Loading [MathJax]/extensions/tex2jax.js

segunda-feira, 10 de março de 2025

Luto: morre uma lenda do xadrez - Boris Spassky

 


O 10º campeão mundial e um dos maiores jogadores de todos os tempos, o GM Boris Spassky faleceu nesta quinta-feira, em Moscou, aos 88 anos, conforme confirmado pela Federação Russa de Xadrez.

A triste notícia sobre a morte da lenda foi anunciada por Andrei Filatov, presidente da Federação Russa de Xadrez, à agência de notícias estatal russa Tass. 

"Uma grande personalidade se foi; gerações de enxadristas aprenderam e continuam aprendendo com suas partidas e seu trabalho. Uma grande perda para o país. Minhas condolências à família e aos amigos. Memória eterna", disse ele à Tass. 

Spassky nasceu em São Petersburgo, Rússia (na época, Leningrado, União Soviética), em 30 de janeiro de 1937, e se tornou o 10º campeão mundial oficial de xadrez em 1969, quando venceu o GM Tigran Petrosian por 12,5 a 10,5 em Moscou. 

Seu reinado, no entanto, foi mais famoso pelo match do Campeonato Mundial de Xadrez de 1972 contra o GM Bobby Fischer, em Reykjavik, Islândia. O histórico confronto é amplamente considerado o "O Match do Século" e viu Spassky perder seu título para Fischer com o placar final de 8,5 a 12,5. O match o tornou uma das figuras mais conhecidas fora do mundo do xadrez. 

Spassky eventualmente emigrou para a França em 1976, obtendo a cidadania francesa em 1978. Ele viveu no país, representou a França em três Olimpíadas de Xadrez e continuou a contribuir para a comunidade global do xadrez. 

Ele retornou à Rússia em 2012 e foi convidado de honra no match do Campeonato Mundial de Xadrez de 2014, em Sochi, entre o GM Magnus Carlsen e o GM Viswanathan Anand. Dedicou-se à promoção do xadrez, fundando escolas e clubes em todo o país. Recuperou a cidadania russa em 2013 e residiu em Moscou até seu falecimento, segundo a mídia russa. 

Spassky era conhecido por seu estilo de jogo universal, caracterizado tanto por ataques agressivos quanto por uma defesa sólida. Suas contribuições para o jogo, tanto como competidor quanto como embaixador, deixaram uma marca indelével na história do xadrez.

>>>>> Fonte aqui. 

Para saber um pouco mais:

Boris Spassky deixou um legado significativo no mundo do xadrez. Entre suas partidas mais conhecidas, destacam-se:
  • Partida contra Bobby Fischer no Campeonato Mundial de 1972, 6ª partida: Durante o "Match do Século" em Reykjavík, Spassky enfrentou Fischer em uma série de partidas intensas. A sexta partida é frequentemente destacada devido à sua profundidade estratégica e beleza tática, sendo considerada uma das melhores partidas de xadrez já jogadas.
  • Partida contra Bent Larsen em 1970: No confronto entre a União Soviética e o Resto do Mundo, Spassky, jogando com as peças pretas, enfrentou o dinamarquês Bent Larsen, que iniciou com a abertura 1.b3, conhecida como Abertura Larsen. Spassky respondeu de forma brilhante e venceu em apenas 17 lances, demonstrando sua habilidade em punir aberturas irregulares. ​ 
  • Partida contra David Bronstein: Utilizando o Gambito do Rei, uma abertura agressiva e menos comum em níveis elevados, Spassky enfrentou Bronstein e conduziu a partida de forma magistral, evidenciando sua versatilidade e profundo conhecimento teórico.

Essas partidas ilustram a maestria de Spassky e sua capacidade de se adaptar a diferentes estilos e situações no tabuleiro.

Boris Spassky x Bobby Fischer, 1972.
Para saber mais: ver aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário