segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cientistas brasileiros reconhecidos e um talento perdido.

Casemiro Montenegro Filho,um dos criadores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) 
e um dos fundadores do Correio Aéreo Militar. Nasceu em Fortaleza - Ce. Fonte aqui.

Muitos pesquisadores brasileiros contribuíram para o desenvolvimento científico e social do Brasil e do mundo. Alguns deles são internacionalmente conhecidos, vários outros, mesmo tendo dado importante contribuição, são praticamente anônimos. E, como nós pouco valorizamos o que temos de melhor, eles e elas continuam “desconhecidos” por aqui.

O portal do canal ciência diminui um pouco essa dívida e apresenta uma lista de cientistas notáveis, mas sem incluir os nomes dos pesquisadores que vêem se destacando nos últimos anos. Entre os cientistas destacados encontramos: Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Vital Brazil, Milton Santos, Fernando Lobo Carneiro, Casemiro Montenegro e Cesar Lattes, entre muitos outros.

Infelizmente, nem todos têm a oportunidade de desenvolver todo o potencial e talento. Pelos caminhos tortuosos da vida, alguns são surpreendidos pelo fim quando estão apenas iniciando a carreira acadêmica de pesquisadores. Foi o caso do cearense José Leandro Pinheiro. Não o conheci, mas conseguir ingressar no programa de mestrado do IMPA, concluir o curso de matemática da UFC em apenas 3 anos com IRA 10.000 é mostra de um caso de rara inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário