segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Divulgando: SEMINÁRIO EM ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA.

Título do seminário:

Aspectos Computacionais para Aplicações e Serviços Verdadeiramente Inteligentes em Smart Grid.

Local:Sala 2 DETI
Data: 03/11 (quinta-feira) às 13h.

RESUMO

A palestra se destina a discutir aspectos computacionais para compor serviços e aplicações de Smart Grid verdadeiramente inteligentes, com enfoque nas seguintes áreas críticas: Comunicação em Rede, Infraestrutura Avançada para Medição, Caracterização de Dados e Segurança de Informação. A abordagem de aspectos computacionais no âmbito das áreas supracitadas darão uma visão atual de tecnologias da informação e comunicação que podem ser exploradas para compor serviços e aplicações verdadeiramente inteligentes para smart grid.

Palestrante:  Prof. Ph.D. Augusto J. Venâncio Neto - Universidade Federal do Ceará, Pós-Doutor: Instituto de Telecomunicações Universidade de Aveiro - Portugal. Currículo: Lattes Augusto Neto.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ainda sobre a greve: o retorno "não oficial" às aulas.

Nota rápida: vários professores do Departamento de Telemática estão pensando em voltar às aulas na próxima semana. Eu mesmo quero retornar às aulas na próxima segunda-feira. O semestre NÃO está perdido, vai ficar muito atrasado e, sem dúvida, teremos prejuízos acadêmicos, mas ao longo dos próximos 3 ou 4 semestres isso será corrigido.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fim da Greve no IFCE? Não!

Infelizmente, depois de uma longa assembleia, mesmo indo contra a indicação do comando nacional de greve, a greve no IFCE continua.

Vale a pena fazer alguns esclarecimentos. A assembleia é unificada: participam dela servidores e professores de todo o Ceará, menos Aracati que não está mais em greve. Foram colocadas em votação, depois de muito "falatório" e de muita retórica, três propostas:
  • a suspensão da greve (e retorno às atividades normais de aula) - indicação do comando nacional de greve;
  • continuação da greve, especialmente devido a pauta local;
  • o fim da greve.
Já no final da tarde, por ampla maioria, a assembleia decidiu pela continuação da greve. O comando local de greve, em vários momentos, deu a entender, pelo menos a minha percepção, que o melhor nesse momento seria seguir a indicação nacional e suspender a greve, mas a emoção falou mais alto que a razão. Os professores e servidores "novos", especialmente os dos campi do interior, votaram todos pela continuação da greve. Vários professores "antigos" do campus Fortaleza também votaram pela continuação da greve.

Ficou decidido que na próxima semana, depois de uma reunião com o reitor, haveria uma nova assembleia. Somente depois de resolver, ou pelo menos deixar bem encaminhadas algumas demandas locais, é que o movimento grevista iria ser suspenso.

Minha opinião pessoal: já estamos sendo irresponsáveis! Já estamos nos aproximando de 90 dias de greve e pouco (ou nada) de concreto foi conseguido até agora. Manter uma greve sem o apoio do comando de greve nacional não me parece uma atitude das mais razoáveis. Nem a mais inteligente. Sem dúvida, os maiores prejudicados nessa história toda são os estudantes. Esse e os próximos 3 ou 4 semestres já estão comprometidos em termos de calendário e rendimento. Muito provavelmente, a evasão escolar será maior que nos anos anteriores.

Fim da Greve no IFCE?

Manifestação em frente ao IFCE - paralisação da Av. 13 de Maio por mais de uma hora. Fonte: boletim de greve no. 23 do Sinasefe.
 Hoje teremos uma nova assembleia dos professores e técnicos administrativos do IFCE. Essa assembleia deve se iniciar às 15h no Campus Fortaleza. Depois de quase 3 meses de greve, eu acho que a greve deve se encerrar oficialmente hoje. As aulas, possivelmente, devem retornar na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro. Tenho acesso a alguma informações "privilegiadas", mas sem confirmação "oficial". Até o final da tarde de hoje eu devo atualizar o blog e confirmar essas informações.

sábado, 22 de outubro de 2011

Uso de celular causa câncer?

Fonte da imagem: raiosinfravermelhos.blogspot
Essa é uma pergunta polêmica e, até hoje, sem uma resposta 100% satisfatória. Alguns pesquisadores pensam que o uso prolongado do celular aumentam os riscos de câncer, especialmente do tecido cerebral, já outros apontam que não existem evidências para isso.
Alguns argumentam que as pesquisas que apontam para o não risco são patrocinadas justamente por empresas com grande interesse comercial no uso de telefones celulares, logo os resultados (ou a falta deles) poderiam ser tendenciosos. De qualquer forma, o tema ainda é controverso.
Eu mesmo já dediquei algum tempo a esse estudo e orientei alguns trabalhos nesse tema, mas também sem chegar a um resultado conclusivo.
Veja abaixo (link: g1.globo.com/ciencia-e-saude) mais um resultado que diz que o uso de celulares não aumenta o risco de câncer.
--------------------

Uso de celular não aumenta risco de câncer, 
diz estudo feito por 18 anos

Pesquisa acompanhou mais de 350 mil pessoas na Dinamarca.
Casos de câncer entre eles ficaram na média geral.


O uso a longo prazo de telefones celulares não aumenta o risco de câncer no cérebro, afirma um vasto estudo realizado durante 18 anos na Dinamarca, cujos resultados saem nesta sexta-feira (21) no site do British Medical Journal (link: bmj - content/343/bmj.d6387).
No final de maio passado, o Centro Internacional de Investigação do Câncer (CIRC), uma agência da Organização Mundial de Saúde, afirmou que o uso de celulares "talvez fosse cancerígeno para o homem", após analisar todos os estudos sobre o tema, incluindo alguns que apontavam maior risco de câncer cerebral.
Mas o estudo dinamarquês, realizado com 358.403 clientes de uma operadora de telefonia móvel, descarta qualquer relação entre câncer e o uso de celular.
A equipe dirigida por Patrizia Frei, da Sociedade Dinamarquesa do Câncer, prorrogou até 2007 uma investigação que seria concluída em 2002 e que não apontava qualquer aumento no risco de câncer para usuários de celular.
Entre as 358.403 pessoas analisadas, ocorreram 10.729 casos de tumores no sistema nervoso central (5.111 homens e 5.618 mulheres), o que equivale à média geral. O estudo não incluiu os usuários que utilizam o celular de forma profissional, e também não estabeleceu média de tempo de uso do celular.
Assim, os cientistas não descartam um aumento do risco entre os usuários mais assíduos em um período superior a 15 anos, algo que poderá ser objeto de estudos posteriores.
Em 2010, havia mais de 5 bilhões de usuários de celulares no mundo e as autoridades de saúde já recomendam o uso de fones de ouvido para reduzir a exposição.

Resumo do artigo original (em inglês - link: /bmj.d6387):


Use of mobile phones and risk of brain tumours: update of Danish cohort study
OPEN ACCESS.

Patrizia Frei, postdoctoral research fellow 1, Aslak H Poulsen, doctoral student1, Christoffer Johansen, professor 1, Jørgen H Olsen, director 1, Marianne Steding-Jessen, statistician1, Joachim Schüz, head of section 2

Author Affiliations.
1 Institute of Cancer Epidemiology, Danish Cancer Society, Strandboulevarden 49, 2100 Copenhagen, Denmark.
2 International Agency for Research on Cancer (IARC), Section of Environment and Radiation, 150 Cours Albert Thomas, 69372 Lyon CEDEX 08, France.

Correspondence to: P Frei, Department of Epidemiology and Public Health, Swiss Tropical and Public Health Institute, Socinstrasse 57, PO Box, 4002 Basel, Switzerland. frei@cancer.dk 

Accepted: 12 September 2011

Abstract
Objective. To investigate the risk of tumours in the central nervous system among Danish mobile phone subscribers.

Design. Nationwide cohort study.

Setting. Denmark.

Participants. All Danes aged ≥30 and born in Denmark after 1925, subdivided into subscribers and non-subscribers of mobile phones before 1995.

Main outcome measures. Risk of tumours of the central nervous system, identified from the complete Danish Cancer Register. Sex specific incidence rate ratios estimated with log linear Poisson regression models adjusted for age, calendar period, education, and disposable income.

Results. 358.403 subscription holders accrued 3.8 million person years. In the follow-up period 1990-2007, there were 10 729 cases of tumours of the central nervous system. The risk of such tumours was close to unity for both men and women. When restricted to individuals with the longest mobile phone use—that is, ≥13 years of subscription—the incidence rate ratio was 1.03 (95% confidence interval 0.83 to 1.27) in men and 0.91 (0.41 to 2.04) in women. Among those with subscriptions of ≥10 years, ratios were 1.04 (0.85 to 1.26) in men and 1.04 (0.56 to 1.95) in women for glioma and 0.90 (0.57 to 1.42) in men and 0.93 (0.46 to 1.87) in women for meningioma. There was no indication of dose-response relation either by years since first subscription for a mobile phone or by anatomical location of the tumour—that is, in regions of the brain closest to where the handset is usually held to the head.

Conclusions. In this update of a large nationwide cohort study of mobile phone use, there were no increased risks of tumours of the central nervous system, providing little evidence for a causal association.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Uma caçada pré-histórica nas Américas.

Fonte: jornaldaciencia.org.br - JC e-mail 4369, de 21 de Outubro de 2011.


Imagem de uma caçada pré-histórica - fonte: virtualstore94.

Pesquisa flagra primeira caçada pré-histórica das Américas
   
Uma ponta de lança incrustada em uma costela de mastodonte mostrou que esse primo pré-histórico dos elefantes estava sendo caçado nas Américas, a caminho da extinção, bem antes do que se imaginava.

Por muito tempo se pensou que os "paleoíndios" da chamada cultura Clovis tinham sido os responsáveis por caçar e exterminar os grandes mamíferos da Era do Gelo (conhecidos como megafauna) nas Américas. E isso teria acontecido bem rapidamente.

Tanto que os antropólogos e arqueólogos usavam uma expressão germânica, "blitzkrieg", a "guerra-relâmpago" da Segunda Guerra Mundial, para descrever o processo.

Mas a costela com a ponta de lança achada no sítio de Manis, no Estado americano de Washington, perto da fronteira com o Canadá, foi agora datada em quase 14 mil anos de idade. Ou seja, é algo anterior à cultura Clovis, com início em cerca de 13 mil anos atrás, caracterizada por pontas de lança de pedra com encaixes especiais. A ponta de lança estudada pelos pesquisadores era feita não de pedra, mas de osso de outro pobre mastodonte, caçado e morto antes.

"A evidência do sítio de Manis mostra que as pessoas estavam caçando mastodontes com armas de osso antes das pontas de lança de pedra de Clovis", declarou o líder da equipe de oito pesquisadores dos EUA e da Dinamarca, Michael Waters, do Centro para o Estudo dos Primeiros Americanos, da Universidade do Texas A&M.

O fato de ser um osso incrustado em outro fez e ainda faz alguns pesquisadores duvidarem da autenticidade do achado. Poderia ser um acidente, dizem céticos. Mas essa é uma opinião rara. O pré-histórico caçador que enfiou sua lança, um belo artefato com ponta de 27 cm, deve ter xingado muito ao perdê-la -para sorte dos arqueólogos, contudo.

As evidências mostram que ele teria enfiado a lança no lado esquerdo do mastodonte, mas que, em vez de acertar algum órgão vital, acabou fazendo a lança se alojar em um osso, com certeza deixando o animal violento e alucinado. Por sorte para a tribo, outros caçadores devem ter ferido o bicho em lugares mais vitais, matando o mastodonte e recuperado a maioria de suas armas.

Mas o animal de três toneladas caiu pelo lado esquerdo e com isso impediu que a ponta de lança, que penetrou em torno de 20 cm ou 25 cm na sua pele, pudesse ser recuperada. Isso até a década de 1970, quando uma escavação encontrou o material.

Mas só agora que a equipe americana de Waters, junto com os pesquisadores dinamarqueses envolvidos na descoberta original, foram reavaliar os achados, e testá-los de modo moderno. Usaram testes de DNA do osso e da ponta de lança, datações de carbono-14 (que funcionam como relógio atômico de restos de seres vivos) e raio-X de alta resolução.

"É mais uma prova de que os seres humanos estavam presentes na América do Norte bem antes do que se acreditava. A teoria 'Clovis em primeiro lugar', que era tão adorada por muitos cientistas há poucos anos atrás, foi finalmente enterrada com as conclusões desse estudo", diz o pesquisador dinamarquês Eske Willerslev, da Universidade de Copenhague. A descoberta está na edição desta semana da revista americana "Science".

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

IFCE recebe Debates Universitários nesta terça-feira - 18 de outubro.

___________________________________________
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebe nesta terça-feira (18/10), às 19h, o projeto “Debates Universitários”. A programação será realizada no auditório do campus de Fortaleza e prevê palestra sobre os cursos de tecnologia oferecidos pela instituição, com ênfase na área de telecomunicações. O palestrante será o analista da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), professor Vasco Furtado.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor as formações tecnológicas, bem como seu respectivo campo de atuação e o mercado de trabalho para os alunos e egressos dessa área. A diretora-presidente da cooperativa Pirambu Digital, Jocilda dos Santos, também estará presente, ministrando palestra sobre o impacto positivo que ações bem planejadas podem gerar nas comunidades.

O projeto é uma iniciativa do grupo de comunicação O Povo, em parceria com o IFCE. A programação desta terça-feira dá continuidade ao ciclo de palestras iniciado em setembro. O objetivo é discutir temas relacionados aos cursos oferecidos em universidades públicas e particulares, por meio de debates sobre as várias áreas de interesse dos universitários.

O IFCE é uma das quatro instituições selecionadas para dar início ao projeto-piloto. As outras são Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade 7 de Setembro (FA7) e Faculdade Integrada do Ceará (Estácio FIC). A articulação do IFCE com o grupo O Povo está a cargo da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenadoria de Comunicação Social.

Aberto do Brasil Memorial Aderson Borges de Carvalho - Concluído.

Acabou ontem (domingo) o torneio de xadrez Aberto do Brasil Memorial Aderson Borges de Carvalho em Juazeiro do Norte. O grande vencedor foi o forte mestre Fide (quase mestre internacional) Paulo Jatobá Reis, da Bahia. Ele fez 5,5 pontos em 6 possíveis, cedendo um empate rápido apenas na última rodada para outro baiano, o Mario Henrique Andrade Fiaes. O mais forte jogador cearense, Iung Pinheiro, perdeu para Paulo Jatobá na 4a. rodada e ficou um pouco abaixo da expectativa em 5o. lugar na classificação final. O último jogo a ser finalizado foi entre Daniel Madson e José Célio, jogo esse decisivo para a classificação "intermediária".
Eu esperava um pouco mais do jovem talento Dawton Lemos, mas, sem dúvida, seus adversários não facilitaram nenhum um pouco! Entre os cearenses, o melhores resultados foram para Daniel Madson, Iung e Matheus Ribeiro.
Um ponto "negativo" desse torneio foi o grande números de "WOs" na 1a. rodada, tendo inclusive ocorrido um duplo "WO". O número de jogadores também ficou um pouco abaixo do que eu esperava. Os PGNs ainda não estão disponíveis, espero que isso seja corrigido em breve. Ponto positivo: vários jogadores ainda sem rating Fide agora estão bem mais próximos de conseguirem, ex: para Aleister Edward Lennon basta mais uma partida contra jogador Fide para formar o seu primeiro rating.
A classificação final, considerando somente aqueles que efetivamente participaram do torneio, foi:


Rk. Nome Pontos Critério
1 REIS Paulo Jatoba de Oliveira 5.5 23.0
2 OLIVEIRA Hebert Silva de 4.5 21.0
3 FIAES Mario Henrique Andrade 4.5 20.0
4 AMORIM Daniel Madson de Medeiros 4.5 19.5
5 PINHEIRO Iung Alicio de Oliveira 4.0 23.5
6 RIBEIRO Matheus Cavalcante 4.0 19.0
7 SANTOS Antonio Inacio dos 4.0 18.5
8 BRAGA Francisco Valdemiro 4.0 14.0
9 LENNON Aleister Edward Alexander 3.5 22.5
10 SILVA JUNIOR Jose Celio Ernesto da 3.5 21.0
11 SANTOS Fabio Pires dos 3.5 19.5
12 BRANDAO Marcius Gomes 3.5 19.0
13 SOUSA Marcelo Junio Vicente de 3.5 16.0
14 LIMA Claudio Roberto dos Santos 3.5 14.5
15 FERREIRA JUNIOR Luiz Arrais 3.0 18.0
16 SIQUEIRA Alexandre Carneiro 2.5 21.5
17 NERY Anderson Cleyton Ramos 2.5 20.0
18 LEMOS Dawton Almino 2.5 18.0
19 MATEUS Janete de Alcantara 2.5 17.5
20 FERREIRA Francisco Junio 2.5 16.0
21 VIANA Natanael Bezerra 2.5 13.5
22 THEREZO Gustavo Bueno 2.0 18.0
23 LEMOS Anderson Willian Pereira 2.0 17.5
24 SILVA Jonathan Ferreira da 2.0 17.5
25 SILVA Leonardo Bernardo da 2.0 17.0
26 NASCIMENTO Antonio Gomes do 1.0 16.5
27 CONCEICAO Francisco Edimilson da 1.0 15.0
28 SILVA Francismar Aquino da 1.0 12.5

Mais detalhes:  chess-results.
Outras informações: xadrez arte.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia do professor, nota máxima para Curso de Eng. de Telecomunicações e a greve.

O título acima está meio confuso, talvez uma palavra ou duas sejam necessárias.


Inicialmente, como amanhã, dia 15 de outubro, é dia do professor, quero desejar a todos que exercem com dignidade e seriedade esse ofício, os meus parabéns. Inclusive a mim mesmo!  :-D


Acabamos de receber a oficialmente a nota de reconhecimento, ou conceito de curso, dado pelo MEC para a Engenharia de Telecomunicações do IFCE - Campus Fortaleza, e essa nota foi máxima: cinco! Parabéns ao professor Wally pelo empenho na tarefa de conduzir esse curso com tanta seriedade e entusiasmo! Essa nota vem coroar os esforços dos últimos meses e toda a caminha realizada desde a criação deste curso.


E, finalmente, como nem tudo são flores, a greve no IFCE deve se arrastar por todo o mês de outubro. Espero que um pouco de bom senso surja de algum lugar e esse impasse seja resolvido em breve.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Divulgando - I Semana de Tecnologia, SEMANTEC 2011, IFCE.


Mesmo com a greve, os estudantes da Eng. de Telecomunicações do IFCE não ficam parados. Eles estão organizando, com o apoio da coordenação, a I Semana de Tecnologia, a SEMANTEC 2011.

No período de 26 a 28 de outubro de 2011, o Instituto Federal do Ceará realizará sua I Semana de Tecnologia, a SEMANTEC 2011, com o intuito de integrar os diversos cursos tecnológicos do IFCE juntamente com outras instituições de nível superior.


A SEMANTEC 2011, cujo tema será: “A Integração das áreas Tecnológicas e Científicas no âmbito Nacional e Mundial", vem com o objetivo de descobrir, debater e desmistificar alguns assuntos relacionados à tecnologia, onde por sua vez focará no profissional de hoje, sua interação com outros profissionais das mais diversas áreas e o cenário de pesquisa e desenvolvimento a nível global.

O evento contará com a participação de vários palestrantes, visitas técnicas, minicursos, espaço para as empresas, apresentação de trabalhos de pesquisa dos alunos e premiação das ideias mais inovadoras.

Link: Semantec - IFCE - 2011.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Scilab - computação gráfica de alto nível e livre.


O Scilab (link: scilab.org) é um pacote de softwares semelhante ao Matlab, mas de uso livre e de código aberto, reconhecido pelo Departamento Francês de Educação como de interesse pedagógico. A instalação do Scilab é fácil e relativamente "leve", ocupa muito menos espaço que o Matlab. É altamente recomendável para estudantes de engenharia, estatística, matemática e física. Existem versões para windows, Mac e linux. Do site do Scilab:

"Livremente disponível para download online, o Scilab é uma ferramenta ideal para o ensino e aprendizagem. Os alunos podemtrabalhar de forma independente e responsável ao mesmo tempo aprender conceitos matemáticos. Na escola ou em casa, o uso doScilab por alunos e professores é favorecido. O módulo 'Scilab para o ensino médio' oferece 55 funções dedicadas para o trabalho de classe (aritmética, análise, jogos, gráficos,probabilidade e estatística, etc.). 
Um folheto para iniciar o Scilab e seu módulo também está disponível gratuitamente para download no site do Scilab.
O uso e a aquisição de competências com Scilab representam uma oportunidade real para os estudantes, incluindo um investimento no futuro da educação científica para uso profissional."




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Nova assembleia, mesma decisão: a greve continua.

Fonte: g1.globo.com/greve-professores

Após mais uma assembleia longa, onde foram discutidos problemas locais e foi apresentado um panorama geral da mobilização nacional com os últimos atos em Brasília, foi decidido por ampla maioria pela continuidade da greve no IFCE. O governo parece não ter nenhuma pressa em resolver essa questão. A greve já passa dos 60 dias e vai continuar, se não surgir nenhum fato novo, por mais 15 dias, pois a próxima assembleia ficou marcada para o dia 24 de outubro.

Mais informes.


Manifestação - Na última terça-feira (4/outubro), cerca de 800 servidores realizaram  uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Participaram da atividade caravanas com professores, técnicos administrativos e estudantes vindos de todo Brasil.
 
A Marcha foi da Catedral até a Praça dos Três Poderes culminado com uma manifestação que fechou a rua em frente ao Palácio do Planalto. Os manifestantes bloquearam a via até serem recebidos por assessores da Secretaria Geral da Presidência da República onde levaram as reivindicações da categoria ao conhecimento da presidente Dilma Rousseff.

Esses servidores também fizeram um enterro simbólico da educação exigindo a volta da  negociação com a categoria.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

E o Nobel de Física vai para pesquisa sobre aceleração da expansão do Universo

Fonte: eternosaprendizes.com
 Três cientista (Saul Permutter, Adam Riess e Brian Schmidt) que realizaram pesquisas com supernovas (ver supernova neste blog) receberam o prêmio Nobel de Física de 2011. Esses cientistas mostraram que o Universo está em expansão acelerada. As supernovas podem ser usadas como "velas" indicadoras de grandes distâncias, pois possuem um brilho característico muito semelhante. Os cientistas analisaram supernovas próximas e outras distantes e chegaram à conclusão que o Universo encontra-se em expansão acelerada. Ainda não existe uma "boa" explicação para esse fenômeno.

fonte: globo.com - universo.

Explica o comitê do Nobel (fonte: sciback_fy_en_11.pdf):


A descoberta da expansão acelerada do Universo é um marco para cosmologia, tão importante quanto a descoberta das variações de temperatura da Radiação cósmica de fundo em microondas (CMB) com o satélite COBE (Prêmio Nobel em Física de 2006, John Mather e Smoot George). Ao estudar a CMB, podemos aprender sobre a história do Universo e as origens da estrutura, enquanto o história da expansão do Universo nos dá insights sobre sua evolução e, possivelmente, o seu destino final.


A expansão do Universo foi descoberta por Vesto Slipher, Carl Wirtz, Knut Lundmark, Georges Lemaître e Edwin Hubble em 1920. A taxa de expansão depende do conteúdo de energia - um universo que contém a matéria só deve eventualmente abrandar devido à força atrativa da gravidade. No entanto, observações de supernovas do tipo Ia (SNe) em uma distância de cerca de 6 bilhões de anos luz por dois grupos de pesquisas independentes, liderado por Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess, respectivamente, revelam que atualmente a taxa de expansão em vez de diminuir está se acelerando.


No âmbito do modelo cosmológico padrão, a aceleração é geralmente - Acredita-se ser causada pela energia do vácuo (às vezes chamado de "energia escura"), que - com base em dados concordantes das SNe, as observações das anisotropias na CMB e pesquisas do agrupamento de galáxias - responde por cerca de 73% da energia total densidade do Universo. Do restante, cerca de 23% é devido a uma forma desconhecida de matéria (chamada "matéria escura"). Apenas cerca de 4% da densidade de energia corresponde a matéria comum como átomos.


Na vida cotidiana, os efeitos da energia do vácuo é pequena, mas mensurável - observado, por exemplo, na forma de mudanças dos níveis de energia do átomo de hidrogênio, o deslocamento Lamb (shif Lamb)  (Prêmio Nobel de Física 1955). A evolução do Universo é descrita pela teoria de Einstein da relatividade geral. em teorias de campo relativista, a contribuição da energia do vácuo é dada por uma expressão matematicamente semelhante à constante cosmológica na famosa teoria de Einstein. A questão de saber se o termo de energia do vácuo é verdadeiramente independente do tempo como a constante cosmológica, ou varia com o tempo, é atualmente um tema de pesquisa muito quente.


A curva de luz típica de uma supernova do tipo Ia pode ser vista abaixo.


Fonte: sciback_fy_en_11.pdf.

sábado, 1 de outubro de 2011

Educação, greves e prioridades.


Fatos amplamente divulgados pela impressa mostraram que a eduação não é uma verdadeira prioridade para os governantes. Isso é especialmente verdadeiro para os governos estaduais. O que querem os professores da rede pública? O básico: um salário decente, um plano de carreira e melhores condições de trabalho. Talvez isso seja muito, talvez não tenha cabimento ter a dignidade reconhecida. Talvez não seja uma boa ideia educar as camadas mais pobres da sociedade.
Manter a população com baixa escolaridade deve ser lucrativo para alguns. Não ter críticos, não ter eleitores conscientes talvez não seja inteiramente ruim para muitos (falsos) políticos. E então? O que os políticos, especialmente os corruptos, ganhariam em dar melhores condições para o trabalho dos professores?
Contudo, nem tudo é culpa dos políticos: as pessoas são mais preocupadas com o futebol do que com as notas que o filho consegue na escola. Somos um povo pacífico e acomodado, dormindo eternamente embalado pela brisa morna que vem do mar.
Mas, o que o país ganharia com uma eduacação pública de boa qualidade? Podemos elencar vários efeitos colaterais positivos:

  • as escolas particulares iriam melhorar;
  • os empregos iriam sofrer um salto de qualidade;
  • o número de crianças nas ruas iria diminuir;
  • a criminalidade teria uma queda significativa;
  • o nível de renda da sociedade com um todo iria aumentar;
  • o número de políticos corruptos seria menor;
  • mais escolas de boa qualidade, mais atletas, inclusive de xadrez;
  • e, em um futuro um pouco mais distante, teríamos alguns ganhadores do prêmio Nobel.

Será que é uma boa ideia apostar em mais educação e melhores salários para os professores? Bom, talvez os políticos não concordem inteiramente comigo.