sábado, 24 de setembro de 2011

Crônicas da III Copa Inelsa de Xadrez



Depois de alguns dias sem escrever sobre xadrez, voltamos a falar da Copa Inelsa nesta postagem.

Vista geral do início da 1a. rodada. Fonte: http://www.aeecxadrez.com.br/.
Hoje, sábado, ocorrem as duas últimas rodadas da III Copa Inelsa de Xadrez Clássico. Não faltaram emoções nos confrontos que já ocorreram. No momento, não podemos apontar nenhum franco favorito, pois vários jogadores ainda têm chances de vencer o torneio. Uma aposta certa: eu estou fora do páreo! Outra aposta fácil: Fred Saboya deve levar o troféu de melhor veterano (os prêmios podem ser acumulados?).

Na quarta rodada Leone "enrolou" Inácio e conseguiu vencer um final de damas e peões que, na opnião de muitos, estava melhor para o Inácio. E jogo deles durou muito mais que 4h! Os dois acabaram usando bastante os acréscimos do relógio digital. Saímos da Sala de Xadrez do Farias Brito quando o relógio marcava umas 23h e 30 minutos.

Klemberg x Fco. Aquino, Laroca ao lado e Pedro Neto aguardando o adversário - quarta rodada.
 A minha partida contra Klemberg foi uma das últimas a terminar e também teve certa emoção. Consegui vencer um final de bispo, cavalo e peão contra bispo (cor oposta) e peão quando o meu tempo era de menos de dois minutos. Novamente, fiquei inferior na abertura e passei a maior parte do tempo tentando não levar mate ou perder material. Pedro Lima Neto não teve tanta dificuldade em levar o seu ponto: Fábio Urquidi não conseguiu chegar a tempo!

O "Tal" Laroca ainda não conseguiu emplacar uma de suas miniaturas: não tem ninguém entregando o jogo ou as peças assim tão fácil, se não considerarmos os erros nos minutos finais dos "pingas" que estão ocorrendo com frequência. O número de empates também é apenas "moderado", com a maioria dass partidas indo até as últimas consequências. E o pior: eu ainda não consegui nenhum empate! Vamos ver se isso é revertido nas rodadas de hoje.

Classificação geral após a quarta rodada:

 Para acompanhar o torneio:
chess-results.com

Fred Saboya x Edmar Monte: juntos mais de meio século de experiência.
A jovem Vanessa: promessa para o xadrez feminino. Ao fundo: MF Iung Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário