domingo, 25 de setembro de 2011

Crônicas da III Copa Inelsa de Xadrez - Encerramento.

Ontem, sábado, concluímos a nossa participação na III Copa Inelsa. Aconteceu um fato pouco usual: eu fiz todo mundo me esperar! Motivo? A minha partida contra a Vanessa foi a última a terminar. Certamente, final de torre e peão merece um bom estudo teórico. Mesmo com dois peões a menos, a Vanessa quase conseguiu um empate. No final, ela foi bem elegante e desistiu quando eu consegui encontrar o caminho da vitória. Já eram um pouco mais de 22h. A penúltima disputa da noite a ser concluída foi entre Madson e Fred Saboya. Venceu a juventude.

Madson x Fred Saboya - última rodada.
No confronto entre dois dos mais experientes, Edmar Monte venceu Laroca na última rodada em um jogo relativamente rápido. Em "off" Laroca tinha até proposto um empate! Mas isso era apenas para tentar desestabilizar emocionalmente o Monte. Edmar Monte está jogando de forma muito segura e não fácil vencer o homem!

Na rodada anterior, jogando comigo, Mozéio mostrou que é um cara corajoso e não aceitou um empate por repetição de lances (cheques de cavalo e torre). Resultado: perdeu um bispo e ficou materialmente inferior: dama x duas torres mais cavalo e posição bastante aberta. Resultado final: deixei passar o ganho e perdi! Pelo menos não fiquei inferior na abertura (uma defesa siciliana com trocas na abertura) ...

Eu x Moézio: venceu a experiência na quinta rodada.
No final das contas, a minha participação não foi inteiramente ruim. Consegui 3 pontos (o ponto de bye conta!). E por pouco não fiquei entre os 10 melhores. Além disso, o torneio apresentou um nível muito bom, com vários jogadores fortes, os "nossos" dois mestres fide, campeões e ex-campeões cearenses atuando. Para nós, pobres capivaras empurradores de madeira (ou plástico), não era fácil conseguir um pontinho.

Um jogador ficou bem abaixo do esperado: Nazareno teve problemas familiares sérios e não pode comparecer às últimas duas rodadas. Provavelmente, ele teria conseguido ficar entre os cinco primeiros.  Fred Saboya mostrou todo o seu talento e foi o melhor veterano. Eu também esperava um pouco mais do jovem Rodrigo Pereira e do forte Pedro Neto. A classificação final pode ser vista abaixo:


Na cerimônia de encerramento tivemos alguns breves discursos de Moézio (felizmente, ele não ganha a vida fazendo discursos), Fred Saboya. Foi lembrado o nome do prof. Ari Maia, mentor intelectual do torneio. Parabéns a todos que estiveram envolvidos na organização da III Copa Inelsa.

Algumas fotos da premiação (os troféus e medalhas virão depois):
Vanessa recebendo premiação - melhor feminino.
Iung Pinheiro recebendo o prêmio das mãos de Fred Saboya.

Leone recebendo a sua premiação.
MF Sílvio Cunha recebendo a premiação.

3 comentários:

  1. Falei que entre a partida Aquino vs Moézio havia mate em poucos lances para as brancas.

    A vitória se daria com 42. h4! e qualquer lances das negras a sequencia seria Cxg7 seguido de Te6 Mate!

    ResponderExcluir
  2. A uncica chance das negras seria 42...Dc4 então 43. g3! Dc8 44.Cf4+ Rh7 45. Tee7 e negras abandonam.

    ResponderExcluir
  3. Pois é... eu deveria ter pensado um pouco mais. Agora é estudar e treinar um pouco mais para nos próximos torneios não errar tanto!
    De qualquer forma, obrigado pela análise Gilberto.

    ResponderExcluir