quinta-feira, 18 de junho de 2015

Papa Francisco: Encíclica Ecológica "LAUDATO SI’" - SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM


"Esta irmã [a Terra] clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que «geme e sofre as dores do parto» (Rm 8, 22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos". 
O Papa Francisco está "antenado" com o mundo. As questões ambientais são o foco da sua última Encíclica. Ele já havia mostrado preocupação com a nossa "casa comum", e não tem como ser diferente. Somos responsáveis por este pequeno mundo azul, nossas ações causam um impacto direto nos demais seres que compartilham este planeta. Não temos um Planeta "B". A astronomia mostra que qualquer mundo remotamente habitável está fora do nosso alcance (Marte teria que ser "terra-transformado" antes de poder ser habitado por muitas pessoas). Temos que cuidar deste aqui, não temos outra casa. E a nossa casa é a casa de todos os outros seres vivos.

A prioridade deve ser a vida, e não os lucros de grandes empresas que destroem nossa casa na busca insana e incessante por lucros. A água (doce ou salgada) está sendo contaminada. O ar, com concentrações cada vez maiores de $C0_2$ e poluentes, pode trazer chuva ácida, doenças e um descontrole ainda maior no clima. Já está mais que na hora de pensarmos seriamente em como resolver essa bagunça que nós mesmos criamos. Não temos nem mesmo uma boa desculpa para adiar a solução desse problema: estamos cientes de problema, temos tecnologia e conhecimento, mas ainda falta vontade política e de cada um.

Link para a Encíclica aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário