quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Novamente o assunto é "plágio" acadêmico.

Figura original aqui.
A "prática" do plágio é antiga, remontando à Roma do período clássico (KROKOSCZ, 2011). Talvez tenha nascido logo depois da própria palavra escrita, mas, antes de aprofundar esse tema, vamos ver uma definição do que é plágio no ambiente acadêmico:

"Apresentar como próprio qualquer tipo de trabalho acadêmico (projeto de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, artigo científico, ensaio e outros), com conteúdo literalmente copiado ou reescrito sem a devida indicação do autor original (citação) e identificação completa do documento consultado (referência) configura plágio". Fonte aqui

Em um artigo no Jornal da Ciência de 12 de setembro/2012, o pesquisador Ari Ferreira de Abreu (Lattes aqui), sem entrar no aspecto ético do problema, fez as contas: um plágio pode render indevidamente mais de dois milhões de reais a um autor de tese de doutorado ao longo de sua vida acadêmica e aposentadoria. Além disso, um pesquisador que não consegue evitar o plágio em sua própria tese pode se tornar altamente “produtivo” e complacente com o plágio de seus orientandos, propagando ainda mais esse problema.

Sobre esse tema, vários outros enfoques podem ser feitos, mas vou deixar isso como leitura adicional (ver artigos relacionados abaixo). Claro que para o plágio ser descoberto, os orientadores, os revisores e os membros das bancas devem estar bem atentos. E a punição, se houver, pode ser pesada. O certo é que o aluno (de graduação ou pós-graduação) que é descoberto na prática do plágio pode levar "zero" e ter o seu nome manchado. E todo o esforço que fez até aquele momento perderá a validade.

Reforçando - para os meus alunos, vale a fórmula simples: plágio = zero.

Para saber mais:

  • PERCEPÇÃO DO PLÁGIO ACADÊMICO ENTRE ALUNOS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. Autores: Gilson Jober Fachini e Maria José Carvalho de Souza Domingues. Link para o artigo aqui.
  • FATORES ANTECEDENTES NA ATITUDE DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO FRENTE AO PLÁGIO. Autora: Patricia Brecht Innarelli. Link para essa dissertação de mestrado aqui.
  • Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Autor: MARCELO KROKOSCZ. Link para o artigo aqui.

Essa postagem foi indiretamente sugerida (por e-mail) pela professora Fátima Sombra (Lattes aqui) da UFC - LABVIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário