quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Lembrança atrasada: 150 anos do nascimento de Raimundo de Farias Brito

Farias Brito, fonte: www.citybrazil.com.br.
São poucos os cearenses que lembram que Farias Brito foi um filósofo importante, talvez o mais talentoso nascido no Ceará.  Em julho passado se completou 150 anos do seu nascimento.

"São Benedito, Ceará, 1862
Nesta cidade com nome de santo, nasce um menino que não acreditará neles. Seu Marcolino faz uma festa para os amigos, onde a cachaça corre copiosamente. Não há seca nesta cidade serrana na fronteira com a província do Piahuy, e a festa pelo nascimento do pequeno Raimundo é quase uma continuação das festas juninas, que foram animadas como sempre. Também não há separação entre igreja e Estado neste Império nos trópicos. O vigário registra no livro de batismo, que também é o livro de registro de nascimentos: Nome - Raimundo de Farias Brito; Data -24 de julho de 1862; Filiação - Marcolino José de Brito e Eugênia Alves de Farias." - Biografia Heterodoxa, Paulo Avelino.

Fonte: aqui. Para ler mais: www.blogfariasbrito.com.

Obs: prometo uma postagem mais detalhada nos próximos dias.

Um comentário:

  1. Comentário atrasado.

    Afinal, quem liga para filósofos? É engraçado como nós da área de exatas tendemos a menosprezar tudo que venha a ser humanas. É exatamente o contrário que tem de ser feito, temos que valorizar o conhecimento humanístico tal como amamos nossa área de exatas.

    PS. Estou lendo um livro de Humanas, ainda me acostumando com tal pespectiva. :)

    ResponderExcluir