quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Instantâneos separados por 100 milhões de anos.

O mundo dos artrópodes (insetos e aracnídeos, principalmente) não mudou muito nos últimos 100 milhões de anos. Os pesquisadores acreditam que as primeiras aranhas surgiram no planeta há cerca de 200 milhões de anos, mas os fósseis mais antigos datam de cerca de 130 milhões de anos.

Ataque congelado em âmbar, fonte da figura aqui.

Na figura acima, um raro fóssil que está em uma peça de âmbar mostra o ataque de uma aranha em sua teia contra uma vespa, segundo os cientistas. A peça contém ainda o corpo de uma aranha macho na mesma teia. O artefato foi encontrado em um vale em Mianmar, na Ásia.

Vespa atacando aranha, fonte aqui.
A segunda figura é muito mais recente, mostra o ataque de uma vespa contra uma aranha muito venenosa que vive na Austrália. A vespa, da espécie Agenioideus nigricornis, é menor do que a aranha, mas possui um ferrão com veneno que paralisa o aracnídeo. A vespa, então, leva a vítima para seu ninho e bota um ovo sobre seu corpo. A aranha permanece viva, mas imobilizada. Após a eclosão do ovo, ela é devorada pela larva da vespa. E você ainda acha que a sua vida é cruel?!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário