quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sobre a Assembleia - Nota oficial da Reitoria

Recebi por e-mail:
-----------------------------------------
Nota oficial

Prezados(as) servidores(as) e alunos(as),

Uma das quatro seções sindicais que representam docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) agendou para esta sexta-feira, 11 de abril, às 16h, assembleia para, entre outras pautas, decidir sobre a deflagração ou não de uma possível greve na instituição. Os servidores representados por duas seções já se manifestaram contra a paralisação. Outra seção sequer levou a pauta à votação. A maioria dos nossos alunos também tem se posicionado contra a greve nos campi e redes sociais.

Neste momento, sugerimos a todos uma análise sensível e responsável a respeito dos pontos que estão sendo levantados como motivação para a paralisação, bem como sobre as consequências que mais uma greve pode vir a gerar para instituição, principalmente para os nossos mais de 20 mil alunos e a sociedade cearense.

Consideramos relevante e necessária a luta por melhorias na instituição. Não menos importante é a avaliação que devemos fazer antes de tomarmos decisão tão expressiva, considerando os efeitos de uma paralisação neste instante, em que o calendário acadêmico ainda encontra-se em fase de normalização, devido à última greve.

Do ponto de vista objetivo, algumas das pautas chamadas locais encontram-se em pleno processo de atendimento, como a realização de concurso público para cerca de 400 servidores (o edital de docentes já será publicado nesta sexta-feira, 11); a finalização dos concursos de remoção docente e técnico-administrativo; a promoção de obras de melhoria na infraestrutura em quase todos os campi do Estado desde 2013; e a liberação de servidores técnico-administrativos para graduação ou pós-graduação (vários servidores do IFCE encontram-se, atualmente, afastados para capacitação). Reafirmamos também que a reitoria continua aberta ao diálogo sobre todo e qualquer ponto de pauta.

Em relação às pautas tidas como nacionais, entendemos que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) poderá auxiliar os servidores na intermediação das negociações com o governo federal. Na condição de reitor, como ocorreu em situações anteriores, já nos propomos a levar a pauta da ampliação da flexibilização da jornada de trabalho dos técnico-administrativos para a próxima reunião do colegiado, entre 14 e 16 de abril, em Brasília (DF).

Lembramos a importância de que todos analisem a atual conjuntura, os avanços que temos implementado na atual gestão, notadamente na área de gestão de pessoas. Por fim, aos que forem comparecer à assembleia para expressar sua opinião, que possam tomar a decisão mais sensata, a fim de que grande parte dos nossos mais 2 mil servidores, e não apenas uma minoria, decida pelo que vai acontecer com a instituição.


Virgílio Augusto Sales Araripe
Reitor do IFCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário