segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fim da Greve no IFCE? Não!

Infelizmente, depois de uma longa assembleia, mesmo indo contra a indicação do comando nacional de greve, a greve no IFCE continua.

Vale a pena fazer alguns esclarecimentos. A assembleia é unificada: participam dela servidores e professores de todo o Ceará, menos Aracati que não está mais em greve. Foram colocadas em votação, depois de muito "falatório" e de muita retórica, três propostas:
  • a suspensão da greve (e retorno às atividades normais de aula) - indicação do comando nacional de greve;
  • continuação da greve, especialmente devido a pauta local;
  • o fim da greve.
Já no final da tarde, por ampla maioria, a assembleia decidiu pela continuação da greve. O comando local de greve, em vários momentos, deu a entender, pelo menos a minha percepção, que o melhor nesse momento seria seguir a indicação nacional e suspender a greve, mas a emoção falou mais alto que a razão. Os professores e servidores "novos", especialmente os dos campi do interior, votaram todos pela continuação da greve. Vários professores "antigos" do campus Fortaleza também votaram pela continuação da greve.

Ficou decidido que na próxima semana, depois de uma reunião com o reitor, haveria uma nova assembleia. Somente depois de resolver, ou pelo menos deixar bem encaminhadas algumas demandas locais, é que o movimento grevista iria ser suspenso.

Minha opinião pessoal: já estamos sendo irresponsáveis! Já estamos nos aproximando de 90 dias de greve e pouco (ou nada) de concreto foi conseguido até agora. Manter uma greve sem o apoio do comando de greve nacional não me parece uma atitude das mais razoáveis. Nem a mais inteligente. Sem dúvida, os maiores prejudicados nessa história toda são os estudantes. Esse e os próximos 3 ou 4 semestres já estão comprometidos em termos de calendário e rendimento. Muito provavelmente, a evasão escolar será maior que nos anos anteriores.

4 comentários:

  1. Isso realmente já se tornou uma irresponsabilidade das grandes. E esses professores e servidores estão sendo mais que idiotas. Bando de Idiotas.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou aluna do ifce, entrei em agosto,só tive um dia de aulla e o resto,greve.é uma pena porque eu queria muito estudar,mas talveznao seja tão bom pra mim.estou muito atrasada e triste,estou decepcionada com o ifce.

    ResponderExcluir
  3. Isso realmente já é a maior irresponsabilidade. Estou preste a repetir tamanha irresponsabilidade que estou aprendendo com meus professores! \e/ Bando de idiotas.¬¬ A greve é um instrumento de luta defasado e a maior prova disso é não terem conseguido nada com essa maldita greve de vcs! 2012 com três semestres será foda! E se algum professor correr com o conteúdo, pode ter certeza, não vou ficar calmo!

    ResponderExcluir