sábado, 29 de setembro de 2012

Nossa vizinhança cósmica

Estrelas próximas ao Sol. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/
Qual a estrela mais próxima da Terra (além do Sol, é claro!)? Quantos estrelas da nossa vizinhança têm planetas em suas órbitas? Qual o tipo de estrela mais comum por essas redondezas? Existe alguma estrela em rota de colisão com o Sol? Essas estrelas próximas afetam o nosso Sistema Solar? Já temos respostas para todas essas perguntas, embora algumas respostas possam ser melhoradas nos próximos anos. Então vamos lá!

Estrela mais próxima.

A Proxima Centauri (V645 Centauri) é a estrela mais próxima do Sol, essa pequena estrela anã-vermelha faz parte de um sistema triplo formado pelas estrelas α Centauri A (HD 128620) e α Centauri B (HD 128621). As estrelas, entretanto, não estão "fixas" no céu, todas elas possuem um movimento relativo em relação às outras. Em futuro não muito distante outras estrelas ocuparão essa posição:
  • Ross 248, atualmente, a uma distância de 10,3 anos luz, tem uma velocidade radial de -81 km / s. Em cerca de 31 mil anos, pode ser a estrela mais próxima do Sol por vários milênios, com uma distância mínima de 0,927 parsecs (3,02 anos-luz) em 36.000 anos.
  • Gliese 445, atualmente a uma distância de 17,6 anos-luz, tem uma radial velocidade de -119 km / s. Em cerca de 40.000 anos, será a estrela mais próxima, por um período de vários milhares de anos.
  • Gliese 710 será a que vai se aproximar mais, ficará "apenas" a um ano-luz do Sol daqui a uns 1,4 milhão de anos. Isso pode até perturbar os cometas distantes que orbitam o Sol (Nuvem de Oort).
Distância do Sol em função do tempo. Fonte aqui.
Então, não temos que nos preocupar com as nossas vizinhas, nos próximos 2 milhões de anos elas se manterão a uma distância confortável e continuarão sendo apenas pontos brilhantes (ou bem pouco brilhantes) no céu.
 
Estrelas com planetas. 

As estrelas Epsilon Eridani, Gliese 674 (LHS 449), Gliese 876 (Ross 780), Gliese 832 possuem ao menos um planeta. Com o avanço das técnicas de pesquisa por planetas, é possível que outras descobertas desse tipo sejam feitas no futuro próximo.

Tipo de estrela mais comum.

Sem dúvida, as estrelas do tipo anã-vermelhas são as mais comuns nas proximidades do Sol. Algumas das nossas vizinhas são até classificadas como anãs marrons, pois são sub-estrelas, possuem uma baixa luminosidade e não chegam a transformar o hidrogênio em hélio (fusão nuclear), como, por exemplo, a UGPS 0722-05 descoberta em 2010 (ver artigo aqui).

Para saber mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Gliese_710.

8 comentários:

  1. esse cite e chato e e uma porcaria e não e visualizado!!!!!

    ResponderExcluir
  2. voces todos são otarios!!!!

    ResponderExcluir
  3. Manter ou não esses comentários?! Bom, caro "anônimo" você tem todo o direito de não gostar deste blog. O que não entendo é que você perde tempo dizendo que não gosta.

    ResponderExcluir
  4. hafvilewyvfouqwou

    site de merda

    ResponderExcluir