sábado, 5 de abril de 2014

Aquecimento global: imagens para relfetir

As imagens acima foram retiradas da página do facebook "O que você faria se soubesse o que eu sei?".
As imagens acima pode até ter algum humor (ou serem definitivamente sombrias), mas o fato é que não mais podemos ignorar o aquecimento global. O aquecimento global vai afetar (ainda mais) a todos, ampliando os efeitos sobre os ecossistemas e sobre as populações humanas nas próximas décadas. E nós estamos fazendo muito pouco para frear as causas que alimentam esse aquecimento. Continuamos a queimar combustíveis fósseis (gasolina, carvão), desmatar áreas imensas, tudo isso para "aumentar nosso padrão de vida". Nesse ritmo, a Terra não vai conseguir suportar os inquilinos mais inquietos e predatórios que ela já sustentou nos seus últimos 3,5 bilhões de anos por muito mais tempo. Talvez o maior problema seja que muitas espécies que vivem hoje desapareçam até mesmo antes da espécie humana - o que já vem ocorrendo em um passo cada vez mais acelerado.

Para um leitura mais densa e aprofundada sobre esse tema: http://oquevocefariasesoubesse.blogspot.com.br/

Notícia no Jornal da Ciência:

JC e-mail 4927, de 04 de abril de 2014

12. Brasil deve fazer mais em relação a clima e energia
Editorial publicado em O Globo. Eventos climáticos extremos deixam em risco a segurança alimentar do país e exigem opções menos poluentes, como investimento no álcool e no transporte de massa.

O último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado esta semana, conclui que o fenômeno impacta todos os ecossistemas terrestres, do Equador aos polos, dos oceanos às montanhas. Adverte que eventos climáticos extremos levarão à ruptura áreas críticas, como disponibilidade de água e eletricidade, e terão efeitos negativos sobre a saúde; previne que a elevação dos oceanos causará danos extensos para grandes populações de cidades costeiras; e soa o alarme sobre uma grave ameaça à segurança alimentar, devido ao aquecimento global.

Notícia completa aqui.

Um comentário:

  1. Dawton Campeão!
    http://chess-results.com/tnr126590.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30&wi=821

    ResponderExcluir