, progressão per saltum dos técnico-administrativos, carga horária docente, edital de remoção e calendário de férias estiveram entre as principais questões pontuadas durante a reunião realizada nesta sexta-feira, 18/9.
 
Calendário de ações:

Sábado, 19/9
Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Local: São Paulo - SP Mais informações: www.cspconlutas.org.br  

Domingo, 20/9
136ª Plenária Nacional do SINASEFE Local: São Paulo - SP Mais informações: www.sinasefe.org.br  

Segunda-feira, 21/9
15h – Reunião entre o Comando Geral de Greve e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas para tratar das vagas no edital de remoção; 15h – Reunião do Fórum dos Servidores Públicos Federais do Ceará, na reitoria da UFC, para preparação do dia nacional de lutas, que acontece 23/9;

Terça-feira, 22/9
10h – Comando Geral de Greve realizará atividade para buscar informações, junto à Reitoria, sobre o pedido de audiência pública com o Ministério da Educação para tratar da jornada de 30 horas para os técnico-administrativos do Instituto;
 14h – Comando Local de Greve de Crateús realizará debate sobre princípios que devem nortear o calendário acadêmico;

Quarta-feira, 23/9
8h30 – Reunião entre integrantes do Comando Geral de Greve, na sede do SINDSIFCE, para tratar sobre carga horária docente;
Manifestação – paralisação nacional dos servidores federais em repúdio ao pacote de ajustes do governo;  

Sexta-feira, 25/9
Assembleia Geral de Servidores do IFCE Horário: 15h (primeira convocação) Local: IFCE Campus Fortaleza (Quadra Professor Valdson Alencar)

Pauta:
  1. Informes; 
  2. Análise de conjuntura e balanço das negociações nacional e local; 
  3. Avaliação do movimento de greve; 
  4. Outros. 
Importante: Durante a atividade, cartões para votação serão distribuídos mediante apresentação de documento oficial com foto, durante o credenciamento, que terá início às 14h, no local de realização da assembleia.  

Ajuda de custo: Devido à decisão da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), sobre suspensão do desconto da contribuição sindical na última folha de pagamento, o Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) comunica aos seus filiados que não será possível o pagamento de ajuda de custo para participação na atividade. 

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (85) 3223.6370 / 8802.1336, ou compareça pessoalmente à sede do Sindicato, na Rua Aratuba, Nº1 A, Benfica.

Edital de convocação:


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Xadrez no Shopping Benfica

Divulgando:
Torneio de Xadrez Shopping Benfica - Categoria A
19 de setembro,13:00h - 18:30h
Shopping Benfica, Fortaleza-CE
Av. Carapinima, 2200 - Benfica
Click aqui para fazer sua inscrição agora!

 Torneio de Xadrez Shopping Benfica - Categoria B
20 de setembro,13:00h - 18:30h
Shopping Benfica, Fortaleza-CE
Av. Carapinima, 2200 - Benfica
Click aqui para fazer sua inscrição agora!

  • Forma de disputa: Sistema Suíço em 5 rodadas pelo programa Swiss Perfect 98. A partir de 32 participantes será realizado em 6 rodadas
  • Cadência : 20 minutos KO (relógios analógicos) ou 15'+5" (para digitais, que terão prioridade).
  • Critérios de Desempate: 1.Buchholz Medianos; 2.Bucholz totais; 3.Número de vitórias; 4.Berger

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Novo boletim do sindicato


A greve continua no IFCE: decisão foi tomada durante assembleia geral dos servidores

 
Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) decidiram, em nova assembleia geral realizada na última sexta-feira, 11/9, continuar em greve. A votação, sobre o movimento iniciado oficialmente no dia 23/7, ocorreu após avaliação sobre a análise de conjuntura e balanço das negociações que acontecem nacional e localmente. Durante a atividade, os servidores reiteraram a necessidade de lutar contra o ajuste fiscal implementado pelo governo Dilma Rousseff, com apoio do Congresso Nacional, e de seguir reivindicando avanços concretos nas mesas de negociações.
 
Com a decisão, o movimento continua somado à greve nacional dos servidores da educação, por respeito a direitos, por reposição salarial e pela garantia das verbas de capital, de custeio e de assistência estudantil nas unidades. Sob coordenação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), 49 sessões sindicais estão em greve, em 25 estados, compreendendo, ao todo, 255 unidades, das quais 21 integram o IFCE. Com realização de reuniões setoriais, aulas públicas, cines-debate, manifestações de rua e outras ações, os servidores seguem no fortalecimento da greve.
 
Análise de Conjuntura e Avaliação do Movimento
 
O modo como a crise econômica recai sobre trabalhadores, por meio do rebaixamento do nível de vida, do aumento das taxas de juros e dos cortes no orçamento, foi um dos principais pontos apresentados pela Profa. Dra. Raquel Dias, representante da CSP Conlutas (Central Sindical e Popular) convidada para a atividade. Ao destacar o crescimento da dívida pública, a ativista criticou a decisão do governo de privilegiar os bancos em detrimento das políticas sociais e ressaltou: “Ainda que a greve terminasse nos próximos dias, ao retornar para as unidades os servidores e estudantes iriam se deparar com uma situação que é insustentável”.
 
A deflagração do movimento paredista e a mobilização dos servidores como formas de pressionar o governo federal e a administração do IF no estado foram também pontos de destaque nas falas dos servidores Diego Gadelha e Aliny Guerra, integrantes do Comando Geral de Greve das unidades representadas pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (Sindsifce). Uma vez que há um conjunto de pautas sendo negociadas e há espera, por parte dos servidores, de respostas concretas, “não há razões para sair da greve”, apontaram os grevistas, durante intervenção na assembleia geral.
 
Marcha Nacional dos Trabalhadores e 136ª PLENA
 
Também a assembleia geral dos servidores do IFCE, realizada na última sexta-feira, 11/9, elegeu representante para participação em eventos nacionais: a Marcha Nacional dos Trabalhadores, que acontece no dia 18/9, o Encontro Nacional dos Trabalhadores, que acontece no dia 19/9, e a 136ª Plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), que acontece no dia 20/9, todos em São Paulo (SP). 
 
Pautas locais nas negociações
 
Durante a assembleia geral realizada na última sexta-feira, 11/9, foi realizado um balanço das negociações que vêm ocorrendo entre o Comando Geral de Greve e a Reitoria do Instituto. Ponto a ponto, temos:
 
30 horas para os técnico-administrativos
Um documento contendo alterações na portaria sobre a flexibilização da jornada de trabalho foi protocolado na Reitoria do Instituto, no dia 7/8, e encaminhado à Consultoria Jurídica do Ministério da Educação. Os servidores aguardam resposta sobre pedido de audiência pública para tratar do tema.
 
Jornada de trabalho dos bibliotecários
A categoria encaminhou à Reitoria um documento, no dia 18/8, com argumentos que justificam a flexibilização da jornada, uma vez que são cumpridos os critérios apresentados no Decreto Federal Nº 1590. Agora, os servidores aguardam a realização de uma reunião com o reitor Virgílio Araripe para tratar da questão.
 
Edital de remoção e perfil docente
As mudanças para aperfeiçoamento nas regras do edital de remoção e do perfil docente também vêm sendo debatidas pela comunidade do Instituto. Durante a assembleia, a categoria rejeitou critérios de remoção docente apresentada pela Reitoria. Uma comissão foi formada e deve apresentar contraproposta nos próximos dias.
 
Progressão Per Saltum
O direito à progressão por capacitação sem a necessidade de passar por níveis intermediários da carreira, a chamada “puladinha” dos técnico-administrativos, está sob ameaça de revogação. O tema, que preocupa os servidores, integra a pauta de reunião do Conselho Superior (CONSUP) que acontece nesta segunda-feira, 14/9.
 
Diagnóstico da precarização
Um diagnóstico situacional da precarização do IFCE foi produzido coletivamente por servidores e estudantes de diversas unidades. Agora o Comando Geral de Greve reivindica a realização de uma reunião com o reitor Virgílio Araripe para tratar de demandas surgidas durante o processo, conforme ofício encaminhado no dia 4/9.
 
Próxima Assembleia Geral
 
Os servidores do IFCE voltam a estar reunidos em assembleia geral, no próximo dia 25/9, para avaliação do movimento de greve. Até lá, outras atividades devem integrar o calendário de mobilização, entre as quais, a realização de debates sobre a “Dívida Pública” e o “Orçamento da Educação”. Confira o calendário completo de atividades no site do SINDSIFCE.

 

domingo, 13 de setembro de 2015

Clima maluco: chovendo em Fortaleza em pleno mês de setembro





Hoje choveu de madrugada aqui em Fortaleza (ok, foi uma chuva fraquinha) e agora a pouco (8h da manhã). Mesmo sendo uma cidade litorânea, isso é pouco comum nessa época do ano. Minha conclusão de não especialista: nosso clima está cada vez mais maluco. Muito frio no final do inverno pelo Sul, chuva fora de época por aqui. Problemas à vista: a atual crise de refugiados das guerras e lutas religiosas que estão testando os limites dos ideais europeus pode ficar muito pior em um futuro próximo. Muitos poderão se tornar refugiados do clima (ver, por exemplo, aqui).

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Mais notícia da greve - informe do sindicato


Amanhã, sexta-feira, teremos mais uma Assembleia Geral. Acho que a greve não termina agora, mas somente na próxima Assembleia Geral. Volta às aulas, acredito, somente em outubro. De qualquer forma, vale a pena participar. Recebi por e-mail:

Assembleia geral dos servidores, que acontece nesta sexta-feira, 11/9, deve avaliar proposta de remoção docente apresentada pela Reitoria


Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em greve desde o dia 23/7, devem avaliar critérios para remoção docente durante a próxima assembleia geral da categoria, que acontece na próxima sexta-feira, 11/9, às 15h, no Campus Fortaleza (Quadra Professor Valdson Alencar). A proposta a ser avaliada foi apresentada pelo Pró-Reitor de Ensino, Reuber Santiago, ao Comando Geral de Greve das unidades representadas pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), durante reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira, 10/9.
A Reitoria aponta como proposta ao docente candidato ao processo de remoção para subárea diferente daquela selecionada no concurso público de sua aprovação, o credenciamento que tenha como base quatro principais critérios: pós-graduação; disciplinas ministradas; projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI); e projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). Agora, a categoria deve avaliar se a proposta de credenciamento e critérios apresentados corresponde à reivindicação feita pelos grevistas sobre a necessidade de aperfeiçoamento do perfil e do processo de remoção docentes.
Após a avaliação da proposta para a remoção docente, que será feita pela categoria durante a assembleia geral, o ponto de pauta retorna ao debate em nova reunião entre a Reitoria do Instituto e o Comando Geral de Greve, marcada para quinta-feira, 17/9, às 8h30, em Fortaleza, na sede da Pró-Reitoria de Ensino (Rua Lívio Barreto, 94). Sobre o perfil docente, os servidores foram informados que haverá abertura do processo de revisão. Com isso, a comunidade está sendo orientada a dar início à elaboração de propostas que devem contemplar a inclusão de subáreas e habilitações. 
Outros pontos
Durante a reunião realizada nesta quinta-feira, 10/9, o Comando Geral de Greve cobrou informações sobre o processo relativo à flexibilização da jornada de trabalho para os técnico-administrativos do Instituto. Um documento contendo alterações nos conceitos de “público” e de “setor” foi protocolado na Reitoria do Instituto no dia 7/8 e encaminhado à Consultoria Jurídica do Ministério da Educação. Os servidores aguardam resposta sobre pedido de audiência pública para tratar do tema.
Também, na ocasião, os representantes reiteraram o pedido feito por meio do ofício 11/2015, encaminhado no dia 4/9 pelo Comando Geral de Greve, apontando a necessidade de realização de uma reunião, com a presença do Reitor Virgílio Araripe, para tratar de demandas surgidas durante o processo de elaboração de um diagnóstico situacional da precarização nas unidades, feito por servidores e estudantes do Instituto.
Assembleia Geral, 11/9
A assembleia geral dos servidores do IFCE acontece na próxima sexta-feira, 11/9, às 15h, no Campus Fortaleza (Quadra Professor Valdson Alencar). Informes sobre atividades, análise de conjuntura, balanço das negociações nacional e local, bem como a avaliação do movimento de greve, fazem parte dos pontos que serão debatidos. Durante a atividade, cartões para votação serão distribuídos mediante apresentação de documento oficial com foto, durante o credenciamento, que terá início às 14h, no local de realização da assembleia. Confira o edital de convocação e participe.

Edital de convocação:


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Padre Cícero Ecológico



Aproveitei esses dias de feriado prolongado (5, 6 e 7 de setembro) para jogar um torneio de xadrez (vou escrever sobre esse torneio no final deste mês) e conhecer melhor Juazeiro do Norte. Para minha surpresa, descobri que o padre Cícero (Crato, 24 de março de 1844 - Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934, na Wikipédia aqui) tinha uma visão ecológica avançada para a época dele. São recomendações simples e diretas para o povo do sertão. Esse pensamento ecológico está resumido nos "Preceitos Ecológicos de Padre Cícero" que estão na colina do Horto. Bom, pelo menos eu acredito que esses preceitos sejam dele mesmo.

Alguns dos preceitos:
  • Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau.
  • Não cace mais e deixe os bichos viverem.
  • Não crie o boi nem o bode solto. Faça  cercados e deixe o pasto descansar.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Greve: Reunião do Comando Geral dia 04/09


Recebi por e-mail:

Participe da reunião ampliada do Comando Geral de Greve das unidades representadas pelo SINDSIFCE, que acontece nesta sexta-feira, 4/9, mas agora, em novo horário: às 8h30, no Campus Fortaleza (Portaria do Aluno). A preparação do calendário de mobilização para a próxima semana, que culminará na realização de uma nova assembleia geral da categoria, no dia 11/9, está entre os pontos a serem debatidos durante a atividade.

IFCE em Greve (fonte aqui):

Deflagrada no dia 23/7, a greve dos servidores do IFCE segue com o aprofundamento do debate sobre o cenário nacional, ao passo que avança no encaminhamento de pautas locais. A jornada de 30 horas para os técnico-administrativos e o edital de remoção estão entre os temas já debatidos entre a Reitoria e o Comando Geral de Greve das unidades representadas pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE). O próximo passo será o debate do diagnóstico da precarização nas diversas unidades do Instituto. Um documento vem sendo elaborado pelos servidores e deve ser apresentado em breve à comunidade.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Divulgando: Palestra do Eng. Gilson Gonçalves de Lima (INTEL)


Confirmada a palestra do Ex-aluno de Engenharia de Teleinformática da UFC Gilson Gonçalves de Lima, hoje Engenheiro de Software da INTELna Califórnia-EUA. O evento acontecerá nesta QUARTA-FEIRA 02/09/2015, às 14h, no Auditório do DETI, Andar Térreo do Bloco 725, Campus do Pici.

Greve: novo informe do sindicato


Recebi por e-mail:
----------------------------------------------------------

A greve dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) chega ao seu 40º dia nesta segunda-feira, 31/8. O processo de mobilização contra os cortes do governo federal a áreas essenciais como saúde e educação segue sendo fortalecido nas unidades por meio da realização de diversas atividades.
 
Integram o calendário de ações para esta semana: debate sobre a precarização das relações de trabalho, aula pública sobre a redução da maioridade penal, ato unificado dos servidores públicos federais e reunião do Comando Geral de Greve, agendada para a próxima sexta-feira, 4/9, agora em novo horário, às 8h30, no Campus Fortaleza (Portaria do Aluno). Confira e participe:
 
Segunda-feira, 31/8
 
Debate: Precarização das Relações de Trabalho no Capitalismo em Crise
Convidada: Paula Máiran (Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro)
Horário: 18h
Local: Campus Fortaleza (pátio interno, área da piscina)
 
Terça-feira, 1/9
 
Maracanaú - Aula Pública sobre Redução da Idade Penal
Convidado: Renato Roseno (Deputado Estadual, PSOL - Ceará)
Horário: 8h
Local: Campus Maracanaú
 
Quarta-feira, 2/9
 
Crateús - Lanche Coletivo
Com debate sobre a passagem pelo primeiro mês de greve
Horário: 16h30
Local: Sala de Reunião
 
Quinta-feira, 3/2
 
Ato Unificado dos Servidores Públicos Federais
Horário: 9h
Concentração: Reitoria da UFC (Av. Treze de Maio com Av. da Universidade)
 
Sexta-feira, 4/2
 
Reunião Ampliada do Comando Geral de Greve
Novo horário: 8h30
Local: Campus Fortaleza (Portaria do Aluno)
 
 
E na semana que vem...
 
Também para a semana que vem, já estão previstas atividades para o calendário de mobilização. Já no feriado que inicia a semana, em todo o estado, devem acontecer as já tradicionais manifestações em torno do dia 7 de setembro, como o Grito dos Excluídos. Em Fortaleza, a concentração do ato está sendo convocada para as 7h30, na Praça do Dragão do Mar. A semana se encerra com a assembleia geral dos servidores do Instituto, convocada para sexta-feira, 11/9, às 16h, no Campus Fortaleza (Quadra Professor Valdson Alencar). Participe.
 
Segunda-feira, 7/9
 
Grito dos Excluídos - Manifestação de 7 de setembro
Horário: 7h30
Concentração: Praça do Dragão do Mar
 
Sexta-feira, 11/9
 
Assembleia Geral de Servidores do IFCE
Horário: 16h
Local: Campus Fortaleza (Quadra Professor Valdson Alencar)