domingo, 26 de agosto de 2012

O que separa você de um grande-mestre do xadrez?

Evolução de uma capacidade x tempo e interesse, fonte: Espiral.
O que separa você, um mero mortal (ou um mero capivara, se for jogador de xadrez) de um especialista em determinada área ou arte (ou xadrez)? Em uma palavra: dedicação extrema! Bom, pelo menos é isso que diz  o artigo de Alysson Muotri (ver artigo aqui). O artigo de Muotri é fundamento principalmente em estudos de Anders Ericsson neurocientista da Universidade Estadual da Flórida, nos EUA. Trecho do artigo de Muotri:
  • "Anders estuda gênios, prodígios e experts por mais de 20 anos. Observando o processo de aprendizagem desses “talentos”, concluiu que não basta apenas a repetição incansável, mas procurar por um nível de controle em cada aspecto da atividade escolhida. Ou seja, cada sessão é uma tentativa de fazer melhor que a anterior. A maioria dos amadores chega somente até um estágio de conforto e não dedica tempo suficiente para melhorar. A falta de ambição nos torna medíocres."
Não sou especialista nesse assunto, mas não concordo inteiramente com as conclusões desses autores. Vejo que algumas pessoas têm muito mais facilidade que outras para uma ou mais áreas acadêmicas ou artísticas, muito antes de começarem a se dedicar seriamente à sua paixão. Aqui o fator "inteligência" (ou uma inteligência mínima) é importante. Nem todos nascem igualmente dotados, e algumas habilidades exigem um intelecto "acima da media" pelo menos para serem plenamente desenvolvidas. Outro fator importante que não foi citado: a chamada "inteligência emocional". Sem um mínimo de equilíbrio emocional muitas carreiras simplesmente não podem progredir.

Mas sou obrigado a concordar com os autores que a dedicação é um fator chave para se alcançar a excelência em qualquer arte ou ofício. E que podemos começar a nos aprimorar em qualquer idade. Então, se você é atualmente um reles "capivara" no xadrez ou mal sabe o que significa "the book is on the table", ou ainda se atrapalha com soma de frações, não se desespere: talvez esteja faltando apenas um pouco mais de dedicação. E muitas horas de estudo serio!

Para saber mais sobre o trabalho de Anders, click aqui ou aqui. Um de seus artigos aqui: Giftedness and evidence forreproducibly superior performance: an account based on the expert performance framework (2007).

3 comentários:

  1. Preciso me dedicar mais. Embora estava em duvida a respeito do meu futuro, agora já me decidir e posso traçar planos para chegar a um objetivo já planejado. Uma coisa é certa: "sem objetivo,sem sucesso."

    ResponderExcluir
  2. As oportunidades profissionais sempre vão aparecer, mas só quem está preparado é que pode se beneficiar e ter "sorte".

    ResponderExcluir
  3. Talento + Dedicação + Paixão = Excelência

    ResponderExcluir