sábado, 17 de setembro de 2011

Dicas de como escrever um artigo científico

Fonte: tocadacotia - artigo-cientifico

Para o pessoal que precisa escrever um artigo científico para algum congresso, simpósio ou periódico (revista) e não tem muita experiência aqui vão algumas dicas.

A primeira coisa a considerar é se existe alguma "novidade" a ser escrita. Não faz muito sentido escrever um artigo cujo conteúdo já está 100% publicado nos livros didáticos e é de "amplo" conhecimento. O artigo científico é o resultado de uma pesquisa, nesse sentido é o resultado do esforço e dedicação de muitas horas de trabalho de um único indivíduo ou de um grupo de trabalho.

Uma segunda coisa básica é o modelo do artigo. Todos eventos e periódicos exigem que o artigo esteja escrito segundo algum padrão de formatação. Então, antes de submeter o artigo é necessário verificar se ele está dentro do padrão exigido, incluindo número de páginas, estrutura e a formatação das referências. É fundamental ler e estudar artigos já publicados na área de pesquisa que se pretende escrever, não só como fonte de informações, mas também para "pegar" o estilo. Um artigo científico deve ser impessoal e apresentar informações fundamentadas em bases científicas sólidas e não em "eu acho que".

Em geral, um artigo científico trata de algum tema específico e que não é de conhecimento de muitas pessoas. Deve ser feita uma cuidadosa pesquisa bibliográfica para se certificar que não se está reinventando a roda. Essa pesquisa bibliográfica poderá fazer parte do artigo tanto na fundamentação teórica quanto na seção de resultados e comparações com o que já foi publicado na literatura técnica.

Se o artigo tiver mais de um autor (estudante + orientador, por exemplo), a ordem em que os nomes aparecem é importante. O primeiro autor é (quase sempre) o autor principal, muitas vezes o último autor é o orientador ou coordenador do projeto. Só devem aparecer como autores pesquisadores que efetivamente contribuiram para o artigo. Qualquer um dos autores deve ter conhecimento suficiente para, pelo menos em linhas gerais, apresentar ou defender o trabalho perante uma banca de avaliação.

Toda citação no artigo deve indicar a fonte de origem, seja essa fonte um outro artigo, livro ou algum site da internet. Deve ficar bem clara a origem de qualquer ideia ou texto de outra pessoa. Um artigo corrompido pelo plágio pode ser sumariamente descartado se os avaliadores perceberem. Todas as fontes consultadas e que efetivamente foram usadas na elaboração do artigo devem ser referenciadas na seção de referências. As referências devem ser recentes, mas podem incluir textos "clássicos" da area.

Lembre-se: o seu artigo vai passar por uma comissão de avaliação que tem o dever de lê-lo e encontrar erros, se eles existirem. O artigo só deve ser publicado depois dessa rodada de correções. Em alguns casos, podem ocorrer duas ou mais rodadas de correções revisões. O revisor é, em geral, um conhecedor da área ou, às vezes, um especialista do tema abordado no artigo.

Se o seu artigo for rejeitado, não desanime. Aproveite as críticas recebidas e faça todas as correções sugeridas pelos revisores. Em alguns casos, um artigo muito inovador pode ser rejeitado pelo simples fato dos avaliadores não terem entendido a proposta. Por isso, é importante fundamentar muito bem todo o conteudo do artigo.

São critérios de avaliação: o conteudo técnico (o artigo traz algum avanço na teoria ou na implementação?), a apresentação (clareza, organização, concisão, correção ortográfica) e qualidade das referências usadas.

Se o artigo já foi publicado em algum evento ou periódico, então ele não não pode ser submetido novamente para publicação, a não ser que tenha sofrido alguma mudança significativa em seu conteúdo e traga novas ideias.

Recomendamos:

Para saber mais sobre plágio: cartilha-sobre-plagio-academico.
Exemplo de modelo de artigo científico: artigo_cientifico.
O que faz um artigo científico ser bom: scienceblogs - artigo cientifico.
E ainda: Como escrever um Artigo Científico ou Técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário