quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A greve acabou! E agora?

Figura original em suelimenelau.com/news/
Algumas dicas de sobrevivência para esse período pós-greve por quem já passou por isso como aluno (várias vezes) e como professor (outras tantas vezes). Não vou me atrever a escrever sobre os “resultados” e “ganhos” conseguidos (ou construídos) por causa da greve ou do movimento grevista em si. Vou tentar mostrar uma visão mais pragmática e “útil” aos estudantes (que também pode ser válida para os professores). Então, lá vai:
  • O primeiro ponto é não entrar em desespero, isso não vai ajudar.
  • Tente voltar à sua rotina “normal”: dormir antes de meia-noite, o reduzir o tempo de “internet”, “facebook”, “jogos on-line ou off-line” aos praticados antes da greve, aumente o tempo de estudo em casa ou em grupo.
  • Não se lamente se você esqueceu “tudo” o que o professor ensinou no início do semestre, isso aconteceu com praticamente todos os estudantes. E com alguns professores também (o que é que ia falar mesmo na minha “próxima” aula?). Provavelmente, o professor vai se sentir motivado a fazer uma recapitulação de todo o conteúdo que já tinha sido visto antes de aplicar qualquer avaliação.
  • A sua formação final não vai ficar (muito) prejudicada. Greve alguma (na verdade eu sei de um caso “especial” que mostra o contrário) traz benefícios acadêmicos “evidentes” aos estudantes, mas os prejuízos podem ser minimizados ao longo do curso e com algumas horas a mais de estudo em casa. (Ok, eu concordo que esse ponto de vista seja discutível, especialmente se você for um grevista convicto).
  • Encare esses eventos ("movimento paradista" é uma expressão auto-contraditória bem engraçada) como momentos para reflexão e como uma oportunidade de empreender tarefas mais criativas que ficar apenas “estudando coisas chatas” para ter que “fazer provas horríveis”. Newton descobriu as suas famosas leis não quando estava “dentro” da sala de aula, mas quando as aulas estavam suspensas – o motivo não era uma greve dos professores, mas um surto da “peste negra”*.
  • Seja mais autodidata. Mesmo que seu curso seja 100% presencial, é importante desenvolver o seu lado mais autônomo. Ficar na completa dependência do professor para aprender determinado assunto é um certo comodismo (na verdade é um anacronismo). Ir além do que é visto em sala de aula é essencial nos nossos dias.

Concluindo: não sei quando teremos uma nova greve, mas tente manter o bom humor e paciência. E boa volta aos estudos.

* Li isso em algum lugar, mas coloco a minha mão no fogo por essa informação. O importante é passar a ideia.

Para os meus alunos - faremos uma revisão dos conteúdos que foram ministrados e "ajustes" de datas de provas e de entrega de trabalhos na semana de 10 a 15 de setembro, não farei chamada, mas conto com a presença de todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário