domingo, 23 de setembro de 2012

Novo Disco Rígido e Software Antiplágio

Fonte: aqui - openpage.com.br
Na vida acadêmica o plágio (novamente esse tema!) é uma tentação que ronda cada novo trabalho acadêmico. Nem sempre o estudante está ciente do que "plágio", mas isso não é uma boa desculpa. Hoje, já existem vários recursos para a detecção automática de plágio, alguns desses softwares são inclusive gratuítos*. O próprio Google Acadêmico pode ser usado como uma ferramenta para detecção de plágio, mas vai requerer um pouco mais de trabalho do avaliador.

Neste link aqui, você encontra uma relação de softwares antiplágio. O autor João Mattar também escreve sobre esse tópico aqui e alguns leitores indicam outros softwares. Também é possível ler sobre esse assunto na revista Ciência Hoje on-line aqui.
-----------------------------
------------------
----
Primeiro disco rígido e um moderno HD. Fontes: aqui e aqui.
Os díscos rígidos não são nenhuma novidade, eles existem a mais de 50 anos (para saber mais sobre essa história ver aqui, por exemplo). De lá para cá cresceram muito em capacidade e diminuiram em tamanho. Uma nova tecnologia desenvolvida nos últimos dez anos promete aumentar ainda mais a capacidade desses guardadores de dados: HDs com hélio. Com hélio no lugar de ar comum, o arrasto aerodinâmico sobre os pratos do disco é reduzido, diminuindo as temperaturas e permitindo mais pratos por unidade, o que aumenta a capacidade total de armazenamento. Para saber a notícia completa, click aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário