quinta-feira, 4 de junho de 2015

Um pouco de caos em Plutão

Formato e giro imprevisível da lua Nix de Plutão.

Se você vive em uma das luas de Plutão, você pode ter dificuldade em determinar quando, ou a partir do qual direção, o Sol vai subir a cada dia. Análises abrangentes dos dados do Telescópio Espacial Hubble da NASA mostram que duas das luas de Plutão, Nix e Hydra, oscilam de forma imprevisível.

"O Hubble tem proporcionado uma nova visão de Plutão e suas luas revelando uma dança cósmica com um ritmo caótico", disse John Grunsfeld, administrador associado da Science Mission Directorate da NASA em Washington. "Quando a sonda New Horizons voar através do sistema de Plutão em julho nós vamos ter a chance de ver o que essas luas parecem de perto e pessoalmente."

As luas oscilam porque elas estão embutidos em um campo gravitacional que muda constantemente. Esta mudança é criada pelo sistema duplo do planeta de Plutão e Caronte da forma que eles giram um sobre o outro. Plutão e Caronte são chamados de um planeta duplo porque eles compartilham um centro de gravidade comum localizado no espaço entre os corpos. Seu campo gravitacional variável faz com que as luas menores orbitem de forma irregular. O efeito é reforçado pelo formato semelhante a uma bola de futebol americano, em vez de bola esférica. Os cientistas acreditam que é provável que as outras duas luas de Plutão, Kerberos e Styx, estão em uma situação semelhante.

Para saber mais e fonte aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário