quarta-feira, 24 de junho de 2015

Divulgando: Palestra do Prof. Dr. James A. Sethian - Auditório do DETI (UFC).

Palestra às 10h da manhã, segunda-feira.

Palestrante: Prof. Dr. James A. Sethian (link aqui).

Filiação:
Departamento de Matemática
University of California, Berkeley
Berkeley, Califórnia 94720

Mini-curriculo: Prof. Dr. J.A. Sethian é professor titular da Universidade da Califórnia, Berkeley durante os últimos 30 anos. Membro da Academia Nacional de Ciências e membro da Academia Nacional de Engenharia. Entre os diversos trabalhos dele, destacam-se métodos matemáticos como Level Set e Fast Marching, amplamente utilizados em nossas impressoras, robôs e outros dispositivos industriais. Aclamado por muitos como um dos maiores matemáticos da atualidade, Prof. Sethian também se dedica ao desenvolvimento de métodos em processamento de imagens médicas - ele visita a UFC em missão de colaboração com profa. Dra. Fátima Medeiros da Engenharia em Teleinformática.

Titulo: A Matemática do Movimento de Interfaces: impressoras industriais, semicondutores, imageamento médico e bolhas de sabão.

Resumo: Interfaces de propagação nos cercam, e incluem ondas do mar, queima de chamas, crescimento de células biológicas, bem como os movimentos do robô, a propagação de derrames de petróleo, e as dinâmicas complexas de bolhas de sabão aparentemente simples.

Essas interfaces móveis compartilham muitas qualidades: elas aparecem em física e química complexa, e consistem em fronteiras que podem se torcer em maneiras complicadas, bem como quebrar ou se fundir. Ao formular esses problemas de uma forma um pouco não intuitiva, e então explorando a estrutura matemática das equações subjacentes, algoritmos altamente precisos podem ser construídos para calcular movimentos de interface em ambientes complexos. Estas técnicas podem facilmente acomodar fusão de fronteiras e a delicada física 3D de interface de movimento.

Essa palestra discorrerá sobre aplicações científicas e de engenharia dessas técnicas. Isto incluirá "Como impressoras de jato de tinta funcionam?". "O que acontece quando a minha torneira pinga?" "Como podemos orientar sondas químicas através de materiais complexos?". "Como são semicondutores construídos?" "Como podemos automatizar a detecção precoce da doença ocular?". E, "Como fazer bolhas de sabão formar e romper?"

Obs: a palestra será em inglês - às 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário