segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Divulgando: Sigradi - 2012 e SIGraDi.Lab.

Figura original aqui.
[Atualizado dia 10/outubro]

Em 2012, o XVI Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital - SIGraDi – será realizado em Fortaleza, Brasil. Este ano, ele acontecerá em três fases. Inicia-se com o SIGraDi.Lab, entre 1º de outubro e 1º de novembro. Ação de foco local e de mais longa temporalidade, visa à formação e sensibilização de maior número de pessoas.

Durante esta semana (de 8 a 13 de outubro) o SIGraDi.Lab estará na FIC. A abertura será às 19h, no Auditório da Unidade Via Corpvs, da Estácio FIC, com Pedro Veloso do SENAC-SP. O tema: Arquitetura e instrumentos, arquitetura e informação, endereço: Eliseu Uchoa Beco 600 – Água Fria – Bloco D – 2º andar.

Importante: o SIGraDi.Lab pousará no IFCE dia 16 de outubro, nesse dia ocorrerá uma palestra sobre fabricação digital com Regiane Pupo, 19h, mini-auditório. Os mini-cursos serão ministrados nos dias 17, 18 e 19, com os seguintes temas:
  • BIM - modelagem de informação na construção. Objetivos do curso: Apresentar aos participantes os conhecimentos básicos referentes ao uso da tecnologia BIM (Building Information Model) aplicada ao projeto de arquitetura. Através de conteúdo teórico e prático referentes à modelagem de informação na construção, visando à difusão dos conhecimentos dessa tecnologia e o desenvolvimento do seu uso na produção da construção civil Conteúdo: Introdução aos conceitos de BIM; Apresentação de softwares BIM; Ferramentas de modelagem; Ferramentas de documentação.
  • GIS - modelagem de informação georreferenciada - aplicacao de informacao no territorio, voltado para urbanismo e aplicacoes afins.
  • FABricação Digital - processos paramêtricos de fabricação digital no design e arquitetura. Com a professora Regiane Pupo, sobre os processo de prototipagem rapida e fabricacao digital voltados para arquitetura e design. Objetivos e conteúdo: esse curso visa introduzir os participantes aos processos de fabricação digital com ênfase em prototipagem rápida. Para isso, serão apresentados à modelagem de geometrias complexas com desenho paramétrico e sua posterior confecção. As modelagens serão apresentadas em Grasshopper com uma breve introdução. Durante o curso, será demonstrado na prática a sequência da cadeia produtiva digital com a execução de exemplos pré-definidos e de alguns modelos desenvolvidas durante o workshop.

INSCRIÇÕES:
Período de inscrições presenciais: 10 e 11 de outubro
Horários: Intervalos das aulas – 9h – 10h e 17h30 – 18h30
Local: Pátio central da Unidade Fortaleza do IFCE
Endereço: Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica.

Mais informções: http://sigradi2012.com.br/blog/sigradilab-ifce/.
Links sobre a materia de que trata o SIGraDi.Lab:

Arte generativa:
http://www.haque.co.uk/primalsource.php
http://abandonedart.org/

Fabricação digital:
http://vimeo.com/33713231
http://www.youtube.com/watch?v=jIwBY6r9idM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ctDW6g8tT3U&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9VsUbInC-Uw
http://www.youtube.com/watch?v=RxXUQYiNI9o

Apresentação do Sigradi2012 em si:
http://vimeo.com/32024580

Para mais informações sobre a temática, cidade sede, submissão de artigos, comissão organizadora e hospedagem, você pode acessar o site www.sigradi2012.com.br ou enviar um email para sigradi2012@gmail.com.

Imagem original: www.sigradi2012.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário