quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Alguns fatos sobre o Prêmio Nobel de Física

Figura: adaptado de Nobel Prize Org.

Sendo dúvida, receber um Prêmio Nobel é uma grande honra. Algumas premiações são mais ou menos polêmicas, outras são contestadas anos depois, mas o fato é que os agraciados têm uma vida "antes" e "depois" do Prêmio. Nos próximos dias serão anunciados os próximos Nobéis, ver figura acima! 

Alguns fatos sobre o Prêmio Nobel de Física (fonte: Nobel Prize Org):
 =====================
Em 27 de novembro de 1895, Alfred Nobel assinou o seu testamento, dando a maior parte de sua fortuna para uma série de prêmios, os prêmios Nobéis. Conforme descrito na vontade de Nobel, uma parte foi dedicada à "pessoa que deverá ter feito a mais importante descoberta ou invenção no campo da física".

Número de Prêmios Nobel em Física.
Foram concedidos 105 prêmios Nobel em Física desde 1901. Não ocorreu premiação em seis ocasiões: 1916, 1931, 1934, 1940, 1941 e 1942. Por que não foram concedidos prêmios Nobel nesses anos? Nos estatutos da Fundação Nobel que diz: "Se nenhuma das obras em questão é encontrado para ser da importância indicada no primeiro parágrafo, o prêmio em dinheiro será reservado até o ano seguinte Se, mesmo assim, o prêmio não pode. ser concedido, o montante será adicionado a recursos restritos da Fundação. " Durante a I Guerra Mundial e II, poucos Prêmios Nobel foram concedidos.

Número de compartilhado e não compartilhado Prêmios Nobel em Física
  • 47 prêmios de Física foram dadas a um só Laureate.
  • 29 prêmios de Física foram partilhados por dois laureados.
  • 29 prêmios de Física foram compartilhados entre três laureados.
Por que isso? Nos estatutos da Fundação Nobel que diz: "Um valor do prêmio pode ser dividido igualmente entre os dois trabalhos, cada um dos quais é considerado para merecer um prêmio. Se uma obra que está sendo recompensada foi produzida por duas ou três pessoas, o prêmio. será atribuído a eles em conjunto. Em nenhum caso um valor do prêmio será dividido entre mais de três pessoas. "

Número de ganhadores do Prêmio Nobel em Física
O Prêmio Nobel de Física foi concedido a 192 laureados 1901-2011. Como John Bardeen* foi premiado duas vezes, existem 191 indivíduos que tenha sido atribuído o Prêmio Nobel de Física desde 1901.

* The Nobel Prize in Physics 1956 was awarded jointly to William Bradford Shockley, John Bardeen and Walter Houser Brattain "for their researches on semiconductors and their discovery of the transistor effect".

* The Nobel Prize in Physics 1972 was awarded jointly to John Bardeen, Leon Neil Cooper and John Robert Schrieffer "for their jointly developed theory of superconductivity, usually called the BCS-theory".

Marie Curie e Maria Goeppert Mayer
Mulheres que receberam o Prêmio Nobel de Física
Dos 191 indivíduos agraciado com o Prêmio Nobel de Física, apenas duas são mulheres.
  • 1903 - Marie Curie (também premiada com o Prêmio Nobel de 1911 em Química).
  • 1963 - Maria Goeppert-Mayer.
* Ao todo, foram 43 ganhadoras do Prêmio Nobel, considerando todas as áreas.

Mais jovem laureado em Física
Até hoje (04/10/2012), o mais novo ganhador do Prêmio Nobel de Física foi Lawrence Bragg , que tinha 25 anos quando foi agraciado com o Prêmio Nobel com seu pai em 1915. Bragg não é apenas o mais jovem laureado Física, ele é também o mais jovem ganhador do Prêmio Nobel, em qualquer área Prêmio Nobel.

Mais velho laureado em Física
O mais antigo Prêmio Nobel de Física é Raymond Davis Jr., que tinha 88 anos quando foi agraciado com o Prêmio Nobel em 2002.

Idade média
A idade média de todos os laureados Física entre 1901 e 2011 é de 54 anos. 

Para saber mais: nobelprize.org/physics/

Nenhum comentário:

Postar um comentário