quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mais uma vítima da violência urbana

 

Mais uma morte trágica. Mais um cena de brutalidade à luz do dia. Mais um crime em nossas portas. Mais vítima de latrocínio. Somos reféns de uma sociedade doente que todos nós, por omissão ou ação, estamos ajudando a "construir". Diante de acontecimentos como esse sempre nos fazemos a mesma pergunta: qual a causa dessa violência toda?

Podemos arriscar muitas respostas: famílias desestruturadas, drogas, a supervalorização do material em detrimento dos valores espirituais, falta de justiça social, falta de educação, falta de leis mais adequadas, leis que não são cumpridas. Os problemas estão todas as esferas. Não existe solução simples ou rápida. E não existirá um caminho para a solução se não sairmos do imobilismo e desse conformismo inerte.

Mas nada disso vai mudar o nome da vítima desta vez: o professor Vicente de Paulo Miranda Leitão. Nas palavras do prof. Davis:"Vicente já era um vencedor: era humano, simples, sem arrogância e prepotência".

Para aqueles que não conheceram o professor Vicente, o IFCE traz a seguinte nota (IFCE informa):

"Vicente de Paulo Miranda Leitão começou sua história no IFCE ainda como aluno, onde cursou o Técnico em Edificações pela então Escola Técnica Federal do Ceará. Dois anos mais tarde, retornou aos quadros da instituição, desta vez como servidor técnico-administrativo, exercendo diversas funções em 20 anos de dedicação. Em 2008, foi aprovado em novo concurso público para o cargo de professor, assumindo por dois anos a função de Diretor de Ensino no Campus de Sobral, onde era professor do Eixo de Ambiente, Saúde e Segurança.

Sedento pelo conhecimento, Vicente Leitão nunca parou de estudar. Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, especializou-se em Engenharia Urbana e fez mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Ceará em Engenharia Civil (Recursos Hídricos - Saneamento Ambiental).

Era apaixonado pelo magistério, área na qual se realizou profissionalmente. Extramente querido pelos alunos, orientou diversas pesquisas, deixando mais de 50 trabalhos publicados. Pesquisador proeminente, o docente chegou a apresentar estudos em congressos internacionais. Liderava o grupo de pesquisa em Saneamento e Meio Ambiente do IFCE – Campus de Sobral e integrava o Centro de Estudos da Sustentabilidade da Agricultura Irrigada (CESAI).

Aos 46 anos, Vicente de Paulo Miranda Leitão deixa esposa e duas filhas. A missa de corpo presente e o sepultamento ocorrerão no cemitério do Antônio Bezerra, em Fortaleza, amanhã, dia 22, às 15h30."

Nenhum comentário:

Postar um comentário