terça-feira, 9 de junho de 2015

Mantendo as antenas ligadas: possibilidade de greve à vista (IFCE).


Definitivamente, o governo federal não "colabora" e deixa o clima um pouco mais propício a uma futura greve. Um corte de 40% na verba de custeio do IFCE (ver aqui e aqui) é tipo de notícia que serve de combustível a uma possível paralisação. E o pessoal do sindicato vai promovendo mini-assembleias nos vários campi, fortalecendo a posição de indicação de greve. Ainda não é greve, mas estamos caminhando nessa direção. Quem for contrário a uma nova paralisação, terá que se manifestar e aparecer nas assembleias.

Recebi do sindicato (via e-mail):

IFCE: corte de 40% nas verbas, anunciado pelo reitor, preocupa servidores. 11 unidades do Instituto já aprovaram indicativo de greve

O anúncio feito nesta terça-feira, 9/6, pelo reitor Virgílio Araripe, em veículos de imprensa, de que haverá um corte de 40% nos recursos para custeio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), causou apreensão aos servidores do Instituto, que estão atualmente mobilizados em torno de diversas reivindicações, com indicativo de greve já aprovado pelos servidores de 10 campi e da Reitoria. O anúncio reforçou a preocupação dos servidores com a situação do Instituto, que já vem sofrendo com dificuldades de pessoal e infraestrutura, falta de transparência e de cultura democrática e participativa, imposição de mudança de jornada de trabalho de 30 para 40 horas, entre outros temas que levaram à mobilização dos trabalhadores, reivindicando respostas da direção do IFCE.

“O novo corte de verbas, anunciado pelo reitor Virgílio Araripe, chegando a 40% dos recursos previstos para o IFCE, representa um duro golpe para a nossa instituição e deixa ainda mais preocupados os servidores do Instituto, que já vêm lutando desde o ano passado contra grandes dificuldades, como a ameaça da retirada de direitos”, destaca Josias Valentim, integrante da Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), ressaltando a restrição imposta pela Reitoria do IFCE à flexibilização da jornada de trabalho, o que obrigou muitos servidores a passar de jornada de 30 horas para 40 horas semanais.

“O SINDSIFCE alerta os servidores, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para as consequências que esse corte pode representar para a qualidade da educação e para atividades do Instituto, desde as questões mais básicas do dia a dia até as ações em sala de aula e nos laboratórios”, aponta Josias, citando a necessidade de reforço da mobilização em defesa do IFCE, dos recursos federais para a educação e das instituições de ensino superior como um todo.

"Enquanto o reitor Virgílio Araripe declara à imprensa que uma greve prejudicaria os estudantes, é preciso destacar que os estudantes já serão prejudicados com cortes nas verbas de assistência estudantil. Em alguns campi, esse corte chega a até 30%", acrescenta o professor Josias Valentim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário