quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Um lugar muito, muito distante: MACS 1149-JD

Fonte: Nasa.
Se você tem algum "inimigo" real ou imaginário e quer mandá-lo para um lugar, muito, muito distante, vai aqui a sugestão: MACS 1149-JD! Está na dúvida se é um lugar suficientemente distante? Ok, então vamos explicar melhor.

Com o poder combinado dos telescópios espaciais Spitzer e Hubble da NASA, bem como um efeito de ampliação de uma lente gravitacional cósmica*, os astrônomos observaram o que pode ser a galáxia mais distante já descoberta. A luz dessa galáxia primordial viajou cerca de 13,2 bilhões de anos-luz antes de chegar telescópios da NASA, brilanhdo a partir da chamada idade das trevas cósmica quando o Universo tinha apenas 3,6 por cento de sua idade atual.

Explicando a imagem acima.

Na imagem grande à esquerda, muitas galáxias de um grande conjunto chamado MACS J1149 2223 dominam a cena. A lente gravitacional formada pelo cluster gigante ampliou a luz da galáxia recém-descoberta, conhecida como MACS 1149-JD, cerca de 15 vezes, destacando o objeto. No canto superior direito, um zoom parcial mostra MACS 1149-JD em mais detalhes, e um zoom profundo aparece no canto inferior direito. Nestas imagens de luz visível e infravermelha do Hubble, MACS 1149-JD parece uma manchinha vermelha. A luz das estrelas dessa pequena galáxia tiveram o seu comprimentos de onda alongados, ou "desviados para o vermelho", pela expansão do Universo.

* Nesse fenômeno, predito por Albert Einstein há um século, a gravidade deforma os objetos em primeiro plano e amplia a luz de objetos (ex: uma galáxia) de fundo.

Para saber mais: g1.com/ciência, Nasa, ultimosegundo.ig.com.br/ciencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário